O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
CONSERVAÇÃO DOS ANFÍBIOS
Esse é o último episódio da série “Os Anfíbios”, resultado da entrevista da professora e jornalista Tetê Ribeiro com a também professora e pesquisadora Priscilla Gambale. Partindo do conhecimento de que os anfíbios são animais bastante sensíveis às alterações ambientais, quais são as implicações desta característica? Como é possível garantir que essas populações não somente nos dê “dicas” de que algo no ambiente não está bom mas, fundamentalmente, possa viver, reproduzir e perpetuar a espécie? De que forma o comportamento humano influencia nesses cenários?
Competência geral | COMPETÊNCIA 7 Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
Habilidades | CIÊNCIAS DA NATUREZA (GO-EF02CI10) Conhecer e descrever as características de diferentes espécies de plantas e de animais do Cerrado, considerando aquelas em risco de extinção e discutindo estratégias para conservá-las. (GOEF04CI12) Analisar as consequências da diminuição ou da extinção de algumas espécies do Cerrado. (EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas. (EF09CI12-A) Definir unidades de conservação, sua origem e localização, destacando as que estão no território goiano. GEOGRAFIA (EF01GE10-A) Conhecer noções básicas de educação ambiental. (EF07GE12-A) Identificar e compreender a importância das unidades de conservação e dos corredores do seu município, de Goiás e do Brasil. |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EJACI0220) Relacionar as causas da extinção de animais e vegetais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem. (EJACI0506) Analisar as causas de extinção das espécies de fauna e flora e as consequências para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida. (EJACI0612) Conhecer os espaços destinados à educação ambiental e a importância das Unidades de Conservação destinadas à preservação ambiental. GEOGRAFIA (EJAGE0532) Entender o papel de preservação e manutenção ambiental das diferentes unidades de conservação. |