You are currently viewing Educação Física – Explorando a Ginástica Geral e os Grandes Aparelhos

Educação Física – Explorando a Ginástica Geral e os Grandes Aparelhos

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Disponível em: <canva.com> 11/06/2024.

Explorando a Ginástica Geral e os Grandes Aparelhos

Vamos falar sobre uma atividade super divertida e cheia de desafios: a ginástica geral! Você já viu aquelas pessoas fazendo acrobacias incríveis e saltos no ar? Isso mesmo, é a ginástica geral!

Nessa atividade, a gente pode praticar muitos movimentos diferentes, como equilíbrios, saltos, giros, rotações e até acrobacias. E o mais legal é que podemos fazer tudo isso tanto com quanto sem aparelhos, sejam eles oficiais ou não, incentivando a criatividade durante a construção das coreografias.

Nas escolas, é possível adaptar os espaços e estruturas disponíveis para a prática da ginástica geral, utilizando tanto os aparelhos tradicionais quanto construindo aparelhos alternativos pelos próprios estudantes ou utilizando o playground. Sabe quais são os grandes aparelhos da ginástica geral? Vamos conhecer alguns deles:

1. Barras Assimétricas: Imagine duas barras, uma mais alta e outra mais baixa, onde a gente pode se pendurar, fazer giros e até saltar de uma para a outra. É super emocionante!
  2. Trave de Equilíbrio: Essa é uma barra fininha, parecida com uma viga, onde a gente pode caminhar, fazer saltos e até mesmo piruetas. Mas tem que ter muita concentração para não cair!
  3. Salto sobre o Cavalo: Esse aparelho parece um cavalo de madeira, e a gente pode correr, saltar e até fazer acrobacias em cima dele. É como se fosse um desafio de super-herói!
  4. Solo: É um aparelho que nos permite fazer saltos incríveis, acrobacias e coreografias emocionantes. Quando a gente pula nele, sentimos uma sensação de leveza, como se estivéssemos voando. E os movimentos são: acrobáticos (mortais, piruetas); artísticos (saltos, giros, passos de dança) e transições (movimentos de ligação entre elementos acrobáticos).

Além desses grandes aparelhos, também podemos praticar ginástica geral de outras formas, usando materiais simples como colchonetes, cordas e até mesmo cadeiras. O importante é usar a imaginação e criar coreografias incríveis, com temas do nosso dia a dia, como brincadeiras na escola, passeios no parque ou até mesmo histórias de aventuras!

E sabem o que mais é legal na ginástica geral? É que, além de muita diversão, também estamos exercitando nosso corpo, melhorando nosso equilíbrio, nossa força e nossa coordenação. E isso ajuda não só na ginástica, mas também em outras atividades do nosso cotidiano!

Então, que tal reunir os amigos e criar suas próprias coreografias de ginástica geral? Vamos explorar os grandes aparelhos e as formas alternativas de vivenciar essa atividade tão emocionante e cheia de desafios!

QUESTÃO 1

Os benefícios da ginástica geral, além da diversão, é

(A) melhorar a capacidade de escrever.

(B) ajudar a desenvolver habilidades em matemática.

(C) promover a saúde física e melhorar o equilíbrio, a força e a coordenação.

(D) ensinar a tocar instrumentos musicais.

QUESTÃO 2

(A) apenas equipamentos de última geração.

(B) exclusivamente aparelhos de ginástica olímpica.

(C) tanto aparelhos tradicionais quanto construindo aparelhos alternativos ou utilizando o playground.

(D) apenas salas de aula e bibliotecas.

QUESTÃO 3

O aparelho que consiste em duas barras, uma mais alta e outra mais baixa, onde as ginastas podem se pendurar, fazer giros e até saltar de uma para a outra

(A) é a Trave de Equilíbrio.

(B) é o Salto sobre o Cavalo.

(C) é o Solo.

(D) são as Barras Assimétricas.

QUESTÃO 4

Descreva os tipos de movimentos que podem ser realizados na ginástica geral e dê exemplos de como esses movimentos podem ser combinados em uma coreografia.

QUESTÃO 5

Explique como a ginástica geral pode ser adaptada para diferentes espaços e quais materiais alternativos podem ser utilizados na prática dessa atividade em uma escola.

Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF04EF07) Vivenciar e fruir, de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.
(GO-EF04EF23) Praticar e relacionar movimentos gímnicos com a consciência corporal, controle e domínio do próprio corpo em situações do cotidiano.
Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.
DC-GO – Documento Curricular para Goiás Ampliado.
NUNOMURA, M. Fundamentos das ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2016.
PAOLIELO, E. Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2016.
CBG – Confederação Brasileira de Ginástica < https://cbginastica.com.br/ > acesso em 11/06/2024.