ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
CONHECENDO O CORPO HUMANO
OLÁ, PESSOAL! HOJE VAMOS APRENDER SOBRE O NOSSO CORPO E COMO ELE FUNCIONA. VAI SER MUITO DIVERTIDO!
CABEÇA E ROSTO VAMOS COMEÇAR PELA NOSSA CABEÇA. TOQUEM NA CABEÇA DE VOCÊS. SENTIRAM? NA CABEÇA, TEMOS VÁRIAS PARTES IMPORTANTES:
- OLHOS: ELES NOS AJUDAM A VER TUDO AO NOSSO REDOR. PODEMOS VER AS CORES, OS BRINQUEDOS E OS NOSSOS AMIGOS.
- OUVIDOS: COM ELES, ESCUTAMOS SONS, COMO MÚSICA, RISADAS E HISTÓRIAS.
- NARIZ: O NARIZ É PARA SENTIR CHEIROS. PODEMOS SENTIR O CHEIRO DE UMA FLOR, DE UMA COMIDA GOSTOSA OU ATÉ DE UM PERFUME.
- BOCA: COM A BOCA, FALAMOS, COMEMOS E SENTIMOS OS SABORES DOS ALIMENTOS.
TRONCO AGORA, VAMOS DESCER UM POUQUINHO E FALAR SOBRE O TRONCO, QUE É A PARTE DO MEIO DO NOSSO CORPO.
- CORAÇÃO: DENTRO DO PEITO, TEMOS O CORAÇÃO. ELE BATE O TEMPO TODO PARA MANDAR SANGUE PARA TODO O CORPO. O SANGUE LEVA TUDO QUE PRECISAMOS PARA VIVER.
- PULMÕES: ELES FICAM DENTRO DO PEITO TAMBÉM. QUANDO RESPIRAMOS, OS PULMÕES ENCHEM DE AR, E ISSO NOS AJUDA A VIVER.
BRAÇOS E MÃOS OLHEM PARA OS BRAÇOS E MÃOS DE VOCÊS.
- BRAÇOS: COM OS BRAÇOS, PODEMOS LEVANTAR COISAS, ABRAÇAR NOSSOS AMIGOS E ACENAR PARA DIZER “OI”.
- MÃOS: COM AS MÃOS, FAZEMOS MUITAS COISAS, COMO DESENHAR, ESCREVER, COMER E BRINCAR. OS DEDOS NOS AJUDAM A PEGAR E SEGURAR AS COISAS.
PERNAS E PÉS AGORA, OLHEM PARA AS PERNAS E PÉS DE VOCÊS.
- PERNAS: ELAS NOS AJUDAM A ANDAR, CORRER, PULAR E BRINCAR.
- PÉS: OS PÉS SÃO IMPORTANTES PARA FICARMOS DE PÉ E PARA NOS MOVERMOS DE UM LUGAR PARA O OUTRO.
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS FALAMOS SOBRE ALGUNS DELES, MAS VAMOS LEMBRAR:
- VISÃO (OLHOS): PARA VER.
- AUDIÇÃO (OUVIDOS): PARA ESCUTAR.
- OLFATO (NARIZ): PARA CHEIRAR.
- PALADAR (LÍNGUA, DENTRO DA BOCA): PARA SENTIR SABORES.
- TATO (PELE, EM TODO O CORPO): PARA SENTIR O QUE TOCAMOS.
UFA! MUITO LEGAL NÃO É MESMO?
QUESTÃO 1
VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES?ATIVIDADE AGORA, VAMOS DESENHAR O NOSSO CORPO! VOCÊS VÃO DESENHAR UMA PESSOA E MARCAR AS PARTES QUE FALAMOS: CABEÇA, OLHOS, OUVIDOS, NARIZ, BOCA, CORAÇÃO, PULMÕES, BRAÇOS, MÃOS, PERNAS E PÉS. DEPOIS, VAMOS COLORIR JUNTOS!
E ENTÃO, CADA UM VAI CONTAR PARA A TURMA UMA COISA LEGAL QUE APRENDEU HOJE SOBRE O CORPO HUMANO. VAMOS LÁ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA CORPO?
(A) 3
(B) 4
(C) 2
(D) 1
QUESTÃO 3
VOCÊ SABE DIZER QUANTAS VOGAIS USAMOS PARA ESCREVER A PALAVRA CABEÇA?
(A) 1
(B) 3
(C) 4
(D) 2
QUESTÃO 4
VOCÊ SABE QUAL A LETRA QUE ESTÁ FALTANDO NA PALAVRA PE___NA?
(A) B
(B) R
(C) T
(D) N
QUESTÃO 5
QUAIS SÃO OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
QUESTÃO 6
“A PELE, EM TODO O CORPO: SERVE PARA SENTIR O QUE TOCAMOS”. QUAL É O NOME DESSE ÓRGÃO DOS SENTIDOS?
(A) VISÃO
(B) AUDIÇÃO
(C) TATO
(D) OLFATO
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
HABILIDADES: | (EF01CI02-A/B/C) LOCALIZAR, NOMEAR E REPRESENTAR, POR MEIO DE DESENHOS, PARTES DO CORPO HUMANO (INCLUINDO ÓRGÃOS DOS SENTIDOS) E EXPLICAR ORALMENTE SUAS FUNÇÕES. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA.COM MISSE, James. Como funciona? Nosso corpo. Pé de letra, 2024. MacmillanChildrensBooks. O corpo de Bóris. Ciranda Cultural, 2020. BULLARD, Lisa. Meu corpo: da cabeça aos pés. Hedra Educação, 2017. |