ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OI, AMIGUINHO! HOJE VAMOS FALAR SOBRE ALGO MUITO DIVERTIDO CHAMADO TRAVA-LÍNGUA. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DISSO?
O QUE É UM TRAVA-LÍNGUA?
UM TRAVA-LÍNGUA É UMA FRASE OU UM CONJUNTO DE PALAVRAS QUE É DIFÍCIL DE FALAR RÁPIDO. ELES SÃO CHEIOS DE SONS PARECIDOS E FAZEM NOSSA LÍNGUA SE ENROLAR TODA QUANDO TENTAMOS DIZER BEM RÁPIDO. OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO COMO BRINCADEIRAS DE PALAVRAS E SÃO ÓTIMOS PARA NOS FAZER RIR!
POR QUE USAR TRAVA-LÍNGUAS?
OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO ÓTIMOS PARA BRINCAR COM OS AMIGOS E A FAMÍLIA. ELES AJUDAM A MELHORAR NOSSA PRONÚNCIA E SÃO UM JEITO MUITO DIVERTIDO DE TREINAR A FALAR.
E O MELHOR DE TUDO É QUE PODEMOS RIR JUNTOS QUANDO ALGUÉM ERRA! VAMOS VER ALGUNS EXEMPLOS?
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA.
TRÊS PRATOS DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES TRISTES.
A ARANHA ARRANHA A RÃ, A RÃ ARRANHA A ARANHA.
FALA, ARARA LOURA! ARARA LOURA FALA!
SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?
VIU COMO É DIVERTIDO? AGORA É A SUA VEZ DE TENTAR! DIGA BEM RÁPIDO E VEJA SE VOCÊ CONSEGUE SEM SE ENROLAR. PODE CHAMAR SEUS AMIGOS E SUA FAMÍLIA PARA BRINCAREM TAMBÉM.
OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO COMO UM JOGO DE PALAVRAS. QUANTO MAIS VOCÊ PRATICAR, MELHOR VAI FICAR! ENTÃO, QUE TAL ESCOLHER UM DOS EXEMPLOS E COMEÇAR A BRINCAR AGORA MESMO?
SUGESTÃO DE LEITURA
OS MAIS DIVERTIDOS TRAVA-LÍNGUAS QUE VÃO DESAFIAR VOCÊ A PRONUNCIÁ-LOS ESTÃO NESTE LIVRO. SERÁ QUE CONSEGUE LER BEM RÁPIDO E NÃO DAR NÓ NA LÍNGUA?CRIADO E COMPILADO POR DONALDO BUCHWEITZ E ILUSTRADO POR JÚNIOR CARAMEZ, É UM DELICIOSO JOGO VERBAL.
O CABRITO CARLITO NAMORA A CABRA CLARA; SE CARLITO ENCONTRA CLARA, CORA A CARA DE CARLITO E A CARA DE CLARA CORA. NÃO TEM QUEM NÃO ENROLE A LÍNGUA FALANDO FRASES ASSIM, POR ISSO MESMO OS TRAVA LÍNGUAS SÃO TÃO DIVERTIDOS. ENCONTRADOS EM VÁRIAS CULTURAS, ELES BRINCAM COM OS SONS DAS LETRAS DO ALFABETO, E QUEM QUISER PODE INVENTAR UM, DESDE QUE LEVE EM CONSIDERAÇÃO O MAIS IMPORTANTE: QUANTO MAIS TRAVAR A LÍNGUA, MELHOR!
VAMOS VER O VÍDEO?
CANAL: MALU RAMOS https://youtube.com/shorts/-XzLUNFo6H8?si=fQEc7Q24QIHdky5h – ACESSO EM 10/06/2024.
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
VAMOS COMPLETAR O TRAVA-LÍNGUA COM A PALAVRA QUE ESTÁ FALTANDO?
O _______ ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA
(A) TATU
(B) GATO
(C) RATO
(D) SAPO
QUESTÃO 2
VOCÊ SABE DIZER QUAL PALAVRA ESTÁ FALTANDO NO TRAVA-LÍNGUA ABAIXO?
O GATO FUGIU PRO MATO E PEGOU ____________ NO ATO.
(A) TERRA
(B) CHUVA
(C) ÁGUA
(D) FOGO
QUESTÃO 3
VAMOS CONTAR QUANTAS VEZES A VOGAL “A” APARECE NO TRAVA-LÍNGUA A SEGUIR:
A ARANHA ARRANHA A RÃ, A RÃ ARRANHA A ARANHA.
(A) 16
(B) 15
(C) 20
(D) 18
QUESTÃO 4
QUAL É A PRIMEIRA SÍLABA DO NOME DESSE ANIMAL?
(A) CI
(B) MU
(C) TI
(D) FE
QUESTÃO 5
VOCÊ CONHECE OUTRO TRAVA-LÍNGUA? QUE TAL ESCREVÊ-LO ABAIXO?
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QUESTÃO 6
COM SUAS PALAVRAS DIGA O QUE É UM TRAVA-LÍNGUA.
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AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | LÍNGUA PORTUGUESA |
HABILIDADES: | (EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas. (EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ou declamado. (EF01LP19-C) Ler, recitar e declamar com fluência, entonação adequada e utilização de recursos paralinguísticos. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGEM DO SITE: CANVA.COMROSINHA. ABC do trava-língua. São Paulo: Editora do Brasil, 2012.BUCHWEITZ, Donaldo. Trava-língua – nó na língua. Ciranda Cultural, 2023. |