Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 07/06/2024.
Lenda
Uma lenda é uma narrativa de caráter popular, transmitida oralmente de geração em geração, que conta a história de seres sobrenaturais, feitos heróicos, acontecimentos extraordinários ou explicativos de fenômenos naturais. Elas são marcadas por elementos fantásticos e misteriosos, misturando realidade e imaginação.
Para escrever uma lenda, é importante criar um ambiente envolvente, explorar personagens marcantes e utilizar recursos literários como suspense e mistério.
As partes que compõem uma lenda incluem geralmente na introdução, a apresentação do ambiente e personagens, o desenvolvimento da história com o problema a ser resolvido ou desafio a ser enfrentado pelos personagens principais, e a conclusão com a resolução desse conflito, muitas vezes com um desfecho surpreendente.
Existem diferentes tipos de lendas, como as lendas urbanas, que se passam em ambientes urbanos e exploram medos e mistérios da vida cotidiana e lendas folclóricas, que fazem parte do folclore de um povo e são transmitidas culturalmente.
Algumas características de Lenda são:
1- Origem e transmissão Oral.
2- Elementos fantásticos e sobrenaturais.
3- Narrativa explicativa ou simbólica.
4- Personagens e ambiente característicos.
5- Mistura entre realidade e imaginação.
6- Transmissão cultural e preservação da identidade.
Você conhece algumas lendas? Veja os nomes de lendas famosas.
Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAGGo73AKZw/YweLT01hMB_2diRTu71Pjg/edit?utm_content=DAGGo73AKZw&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 07/06/2024.
Leia o texto a seguir e depois responda às questões:
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGGo73AKZw/YweLT01hMB_2diRTu71Pjg/edit?utm_content=DAGGo73AKZw&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 07/06/2024.
Questão 1
De acordo com o terceiro parágrafo, o Saci-Pererê
(A) tinha uma perna só e usava gorro.
(B) pregava peças, escondia coisas e soltava animais dos currais.
(C) percebia quando alguém estava machucando a natureza.
(D) ajudaria em qualquer tarefa se alguém pegasse seu gorro.
Questão 2
A lenda do Saci-Pererê ensina a importância de
(A) contar histórias.
(B) proteger nosso meio ambiente.
(C) caçar animais.
(D) plantar árvores frutíferas.
Questão 3
Quando o Saci-Pererê percebia que alguém estava machucando a natureza, ele
(A) aparecia para assustar os malfeitores e proteger seu lar.
(B) fazia travessuras que deixavam as pessoas da região confusas e, muitas vezes, rindo das brincadeiras.
(C) ficava obediente e ajudava em qualquer tarefa.
(D) soltava os animais dos currais e fazia redemoinhos.
Questão 4
Qual é a importância das lendas para a preservação da cultura de um povo?
Questão 5
Como você reescreveria uma lenda para torná-la mais relevante para o mundo moderno? É a sua vez de recontar.
- Escolha uma lenda e proponha mudanças que poderiam torná-la mais atrativa e significativa para as pessoas hoje em dia. Escreva sua nova lenda usando a criatividade.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGC31ox_Q8/Dv97bTvuA9QWiIox4Y4ydg/edit?utm_content=DAGC31ox_Q8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 07/06/2024.
Saiba mais!
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGGo73AKZw/YweLT01hMB_2diRTu71Pjg/edit?utm_content=DAGGo73AKZw&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 07/06/2024.
Disponível em: https://youtu.be/GBN25uuMFfo?si=kLcUVL-nYGht5qiq > Acesso em 07/06/2024.
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. (GO-EF35LP38) Produzir narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, e a construção do discurso direto e indireto. (EF35LP26-A) Compreender, de forma lúdica, que a escrita de uma narrativa ficcional consiste no relato de acontecimentos imaginários: contos, mitos, inclusive do folclore goiano.(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados às imagens e atentar-se à estrutura textual. (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 03/06/2024. GOIÁS. Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 2º bimestre. SME- SUPPED, 2024. 17 p. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Ligados.com: língua portuguesa 5º ano. São Paulo: Saraiva, 2015. |