You are currently viewing Educação Física: Dança Maneiro Pau

Educação Física: Dança Maneiro Pau

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

DANÇA MANEIRO PAU

A dança Maneiro Pau é uma manifestação popular muito presente no Nordeste do Brasil, especialmente no estado do Ceará, na região do Cariri. Ela surgiu nos engenhos de cana-de-açúcar e tem fortes ligações com a cultura do cangaço.

Tradicionalmente praticada por homens, a dança envolve movimentos em círculos ou em duplas, utilizando bastões de madeira. O nome “Maneiro Pau” vem do fato de os bastões serem leves, ou “maneiros”.

A prática da dança Maneiro Pau desempenha um papel cultural significativo. Ela é uma expressão da comunidade, uma maneira de manter vivas as tradições e histórias, reforçando a identidade local e promovendo um sentimento de pertencimento.

Além disso, a dança tem importância social e econômica, servindo como entretenimento, atraindo turistas e gerando renda para a região.

QUESTÃO 1

O Maneiro Pau é uma dança tradicionalmente

(A) feminina.

(B) máscula.

(C) infantil.

(D) juvenil.

QUESTÃO 2

Leia o título da reportagem:

Qual a importância desse resgate para a comunidade?

QUESTÃO 4

A dança Maneiro Pau reforça a identidade local

(A) Incentivando a adoção de culturas estrangeiras.

(B) mantendo vivas as tradições e histórias da comunidade.

(C) desencorajando a participação comunitária.

(D) aumentando os custos de vida da região.

QUESTÃO 5

Preencha a lista abaixo com características da dança Maneiro Pau.

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0321) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças.
(EJAAD0308) Investigar e compreender aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos presentes em diferentes danças, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, respeitando e partindo da diversidade étnica, cultural, religiosa, dentre outros.
ReferênciasRIBEIRO, Izaura Lila Lima ; 1990 Memórias Brincantes: um experimento a partir do corpo e da poética do Maneiro Pau do Mestre Cirilo – Crato/CE / Izaura Lila Lima Ribeiro – 1a ed. – Fortaleza: Quitanda Soluções Criativas, 2021.