You are currently viewing Língua Portuguesa – Linguagem formal e informal

Língua Portuguesa – Linguagem formal e informal

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 20/06/2024.

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL

LEIA OS QUADRINHOS ABAIXO E OBSERVE AS FALAS.

Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAGIIPjuFeQ/Fuf4XGiZJ3V_N52DtwzCNg/edit?utm_content=DAGIIPjuFeQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 20/06/2024.

AO OBSERVAR AS ESCRITAS DOS QUADRINHOS, VOCÊ PODE DIZER QUAL DELES UTILIZA UMA LINGUAGEM FORMAL E QUAL UTILIZA UMA LINGUAGEM INFORMAL?

QUE TAL ENTENDERMOS O QUE É CADA UMA DELAS?

A LINGUAGEM FORMAL É O TIPO DE COMUNICAÇÃO USADA EM SITUAÇÕES QUE EXIGEM RESPEITO E SERIEDADE. É COMUM EM CONTEXTOS PROFISSIONAIS, ACADÊMICOS E OFICIAIS, COMO REUNIÕES DE TRABALHO, DISCURSOS, APRESENTAÇÕES E DOCUMENTOS IMPORTANTES. ESSE TIPO DE LINGUAGEM UTILIZA UM VOCABULÁRIO MAIS ELABORADO, ESTRUTURAS GRAMATICAIS CORRETAS E EVITA GÍRIAS E EXPRESSÕES COLOQUIAIS.

JÁ A LINGUAGEM INFORMAL É O TIPO DE COMUNICAÇÃO USADA EM SITUAÇÕES COTIDIANAS E DESCONTRAÍDAS. É COMUM EM CONVERSAS COM AMIGOS, FAMILIARES E EM REDES SOCIAIS. ESSE TIPO DE LINGUAGEM UTILIZA UM VOCABULÁRIO MAIS SIMPLES, FRASES CURTAS E PODE INCLUIR GÍRIAS E EXPRESSÕES COLOQUIAIS. A INFORMALIDADE FACILITA A PROXIMIDADE E A ESPONTANEIDADE NAS INTERAÇÕES PESSOAIS.

LEIA O E-MAIL ABAIXO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS A SEGUIR.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGIIPjuFeQ/Fuf4XGiZJ3V_N52DtwzCNg/edit?utm_content=DAGIIPjuFeQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 20/06/2024.

QUESTÃO 1

O E-MAIL ACIMA REPRESENTA O TIPO DE LINGUAGEM

(A) FORMAL.

(B) INFORMAL.

(C) FORMAL E INFORMAL.  

(D) ORAL.

QUESTÃO 2

AO LER O E–MAIL PODEMOS AFIRMAR QUE O ALUNO BENÍCIO ESTAVA PEDINDO PARA QUE A PROFESSORA MARTA 

(A) MELHORASSE SUA NOTA.

(B) REVISASSE O TESTE COM ELE, APÓS A AULA.

(C) FIZESSE UMA NOVA PROVA.

(D) APLICASSE A NOTA MÁXIMA, PELO ESFORÇO.

QUESTÃO 3

QUAL O TIPO DE LINGUAGEM VOCÊ MAIS USA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

QUESTÃO 4

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS VOCÊ CONSEGUE PERCEBER NA LINGUAGEM FORMAL? VOCÊ COSTUMA USÁ-LA EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS?

QUESTÃO 5

AGORA É A SUA VEZ DE ESCREVER UM E-MAIL PARA SUA PROFESSORA COM ALGUM TIPO DE SOLICITAÇÃO. NÃO ESQUEÇA DE FAZER USO DA LINGUAGEM FORMAL.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGIIPjuFeQ/Fuf4XGiZJ3V_N52DtwzCNg/edit?utm_content=DAGIIPjuFeQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 20/06/2024.

HORA DE APRENDER BRINCANDO

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGIIPjuFeQ/Fuf4XGiZJ3V_N52DtwzCNg/edit?utm_content=DAGIIPjuFeQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 20/06/2024.

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/30161609 > Acesso em 20/06/2024.

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.). 
(GO-EF15LP22) Reconhecer que o uso da linguagem formal ou informal depende da situação de uso: uma conversa entre amigos, aula, entrevista, entre outras. 
(GO-EF15LP23) Explorar as características de registro de uma situação discursiva oral, concebendo-a como linguagem formal e/ou informal, utilizando-se de ferramentas digitais como vídeo e gravador ou pela transcrição oral.  
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 18/06/2024.

ROBERTA VAIANO (São Paulo). Editora Moderna (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa – 2º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2021.

CARPANEDA, Isabela Pessôa de Melo. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. 303 p.