ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OLÁ CRIANÇA! VOCÊ SABIA QUE UMA DAS COISAS MAIS LEGAIS QUE PODEMOS FAZER É CONTAR ORALMENTE ENQUANTO BRINCAMOS. VAMOS EXPLORAR JUNTOS COMO PODEMOS USAR A CONTAGEM ORAL EM NOSSAS BRINCADEIRAS E JOGOS!
O QUE É CONTAGEM ORAL?
CONTAGEM ORAL É QUANDO NÓS CONTAMOS EM VOZ ALTA, DE UM EM UM, OS OBJETOS, AMIGOS OU PASSOS QUE ENCONTRAMOS. E NOS AJUDA A ENTENDER QUANTAS COISAS EXISTEM AO NOSSO REDOR!
POR QUE É IMPORTANTE?
QUANDO USAMOS A CONTAGEM ORAL, PODEMOS ENTENDER MELHOR QUANTIDADES E SABER COMO MUITAS COISAS ESTÃO PRESENTES EM NOSSAS BRINCADEIRAS.
COMO PODEMOS USAR A CONTAGEM ORAL NAS BRINCADEIRAS?
ESCONDE-ESCONDE COM NÚMEROS:
VAMOS BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE, MAS ENQUANTO CONTAMOS! ENQUANTO UM AMIGO SE ESCONDE, O OUTRO CONTA EM VOZ ALTA ATÉ ENCONTRAR. “UM, DOIS, TRÊS… LÁ VOU EU!”
PULA-PULA COM NÚMEROS:
VAMOS PULAR DE UM EM UM E CONTAR ENQUANTO PULAMOS! CADA PULO É UM NÚMERO NOVO. “UM, DOIS, TRÊS, QUATRO…”
JOGO DA AMARELINHA:
QUE TAL JOGAR AMARELINHA E CONTAR OS NÚMEROS EM CADA CASA? “UM, DOIS, TRÊS…”
CONTAGEM DE BRINQUEDOS:
VAMOS CONTAR QUANTOS CARRINHOS, BONECAS OU BLOCOS TEMOS ENQUANTO ORGANIZAMOS NOSSOS BRINQUEDOS. “UM, DOIS, TRÊS… OLHA QUANTOS CARRINHOS TEMOS!”
AGORA QUE SABEMOS COMO USAR A CONTAGEM ORAL NAS BRINCADEIRAS, PODEMOS EXPLORAR E DESCOBRIR QUANTAS COISAS LEGAIS PODEMOS FAZER! VAMOS CONTAR E BRINCAR JUNTOS, APRENDENDO E NOS DIVERTINDO AO MESMO TEMPO!
LEMBRE-SE, A MATEMÁTICA ESTÁ EM TODA PARTE E PODE SER MUITO DIVERTIDA QUANDO A EXPLORAMOS NAS NOSSAS BRINCADEIRAS E JOGOS!
DIVIRTA-SE CONTANDO E EXPLORANDO O MUNDO AO SEU REDOR!
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
VOCÊ JÁ BRINCOU DE ESCONDE-ESCONDE? CONTE COMO É:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
VOCÊ SABE QUAL É O NÚMERO QUE VEM ANTES E DEPOIS DO NÚMERO ABAIXO?
(A) 3; 5
(B) 4; 6
(C) 3; 5
(D) 6; 8
QUESTÃO 3
VOCÊ SABE DESCREVER A BRINCADEIRA DE AMARELINHA?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 4
QUAL O NÚMERO QUE VEM DEPOIS DO 15?
(A) 6
(B) 4
(C ) 8
(D) 9
QUESTÃO 5
VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS NÚMEROS QUE VÊM DEPOIS NA CONTAGEM QUE ESTÁ ABAIXO?
(A) 2, 3, 4
(B) 6, 7, 8
(C) 4, 5, 6
(D) 5, 6, 7
QUESTÃO 6
VOCÊ SABE QUANTOS BRINQUEDOS APARECEM NA IMAGEM ABAIXO?
(A) 15
(B) 10
(C) 11
(D) 17
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | MATEMÁTICA |
HABILIDADE | (EF01MA04-A) UTILIZAR A CONTAGEM ORAL NAS BRINCADEIRAS, JOGOS E EM SITUAÇÕES NAS QUAIS AS CRIANÇAS RECONHECEM SUAS NECESSIDADES |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.COMSALLUT, Elza. O coelho teimoso. São Paulo: Moderna, 2004. |