O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
A ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS SILVESTRES E EM SITUAÇÃO DE CATIVEIRO
No quadro “Sustentabilidade em Conexão – Conhecendo os Anfíbios”, iniciamos uma jornada sobre esses animais, entendendo aspectos relacionados à classificação e suas características gerais. Para isso, contamos com a participação da professora doutora Priscilla Gambale em entrevista com a professora e jornalista Tetê Ribeiro. Com esse bate-papo instigante, certamente você terá um novo olhar sobre esse grupo, que compreende mais de 1180 espécies aqui no Brasil.
Competência geral | COMPETÊNCIA 7 Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
Habilidades | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EF03CI04-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam. (EF04CI04-C) Identificar diferentes relações alimentares, associando ao ciclo da matéria e fluxo de energia na natureza, por meio de exemplos de cadeias e teias alimentares que ocorrem no Cerrado. GEOGRAFIA (EF01GE10-A) Conhecer noções básicas de educação ambiental. |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EJACI0121) Identificar e descrever as características de diferentes espécies de plantas e animais, enfatizando o bioma Cerrado. (EJACI0304) Reconhecer e exemplificar as relações alimentares, relacionadas ao ciclo da matéria e o fluxo de energia entre seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) nas cadeias e teias alimentares presentes no bioma Cerrado. GEOGRAFIA (EJAGE0127) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza. |