You are currently viewing MATEMÁTICA – NOÇÃO DE VOLUME
Fonte: produzido canva.com

MATEMÁTICA – NOÇÃO DE VOLUME

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, INTEGRADA COM EDUCAÇÃO FÍSICA,  É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º PERÍODO (4ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


Fonte: produzido canva.com

Volume e suas medidas

O volume de um objeto é a medida que indica quanto espaço esse objeto ocupa. Por exemplo: um bloco de concreto, um tijolo de barro ou uma caixa de suco.

Fonte: Acervo próprio – produzido no canva.com

Cada um desses objetos tem uma quantidade de massa e ocupa um espaço. A quantidade de espaço que cada objeto ocupa é chamado de volume. 

Unidades de medida de volume

Para medir volume, usamos as medidas cúbicas como cm³ (centímetro cúbico) e o m³ (metro cúbico). Essas unidades de medida levam em conta as três dimensões dos objetos: largura, comprimento e altura.

Vamos entender como se calcula o volume de um objeto apresentando um exemplo. 

Qual é o volume da caixinha de suco? 

Fonte: Volume da caixa de suco – produzida em canva.com.

Primeiro, é preciso saber quais são as medidas da caixinha de suco. Suponha que sejam 4cm de largura, 5cm de comprimento e 11cm de altura, como mostra a figura a seguir.

Fonte: Cálculo do volume da caixa de suco – produzida no canva.com

Usando a unidade de medida de 1cm³ (um centímetro cúbico), vejamos quantos centímetros cúbicos cabem na caixa de suco. Uma maneira de comprovar isso é multiplicando as dimensões da caixa de suco. 

4 x 5 x 11 = 220 cm³

Bom estudo!

QUESTÃO 1

A loja Sapato Novo fará uma promoção de alguns modelos de sapatos. Os pares de sapato foram separados por numeração e as caixas empilhadas.

Fonte: Promoção de sapatos – produzida no canva.com.

A pilha de sapatos com maior volume é a de numeração

(A) 34.

(B) 35.

(C) 36.

(D) 37.

QUESTÃO 2

Fonte: canva.com

Este é o cubo mágico, ou cubo de Rubik. O cubo mágico é um quebra-cabeça no formato de cubo e cada uma de suas faces tem uma cor diferente. As partes do cubo são articuladas para que possam ser movimentadas na horizontal e na vertical.

Se ao separar as partes deste cubo mágico em cubos menores, todos iguais, como este aqui

Fonte: canva.com

o número de cubos menores seria igual a

(A) 16.

(B) 18.

(C) 20.

(D) 27.

QUESTÃO 3

Alberto tem uma pequena fábrica de tijolos e blocos de concreto. Os blocos de concreto tem as seguintes medidas:

Fonte: Bloco de concreto – produzido com canva.com

Qual é o volume de concreto necessário para fazer este bloco?

QUESTÃO 4

Considere como unidade de medida 1cm³

Fonte: Unidade de medida de volume – centímetro cúbico – produzido no canva.com

Calcule o volume de cada objeto a seguir.

Fonte: Cálculo de volume – produzida no canva.com

QUESTÃO 5

As competições de natação acontecem em piscinas. As piscinas usadas para competições têm tamanhos padronizados e formato de paralelepípedos. Por exemplo, uma piscina olímpica tem 50 metros de comprimento, 25 metros de largura e 2 metros de profundidade.

A) Faça um desenho da piscina olímpica e escreva as suas medidas.

B) Quantos litros de água cabem nessa piscina olímpica?

AUTORIACRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM(EJAMA0323) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos.
(EJAEF0308) Reconhecer e vivenciar as diferentes modalidades esportivas.
REFERÊNCIASGARCIA, CÁSSIA de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada,  Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo.

OLIVEIRA, Glauco Reinaldo Ferreira de. Conceito de volume no contexto do ensino fundamental. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.