Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
CONCEITO
O jogo da velha, conhecido como tic-tac-toe em inglês, é um dos jogos mais simples e populares do mundo., apareceu pela primeira vez impresso em 1858, na revista inglesa “Notes and Queries”, popularizando-se nos Estados Unidos no século 20.
HISTÓRIA
Sua origem remonta à antiguidade, com evidências de tabuleiros semelhantes encontrados em templos egípcios datados de cerca de 1300 a.C.
Outra versão inicial do jogo, chamada “terni lapilli”, era jogada pelos romanos no século I aC, utilizando uma grade de 3×3 e três peças para cada jogador, em vez de desenhar X e O. com o objetivo de alinhar as três peças de forma similar ao jogo atual.
CARACTERÍSTICAS
As características principais do jogo da velha incluem:
Tabuleiro 3×3: O jogo é jogado em uma grade de 3×3, formando nove espaços onde os jogadores podem colocar seus símbolos.
Símbolos: Dois jogadores participam, um usando o símbolo “X” e o outro usando o símbolo “O”. Os símbolos são colocados alternadamente em espaços vazios do tabuleiro.
Estratégia: O jogo envolve estratégia e antecipação, já que os jogadores buscam bloquear as jogadas do oponente enquanto tentam formar suas próprias linhas de três símbolos.
Vitória: O primeiro jogador a conseguir alinhar três de seus símbolos na horizontal, vertical ou diagonal é declarado vencedor. Se todas as nove casas forem preenchidas e nenhum jogador conseguir formar uma linha de três símbolos, o jogo termina em empate.
POPULARIDADE
Durante a Idade Média, o jogo da velha continuou a se espalhar pela Europa, principalmente como um passatempo infantil.
Com a popularização do papel e da caneta, o jogo da velha se tornou ainda mais acessível e difundido globalmente.
JOGO DA VELHA NO BRASIL
No Brasil, o nome “jogo da velha” teria surgido porque antigamente as mulheres idosas jogavam para passar o tempo.
VALORES
É frequentemente ensinado às crianças como um dos primeiros jogos de estratégia, pois é simples de aprender, mas também serve para introduzir conceitos básicos de lógica e estratégia.
Sua simplicidade e acessibilidade tornaram um jogo apreciado por pessoas de todas as idades e habilidades.
Continua a ser jogado em escolas, parques e em versões digitais, demonstrando como um jogo simples pode ter uma história rica e influenciar diversas culturas ao longo do tempo.
QUESTÃO 01
O jogo da velha é um exemplo clássico de como um jogo simples pode ter uma história rica, influente e sua origem remonta
(A) ao Egito antigo datado de cerca de 1300 a.C.
(B) a Grécia antiga datado de cerca de 1500 a. C.
(C) a Roma antiga datado de cerca de 1800 a.C.
(D) a China antiga datado de cerca de 1400 a.C.
QUESTÃO 02
O jogo da velha, é um dos jogos mais simples e populares do mundo. A versão inicial do jogo da velha refere-se ao nome de
(A) “poona”.
(B) “mintonette”.
(C) “terni lapilli”.
(D) “torball”.
QUESTÃO 03
Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo, alusivas ao objetivo e às características do Jogo da velha.
SÍMBOLOS | TIC-TAC-TOE | TABULEIRO | VELHA | LINHA |
O jogo da _____________________________ é um jogo de _________________________________ simples e estratégico para dois jogadores, também conhecido como __________________________________ em inglês. Seu objetivo é formar uma __________________________________ reta de três _________________________________ idênticos (geralmente “X” ou “O”) em uma grade 3×3.
QUESTÃO 04
Responda:
a) Como o jogo da velha pode ser adaptado para ser uma ferramenta educacional eficaz no ambiente escolar?
b) Considerando a evolução do jogo ao longo dos séculos e sua adaptação para diferentes contextos, como você acha que o jogo da velha continuará a ser relevante e influente na sociedade moderna, especialmente com o advento de versões digitais e tecnológicas?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (GO-EF07EF26) Vivenciar diversos jogos de salão apropriando de fundamentos técnicos – táticos, e compreendendo suas organizações sociais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |