You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Comunicação Não Violenta

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Comunicação Não Violenta

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

Canal Portal Conexão Escola – Comunicação Não Violenta – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/T1YsdehousM?feature=shared>. Acesso em: 19, jun. 2024.

Falar sobre Comunicação Não-Violenta (CNV) para os estudantes é importante porque ela promove a melhoria das relações interpessoais ao incentivar a empatia, a compreensão e a resolução pacífica de conflitos. A prática da CNV facilita a escuta ativa e a expressão honesta dos sentimentos e necessidades, o que reduz mal-entendidos e previne a escalada de desentendimentos. Em ambientes profissionais, ela contribui para a criação de espaços mais respeitosos e colaborativos, aumentando a produtividade e o bem-estar. Além disso, a CNV promove o autoconhecimento e o desenvolvimento emocional, ajudando as pessoas a lidarem melhor com suas emoções e a se comunicarem de forma mais eficaz. Em um nível mais amplo, a adoção da CNV fomenta uma cultura de paz, respeito e inclusão, fundamental para a construção de sociedades mais justas e harmoniosas.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente