You are currently viewing Língua Portuguesa – Lenda

Língua Portuguesa – Lenda

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 07/06/2024.

Lenda

Uma lenda é uma narrativa de caráter popular, transmitida oralmente de geração em geração, que conta a história de seres sobrenaturais, feitos heróicos, acontecimentos extraordinários ou explicativos de fenômenos naturais. Elas são marcadas por elementos fantásticos e misteriosos, misturando realidade e imaginação. 

Para escrever uma lenda, é importante criar um ambiente envolvente, explorar personagens marcantes e utilizar recursos literários como suspense e mistério.

As partes que compõem uma lenda incluem geralmente na introdução, a apresentação do ambiente e personagens, o desenvolvimento da história com o problema a ser resolvido ou desafio a ser enfrentado pelos personagens principais, e a conclusão com a resolução desse conflito, muitas vezes com um desfecho surpreendente.

Existem diferentes tipos de lendas, como as lendas urbanas, que se passam em ambientes urbanos e exploram medos e mistérios da vida cotidiana e lendas folclóricas, que fazem parte do folclore de um povo e são transmitidas culturalmente.

Algumas características de Lenda são:

1- Origem e transmissão Oral.

2- Elementos fantásticos e sobrenaturais.

3- Narrativa explicativa ou simbólica.

4- Personagens e ambiente característicos.

5- Mistura entre realidade e imaginação.

6- Transmissão cultural e preservação da identidade.

Você conhece algumas lendas? Veja os nomes de lendas famosas.

Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAGGo73AKZw/YweLT01hMB_2diRTu71Pjg/edit?utm_content=DAGGo73AKZw&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 07/06/2024.

Leia o texto a seguir e depois responda às questões:

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGGo73AKZw/YweLT01hMB_2diRTu71Pjg/edit?utm_content=DAGGo73AKZw&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 07/06/2024.

Questão 1

De acordo com o terceiro parágrafo, o Saci-Pererê

(A) tinha uma perna só e usava gorro.

(B) pregava peças, escondia coisas e soltava animais dos currais.

(C) percebia quando alguém estava machucando a natureza.

(D) ajudaria em qualquer tarefa se alguém pegasse seu gorro.

Questão 2

A lenda do Saci-Pererê ensina a importância de

(A) contar histórias.

(B) proteger nosso meio ambiente.

(C) caçar animais.

(D) plantar árvores frutíferas.

Questão 3

Quando o Saci-Pererê percebia que alguém estava machucando a natureza, ele 

(A) aparecia para assustar os malfeitores e proteger seu lar.

(B) fazia travessuras que deixavam as pessoas da região confusas e, muitas vezes, rindo das brincadeiras.

(C) ficava obediente e ajudava em qualquer tarefa.

(D) soltava os animais dos currais e fazia redemoinhos.

Questão 4

Qual é a importância das lendas para a preservação da cultura de um povo?

Questão 5

Como você reescreveria uma lenda para torná-la mais relevante para o mundo moderno? É a sua vez de recontar. 

  • Escolha uma lenda e proponha mudanças que poderiam torná-la mais atrativa e significativa para as pessoas hoje em dia. Escreva sua nova lenda usando a criatividade.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGC31ox_Q8/Dv97bTvuA9QWiIox4Y4ydg/edit?utm_content=DAGC31ox_Q8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 07/06/2024.

Saiba mais!

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGGo73AKZw/YweLT01hMB_2diRTu71Pjg/edit?utm_content=DAGGo73AKZw&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 07/06/2024.

Disponível em: https://youtu.be/GBN25uuMFfo?si=kLcUVL-nYGht5qiq > Acesso em 07/06/2024.


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
(GO-EF35LP38) Produzir narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, e a construção do discurso direto e indireto.
(EF35LP26-A) Compreender, de forma lúdica, que a escrita de uma narrativa ficcional consiste no relato de acontecimentos imaginários: contos, mitos, inclusive do folclore goiano.(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados às imagens e atentar-se à estrutura textual.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 03/06/2024.

GOIÁS. Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 2º bimestre. SME- SUPPED, 2024. 17 p. 

PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Ligados.com: língua portuguesa 5º ano. São Paulo: Saraiva, 2015.