You are currently viewing MATEMÁTICA – CONTAGEM ORAL NAS BRINCADEIRAS

MATEMÁTICA – CONTAGEM ORAL NAS BRINCADEIRAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

OLÁ CRIANÇA! VOCÊ SABIA QUE UMA DAS COISAS MAIS LEGAIS QUE PODEMOS FAZER É CONTAR ORALMENTE ENQUANTO BRINCAMOS. VAMOS EXPLORAR JUNTOS COMO PODEMOS USAR A CONTAGEM ORAL EM NOSSAS BRINCADEIRAS E JOGOS!

O QUE É CONTAGEM ORAL?

CONTAGEM ORAL É QUANDO NÓS CONTAMOS EM VOZ ALTA, DE UM EM UM, OS OBJETOS, AMIGOS OU PASSOS QUE ENCONTRAMOS. E NOS AJUDA A ENTENDER QUANTAS COISAS EXISTEM AO NOSSO REDOR!

POR QUE É IMPORTANTE?

QUANDO USAMOS A CONTAGEM ORAL, PODEMOS ENTENDER MELHOR QUANTIDADES E SABER COMO MUITAS COISAS ESTÃO PRESENTES EM NOSSAS BRINCADEIRAS.

COMO PODEMOS USAR A CONTAGEM ORAL NAS BRINCADEIRAS?

ESCONDE-ESCONDE COM NÚMEROS:

VAMOS BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE, MAS ENQUANTO CONTAMOS! ENQUANTO UM AMIGO SE ESCONDE, O OUTRO CONTA EM VOZ ALTA ATÉ ENCONTRAR. “UM, DOIS, TRÊS… LÁ VOU EU!”

PULA-PULA COM NÚMEROS:

VAMOS PULAR DE UM EM UM E CONTAR ENQUANTO PULAMOS! CADA PULO É UM NÚMERO NOVO. “UM, DOIS, TRÊS, QUATRO…”

JOGO DA AMARELINHA:

QUE TAL JOGAR AMARELINHA E CONTAR OS NÚMEROS EM CADA CASA? “UM, DOIS, TRÊS…” 

CONTAGEM DE BRINQUEDOS:

VAMOS CONTAR QUANTOS CARRINHOS, BONECAS OU BLOCOS TEMOS ENQUANTO ORGANIZAMOS NOSSOS BRINQUEDOS. “UM, DOIS, TRÊS… OLHA QUANTOS CARRINHOS TEMOS!”

AGORA QUE SABEMOS COMO USAR A CONTAGEM ORAL NAS BRINCADEIRAS, PODEMOS EXPLORAR E DESCOBRIR QUANTAS COISAS LEGAIS PODEMOS FAZER! VAMOS CONTAR E BRINCAR JUNTOS, APRENDENDO E NOS DIVERTINDO AO MESMO TEMPO!

LEMBRE-SE, A MATEMÁTICA ESTÁ EM TODA PARTE E PODE SER MUITO DIVERTIDA QUANDO A EXPLORAMOS NAS NOSSAS BRINCADEIRAS E JOGOS!

DIVIRTA-SE CONTANDO E EXPLORANDO O MUNDO AO SEU REDOR!


VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

VOCÊ JÁ BRINCOU DE ESCONDE-ESCONDE? CONTE COMO É:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUESTÃO 2

VOCÊ SABE QUAL É O NÚMERO QUE VEM ANTES E DEPOIS DO NÚMERO ABAIXO?

(A) 3; 5

(B) 4; 6

(C) 3; 5

(D) 6; 8


QUESTÃO 3

VOCÊ SABE DESCREVER A BRINCADEIRA DE AMARELINHA?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________


QUESTÃO 4

QUAL O NÚMERO QUE VEM DEPOIS DO 15?

(A) 6

(B) 4

(C ) 8

(D) 9


QUESTÃO 5

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS NÚMEROS QUE VÊM DEPOIS NA CONTAGEM QUE ESTÁ ABAIXO?

(A) 2, 3, 4

(B) 6, 7, 8

(C) 4, 5, 6

(D) 5, 6, 7


QUESTÃO 6

VOCÊ SABE QUANTOS BRINQUEDOS APARECEM NA IMAGEM ABAIXO?

(A) 15

(B) 10

(C) 11

(D) 17


AUTORIAMARIA DA LUZ SANTOS RAMOS
FORMAÇÃODOUTORA EM EDUCAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR:MATEMÁTICA
HABILIDADE(EF01MA04-A) UTILIZAR A CONTAGEM ORAL NAS BRINCADEIRAS, JOGOS E EM SITUAÇÕES NAS QUAIS AS CRIANÇAS RECONHECEM SUAS NECESSIDADES
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.COMSALLUT, Elza. O coelho teimoso. São Paulo: Moderna, 2004.