You are currently viewing Educação Física: Evolução das Danças

Educação Física: Evolução das Danças

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Evolução das Danças

As danças são práticas corporais que surgiram ainda na pré-história, como uma forma de expressão, uma linguagem não verbal, nas cerimônias religiosas daquela época.

Com o tempo, as danças passaram a ser praticadas fora das cerimônias religiosas, passando a ser praticada também pelo povo, surgindo então as danças populares e regionais.

E assim, foram surgindo e evoluíram uma infinidade de danças ao longo de séculos, conforme as características de cada povo.

Já no século XX, surgiram novas danças, muitas delas como movimentos de resistência, como é o caso do breakdance.

O breakdance é um estilo de dança que surgiu nos EUA por volta dos anos de 1970, como forma de protesto contra a violência policial e social direcionada para as comunidades negras daquele país. O breakdance é composto por movimentos e posturas que expressam o empoderamento daquela classe social, que até então vivia oprimida.

Acontece que, além de diversas práticas de dança, os séculos XIX e XX são marcados também pelo surgimento dos esportes, que são práticas corporais cuja principal característica e a competição.

E por ser o esporte a prática corporal que melhor reproduz os valores da sociedade atual, muitas outras práticas corporais que não eram, a princípio, competitivas, estão sendo esportivizadas, ou seja, estão sendo praticadas com as características e objetivos próprios dos esportes. É o que tem acontecido, por exemplo, com o breakdance.

O breakdance surgiu como prática de dança, ou seja, uma forma de expressão, de linguagem não verbal, contra a opressão e violência. Mas, acabou se tornando uma prática esportivizada, agora sendo praticada como forma de competição, fazendo parte até mesmo das olimpíadas, onde os movimentos se tornam cada vez mais técnicos e cada vez menos expressivos.

Questão 1

A prática corporal da dança surgiu nas cerimônias religiosas na pré-história, depois passaram a ser praticadas também pelas pessoas comuns, surgindo as mais diferentes danças populares. Durante a Idade Média, muitas das danças de origem popular passaram a ser praticadas pelas cortes europeias, surgindo danças eruditas como o balé clássico. Já nos séculos XIX e XX surgiram inúmeras danças modernas e urbanas como o Breakdance, que atualmente tem se tornado uma prática esportivizada.

De acordo com o texto acima, ao longo da história da dança podemos afirmar que essa prática corporal passou, de forma cronológica, pelas abordagens

(A) religiosa, urbana, popular, esportivizada e erudita.

(B) erudita, moderna, esportivizada e religiosa.

(C) coletiva, individual, com pares e à distância.

(D) religiosa, popular, erudita, urbana e esportivizada.

Questão 2

As danças são práticas corporais

(A) competitivas, onde o que importa é vencer.

(B) imaginárias e que não fazem nenhum sentido.

(C) prejudiciais à saúde dos seus praticantes.

(D) expressivas, como uma forma de linguagem não-verbal.

Questão 3

O que é a esportivização da dança?

Questão 4

Por que, na sociedade atual, ocorre a esportivização da dança?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0622) Refletir e problematizar a evolução histórica da dança, estabelecendo relações com a sociedade atual.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022