You are currently viewing Matemática – As Medidas de Comprimento e Tempo

Matemática – As Medidas de Comprimento e Tempo

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 4° Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

As medidas de comprimento e tempo são fundamentais em diversas áreas do conhecimento e nos permitem quantificar distâncias e intervalos de tempo. Neste texto, abordaremos as definições dessas medidas, suas transformações e apresentaremos exercícios contextualizados para melhor compreensão.

Imagem: canva.com/relógio_fita_https://acesse.one/6izcM

É uma medida utilizada para expressar o tamanho de um objeto ou a distância entre dois pontos (ou cidades). As principais unidades de medida desta grandeza são:

• Unidade fundamental: o metro (m)
  • Os múltiplos do metro: quilômetro (km), hectômetro (hm) e decâmetro (dam).
  • Os submúltiplos do metro: centímetro (cm), decímetro (dm) e o milímetro (mm).
  • 1 m = 10 dm = 100 cm = 1000 mm.
  • 1 km = 10 hm = 100 dam = 1000 m.

É uma medida usada para expressar a duração de um evento ou intervalo entre dois momentos. As principais unidades de medidas desta grandeza são:

• Unidade fundamental: segundo (s).
  • Os múltiplos do segundo: o minuto (min) e a hora (h).
  • 1 hora = 60min
  • 1 minuto = 60s
  • 1 hora = 3600s
  • Dia (d): unidade de tempo que equivale a 24 horas.
  • Semana: unidade de tempo que equivale a 7 dias consecutivos.
  • Mês: unidade de tempo que representa uma fração do ano (29, 30 ou 31 dias).
  • Ano: unidade de tempo que representa o período aproximado de uma translação da Terra ao redor do Sol (365 ou 366 dias).
  • Década: unidade de tempo que representa um período de 10 anos.
  • Século: unidade de tempo que representa um período de 100 anos.

Para transformar unidades de comprimento, utilizamos regras simples de multiplicação e divisão.

Exemplo 1: Viagem de Carro João está planejando uma viagem de carro entre duas cidades. Ele calculou que a distância entre as cidades é de 360 km. Se ele pretende viajar a uma velocidade média de 90 km/h, quantas horas ele levará para chegar ao seu destino?

Resolução: Sabemos que o tempo é igual ao quociente entre a distância e a velocidade, logo o tempo será igual a 360 km : 90 km/h = 4 horas

Exemplo 2: Maria saiu de casa às 8h para fazer uma caminhada no parque. Ela caminhou por 45 minutos e depois parou para descansar por 15 minutos. A que horas Maria retomou sua caminhada?

Resolução: Maria saiu de casa às 8h e caminhou por 45 minutos, portanto, a hora que ela parou para descansar será às 8h45min (8h + 45min) e a hora que ela retornou para a caminhada foi às 9h (8h45min + 15min).

Lembre-se de que é importante compreender as definições, conhecer as unidades e realizar as conversões necessárias para resolver problemas de forma eficiente e precisa.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

Carlos está reformando um cômodo em sua casa que mede 6 metros de comprimento e 4 metros de largura. Ele planeja colocar um rodapé ao longo das paredes do cômodo. Para isso, Carlos precisará comprar

(A) 20 metros de rodapé.
(B) 18 metros de rodapé.
(C) 22 metros de rodapé.
(D) 24 metros de rodapé.

QUESTÃO 02

Leia a situação problema abaixo e em seguida resolva as questões.

Marcos está planejando uma viagem de carro entre duas cidades, A e B. A distância total entre a cidade A e a cidade B é de 125 km e 450 metros. Ele quer saber a distância total em metros para calcular quanto tempo levará a viagem. Além disso, Marcos precisa fazer algumas paradas ao longo do caminho. Ele planeja parar em um posto de gasolina a 35km e 750 metros da cidade A e depois fazer uma pausa para o almoço a 75 km e 300 metros do posto de gasolina. Determine:

A) A distância total entre a cidade A e a cidade B em metros.

B) O total de metros Marcos percorrerá até o posto de gasolina.

C) A metragem que Marcos percorrerá do posto de gasolina até a parada para o almoço.

D) A distância total que Marcos percorrerá desde a cidade A até a parada para o almoço.

QUESTÃO 03

Uma semana possui

(A) 10.080 minutos.
(B) 1.440 minutos.
(C) 5.040 minutos.
(D) 14.400 minutos.

QUESTÃO 04

Ana está planejando uma festa de aniversário para sua filha. A festa começará às 14:00 e terminará às 18:30. Ela precisa organizar várias atividades para as crianças durante a festa, incluindo jogos, brincadeiras e o momento do bolo. Determine:

A) O número de horas e minutos que durará a festa de aniversário.
B) O tempo que deve ser dedicado a cada atividade, se Ana deseja dividir igualmente o tempo da festa em três atividades diferentes.

AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0427) Interpretar e resolver problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6° ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024.