O Conexão Escola — “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, e visa sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
ÁREAS VERDES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O episódio tem como tema a educação ambiental nas áreas verdes de Goiânia. Destaca a Vila Ambiental no Parque Areião como um centro de aprendizado interativo, onde escolas e alunos podem participar de atividades práticas sobre conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. Entrevista Ana Cristina, educadora ambiental, que ressalta a importância dessas visitas para consolidar conceitos e sensibilizar os alunos. Discute como a educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados na proteção do meio ambiente, destacando o papel dos espaços verdes como catalisadores desse processo. Encerra enfatizando a importância de investir na educação ambiental e preservar esses espaços para as futuras gerações.
Competência geral | COMPETÊNCIA 7 Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
Habilidades | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EF02CI04-B) Identificar características de diferentes espécies de plantas e de animais do Cerrado. (EF02CI04-C) Relacionar as características das plantas e dos animais à sua adaptação ao ambiente, destacando espécies do Cerrado. GEOGRAFIA (EF03GE04-A) Explicar como os processos naturais e antrópicos atuam na produção e na mudança das paisagens. (EF03GE04-B) Perceber como a ação antrópica interfere na dinâmica da paisagem do seu município. (EF03GE04-C) Conceituar paisagens naturais e antrópicas e identifica-las em seu município. (EF04GE11-D) Identificar os recursos naturais do estado de Goiás (Bioma Cerrado) e a importância de sua preservação e conservação. (EF05GE03-B) Compreender a relação entre o crescimento urbano com as mudanças socioambientais e econômicas nele inseridos, destacando a ocupação do cerrado. |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EJACI0121) Identificar e descrever as características de diferentes espécies de plantas e animais, enfatizando o bioma Cerrado. (EJACI0219) Distinguir os seres vivos em risco de extinção, dando enfoque aos animais do Cerrado. (EJACI0220) Relacionar as causas da extinção de animais e vegetais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem. GEOGRAFIA (EJAGE0205) Explicar como os processos naturais e antrópicos atuam na produção e na mudança das paisagens locais e regionais. (EJAGE0324) Relacionar as atividades antrópicas com os demais elementos da natureza e reafirmar a importância da preservação ambiental do Cerrado (EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive. (EJAGE0418) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática. (EJAGE0324) Relacionar as atividades antrópicas com os demais elementos da natureza e reafirmar a importância da preservação ambiental do Cerrado. |