You are currently viewing A Curiosidade tá ON –  As ilusões de ótica

A Curiosidade tá ON –  As ilusões de ótica

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

As ilusões de ótica

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “As Ilusões de Ótica”. Disponível em: https://youtu.be/mCCPBo1sr2E?si=Jc669P_H-kH7fvkb

Você sabia?

Vocês sabiam que a coloração dos olhos é determinada principalmente pela quantidade e distribuição de pigmentos na íris, a parte colorida do olho? A íris é composta por células pigmentadas chamadas melanócitos, que produzem melanina, o pigmento responsável por determinar a cor dos olhos.

Quanto mais melanina a íris contiver, mais escura será a cor dos olhos. Por exemplo, olhos castanhos têm uma alta concentração de melanina, enquanto olhos azuis têm uma quantidade muito menor. A variação na quantidade de melanina e na forma como ela é distribuída na íris resulta em diferentes tonalidades de cores, como marrom, verde, cinza e azul.

Além da quantidade de melanina, a estrutura e a dispersão da luz também desempenham um papel na coloração dos olhos. Por exemplo, a estrutura microscópica da íris pode causar dispersão de luz que afeta a tonalidade percebida dos olhos. Isso é particularmente evidente em olhos azuis, onde a cor é resultado da dispersão da luz, e não da presença de um pigmento azul.

A cor dos olhos é determinada geneticamente e é influenciada por vários fatores, incluindo a herança genética dos pais. Os genes que controlam a produção de melanina e a estrutura da íris são transmitidos de geração em geração, o que explica por que membros da mesma família muitas vezes têm olhos de cores semelhantes.

Vale ressaltar que a cor dos olhos pode mudar ao longo do tempo, especialmente em bebês e crianças, devido ao desenvolvimento e maturação do sistema visual. Além disso, certos fatores ambientais, como a luz e as condições de iluminação, podem afetar temporariamente a aparência da cor dos olhos em indivíduos de todas as idades.

Espero que tenham gostado da nossa curiosidade de hoje e até a próxima pessoal.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design > Acesso em 18/08/2024 – Imagem adaptada para fins pedagógicos.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Hoje vamos nos divertir com uma atividade super interessante sobre ilusões de ótica!

Passo 1- Para começar, vamos descobrir o que são ilusões de ótica e por que elas acontecem? As ilusões de ótica são imagens que enganam nossos olhos e cérebro, fazendo-nos ver coisas que não estão realmente lá ou ver as coisas de uma maneira diferente. Vou mostrar alguns exemplos fascinantes para vocês!

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design > Acesso em 18/08/2024

Passo 2 – Dividam a sala em pequenos grupos e o professor ou professora irá entregar diferentes imagens de ilusões de ótica para cada grupo. Olhem bem para as imagens e discutam o que estão vendo. Anotem todas as observações que vocês fizerem.

Passo 3 – Depois, cada grupo vai apresentar uma ilusão de ótica que analisaram. Contem para a turma o que vocês observaram e tentem explicar por que acham que a ilusão acontece. Vou ajudar a explicar os princípios científicos por trás de algumas ilusões, dentre elas temos: a forma como o cérebro interpreta os sinais visuais, a perspectiva, os contrastes e outros fatores.

Passo 4 – Para finalizar, eu desafio cada grupo a criar sua própria ilusão de ótica! Vocês terão uma semana para trabalhar nisso e, na próxima aula, vamos apresentar as criações de vocês. Usem a criatividade e tudo o que aprenderam hoje!

Habilidades:Componente: Ciências da Natureza

(EF06CI07-B) Reconhecer, por meio da experimentação, os tipos de informação que são obtidas com o uso da visão, do olfato, do paladar, da audição e do tato, associando-os ao sistema nervoso.
(EF06CI07-C) Relacionar e justificar o papel do sistema nervoso à coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise das estruturas básicas e das respectivas
funções.
(EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação
do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar
lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.