You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: TDAH e a inteligência socioemocional

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: TDAH e a inteligência socioemocional

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

Canal Portal Conexão Escola – TDAH e a Inteligência Socioemocional – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/AIMPjJeugoY?feature=shared>. Acesso em: 14, jun. 2024.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e a Inteligência Socioemocional são temas fundamentais para promover uma compreensão abrangente e inclusiva das necessidades de quem vive com esse transtorno. O TDAH, frequentemente mal compreendido, pode afetar significativamente a vida acadêmica, profissional e social dos indivíduos. Ao discutir abertamente sobre o TDAH, podemos desmistificar preconceitos e proporcionar estratégias mais eficazes de apoio. A Inteligência Socioemocional, que envolve a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções e as dos outros, desempenha um papel essencial nesse contexto. Desenvolver essa inteligência não apenas ajuda os indivíduos com TDAH a lidar melhor com suas emoções e interações sociais, mas também capacita a sociedade a oferecer um ambiente mais empático e acolhedor, promovendo o bem-estar e o sucesso de todos.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente