Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Globalização e Intercâmbio Cultural
Olá estudante!
Você sabia que globalização nos permite descobrir e experimentar coisas de todo o mundo, mesmo sem sair da nossa cidade?
Veja a imagem:
A globalização torna o mundo mais conectado e nos permite experimentar coisas de diferentes culturas sem precisar viajar para esses lugares. Por exemplo, podemos provar o chocolate suíço aqui mesmo, sem precisar ir até a Suíça.
Você já parou para pensar de onde vêm os produtos que usamos no dia a dia? Muitos produtos podem ter viajado milhares de quilômetros, atravessando oceanos e continentes.
E como tudo isso começou? A globalização teve início há milhares de anos com as rotas comerciais antigas, como a Rota da Seda, que ligava a China ao Mediterrâneo.
Nas grandes navegações dos séculos XV e XVI, as explorações marítimas europeias abriram novas rotas e contribuíram para o crescimento do comércio global. No Brasil, a exploração do pau-brasil possibilitou o estabelecimento de uma rota comercial lucrativa entre as Américas e a Europa.
No século XIX, a Revolução Industrial trouxe a produção em massa e a mecanização das indústrias, facilitando o transporte de mercadorias.
Com os avanços tecnológicos, como o transporte aéreo e a internet, aceleraram ainda mais esse processo. Acordos comerciais e organizações internacionais também contribuíram para a facilitação do comércio entre os países.
Ao longo do tempo, algumas transformações ocorreram com o comércio e os deslocamentos de pessoas causando desmatamento e mudanças ambientais devido à construção de infraestrutura como estradas e portos.
A globalização intensificou o comércio entre países, aumentando a disponibilidade de produtos globalmente. As empresas produzem em várias partes do mundo, aproveitando recursos e mão de obra locais.
O comércio global também impulsionou a urbanização, com mais pessoas se mudando para áreas urbanas em busca de emprego e novas oportunidades.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Você já parou para pensar de onde vêm os produtos que usamos no dia a dia? Observe sua roupa, calçado, celular, televisão, boné, carro e tente descobrir onde estes produtos foram produzidos. Procure saber os produtos que você utiliza que não são produzidos em nosso país. Registre o nome do produto e o local que foi produzido.
QUESTÃO 2
O que é globalização e como ela ajuda as pessoas a se conectarem em todo o mundo?
QUESTÃO 3
A importância da globalização é
(A) fazer com que todos usem as mesmas roupas.
(B) permitir possibilidades de viagens.
(C) ter apenas uma língua.
(C) tornar o mundo mais conectado.
QUESTÃO 4
Os avanços tecnológicos, como o transporte aéreo e a internet, aceleraram ainda mais o processo de globalização permitindo
(A) reduzir a variedade de produtos disponíveis.
(B) limitar a produção a um único país.
(C) intensificar o comércio, aumentando produtos.
(D) o aumento das barreiras comerciais entre nações.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (EF04HI05-A) Compreender e relacionar os processos de ocupação do campo. (EF04HI06-A) Identificar as transformações (no meio natural, econômico e social) ocorridas nos processos de deslocamento de pessoas e mercadorias. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |