ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
VAMOS CONVIVER BEM!
OLÁ, CRIANÇA! HOJE VAMOS FALAR SOBRE ALGO MUITO IMPORTANTE: COMO CONVIVER BEM EM DIFERENTES LUGARES. EXISTEM DOIS TIPOS DE ESPAÇOS ONDE A GENTE PASSA NOSSO TEMPO: ESPAÇOS PÚBLICOS E ESPAÇOS PRIVADOS. VAMOS DESCOBRIR A DIFERENÇA ENTRE ELES E COMO PODEMOS CRIAR E SEGUIR REGRAS PARA VIVER BEM JUNTOS!
ESPAÇOS PÚBLICOS
ESPAÇOS PÚBLICOS SÃO LUGARES ONDE TODO MUNDO PODE IR. ALGUNS EXEMPLOS SÃO PARQUES, PRAÇAS, ESCOLAS E RUAS. COMO MUITAS PESSOAS USAM ESSES ESPAÇOS, PRECISAMOS TER ALGUMAS REGRINHAS PARA GARANTIR QUE TODOS SE DIVIRTAM E ESTEJAM SEGUROS.
AQUI ESTÃO ALGUMAS REGRAS IMPORTANTES PARA OS ESPAÇOS PÚBLICOS:
- NÃO JOGAR LIXO NO CHÃO: SEMPRE JOGUE O LIXO NA LIXEIRA PARA MANTER O LUGAR LIMPO.
- RESPEITAR AS OUTRAS PESSOAS: FALE COM EDUCAÇÃO E NÃO EMPURRE OS OUTROS.
- CUIDAR DOS BRINQUEDOS E BANCOS: USE TUDO COM CUIDADO PARA QUE DUREM BASTANTE E OUTRAS CRIANÇAS POSSAM BRINCAR TAMBÉM.
- ESPERAR A SUA VEZ: SE HÁ MUITAS CRIANÇAS QUERENDO BRINCAR NO MESMO BRINQUEDO, ESPERE A SUA VEZ COM PACIÊNCIA.
ESPAÇOS PRIVADOS
ESPAÇOS PRIVADOS SÃO LUGARES QUE PERTENCEM A ALGUÉM OU A UMA FAMÍLIA, COMO NOSSAS CASAS, O QUINTAL DE UM AMIGO OU O CARRO DA FAMÍLIA. MESMO SENDO ESPAÇOS MAIS PESSOAIS, TAMBÉM PRECISAMOS DE REGRAS PARA GARANTIR A HARMONIA E O RESPEITO.
AQUI ESTÃO ALGUMAS REGRAS IMPORTANTES PARA OS ESPAÇOS PRIVADOS:
- PEDIR PERMISSÃO: ANTES DE PEGAR ALGO QUE NÃO É SEU, PEÇA PERMISSÃO.
- RESPEITAR A PRIVACIDADE: BATA NA PORTA ANTES DE ENTRAR NO QUARTO DE ALGUÉM.
- AJUDAR A ARRUMAR A BAGUNÇA: DEPOIS DE BRINCAR, GUARDE OS BRINQUEDOS NO LUGAR CERTO.
- SER GENTIL COM OS MORADORES: TRATE TODOS COM CARINHO E RESPEITO, AJUDANDO QUANDO PUDER.
CRIANDO REGRAS JUNTOS
VAMOS BRINCAR DE CRIAR REGRAS? CADA ESPAÇO É DIFERENTE, ENTÃO É LEGAL SENTAR COM OS AMIGOS OU A FAMÍLIA E DISCUTIR QUAIS REGRAS SÃO IMPORTANTES PARA CADA LUGAR. VOCÊS PODEM FAZER ISSO DESENHANDO OU ESCREVENDO AS REGRAS EM UM CARTAZ COLORIDO E DIVERTIDO. AQUI VÃO ALGUMAS PERGUNTAS PARA AJUDAR VOCÊS A CRIAR ESSAS REGRAS:
- O QUE PODEMOS FAZER PARA DEIXAR ESSE LUGAR MAIS LIMPO E ORGANIZADO?
- COMO PODEMOS GARANTIR QUE TODOS SE SINTAM BEM-VINDOS E FELIZES AQUI?
- O QUE DEVEMOS FAZER SE ALGUÉM QUEBRAR UMA REGRA?
LEMBRE-SE, AS REGRAS SÃO FEITAS PARA GARANTIR QUE TODOS TENHAM UMA CONVIVÊNCIA LEGAL E SEGURA, SEJA EM ESPAÇOS PÚBLICOS OU PRIVADOS. VAMOS TRABALHAR JUNTOS PARA TORNAR TODOS OS LUGARES QUE FREQUENTAMOS MAIS ALEGRES E HARMONIOSOS!
SUGESTÃO DE LEITURA
ESTE LIVRO ILUSTRADO MOSTRA AS ALEGRIAS DO TRABALHO EM EQUIPE E DA VIDA EM COMUNIDADE. COM MUITOS EXEMPLOS DE EMPATIA, DIÁLOGO, RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E COOPERAÇÃO, A OBRA MOSTRA COMO RESPEITAR AO PRÓXIMO PODE SER SIMPLES E UMA ATITUDE EFICAZ PARA O DIA A DIA DAS PESSOAS. CONTA TAMBÉM COM ILUSTRAÇÕES DE MOMENTOS DE ACOLHIMENTO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE DE INDIVÍDUOS E GRUPOS SOCIAIS, IDENTIDADES E DIFERENTES CULTURAS, SEM PRECONCEITOS DE QUALQUER NATUREZA. UMA OBRA PERFEITA PARA OS PEQUENOS APRENDEREM MAIS SOBRE A VIDA EM SOCIEDADE COM LINGUAGEM SIMPLES, DESENHOS DELICADOS E COLORIDOS. FERRAMENTA EXTREMAMENTE ÚTIL PARA COMEÇAR CONVERSAS MAIS QUE SIGNIFICATIVAS EM CASA OU EM SALA DE AULA. O MUNDO FICA MELHOR QUANDO TRABALHAMOS EM EQUIPE!
VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
VAMOS ESCREVER COLETIVAMENTE UM TEXTO FALANDO SOBRE A CONVIVÊNCIA NOS ESPAÇOS PÚBLICOS. COMO VOCÊ DEVE SE COMPORTAR?
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
QUESTÃO 2
É CONSIDERADO ESPAÇO PÚBLICO
(A) PRAÇA.
(B) MEU QUARTO.
(C) MINHA CASA.
(D) CARRO DA FAMÍLIA.
QUESTÃO 3
LEIA A FRASE
JOGAR O LIXO NA LIXEIRA.
QUANTAS VEZES APARECE A VOGAL “A” NESSA FRASE?
(A) 2
(B) 3
(C) 5
(D) 4
QUESTÃO 4
ESCREVA SEUS HÁBITOS EM CASA PARA MANTER UM BOM CONVÍVIO ENTRE AS PESSOAS
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 5
COM SUAS PALAVRAS DIGA O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE A FRASE:
AJUDAR A ARRUMAR A BAGUNÇA
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 6
QUAL REGRA REPRESENTA A IMAGEM ABAIXO?
(A) NÃO JOGAR O LIXO NO CHÃO.
(B) AJUDAR A ARRUMAR OS BRINQUEDOS APÓS BRINCAR.
(C) ESPERAR A VEZ DE FALAR.
(D) SER GENTIL COM OS MORADORES.
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | GEOGRAFIA |
HABILIDADES: | (EF01GE03-A) RECONHECER A EXISTÊNCIA DE NORMAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL PARA DIFERENTES ESPAÇOS.(EF01GE03-B) IDENTIFICAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DE USOS DOS ESPAÇOS URBANOS E RURAIS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA.COM SPINELLI, Eileen. Juntos somos mais fortes – um livro sobre a vida em grupo. Editora Girassol, 2022. |