You are currently viewing Ciências da Natureza – Analisando os hábitos alimentares de crianças e jovens

Ciências da Natureza – Analisando os hábitos alimentares de crianças e jovens

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Um Guia Completo para Analisar os Hábitos Alimentares de Crianças e Jovens

A alimentação na infância e adolescência é fundamental para o desenvolvimento físico, mental e social. Neste guia, vamos analisar os hábitos alimentares de crianças e jovens, explorando tipos e quantidades de alimentos ingeridos, a importância da atividade física e como prevenir distúrbios nutricionais como obesidade, desnutrição e subnutrição.

1. Compreendendo os Hábitos Alimentares:

Tipos de Alimentos:

• Alimentos Energéticos: arroz, feijão, pães, massas, batata e outros fornecem energia para o corpo funcionar.
  • Alimentos Construtores: carnes, leite, ovos, leguminosas e oleaginosas auxiliam na construção e reparo dos tecidos.
  • Alimentos Protetores: frutas, verduras e legumes fornecem vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Quantidade Recomendada:

• A quantidade ideal varia de acordo com idade, sexo, nível de atividade física e estado de saúde.
  • Consulte um nutricionista para obter orientação individualizada.
  • Em geral, recomenda-se consumir variedade de alimentos de todos os grupos, respeitando as porções adequadas.

2. Atividade Física: Essencial para o Crescimento Saudável:

A prática regular de atividade física é fundamental para:

• Controlar o peso corporal
  • Fortalecer ossos e músculos
  • Melhorar o condicionamento físico e a qualidade do sono
  • Reduzir o risco de doenças crônicas
  • Promover o bem-estar e a qualidade de vida
  • A OMS recomenda que crianças e jovens pratiquem pelo menos 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa por dia.
  • As atividades podem ser variadas e prazerosas, como brincadeiras, esportes, dança, natação, andar de bicicleta e outras.

3. Distúrbios Nutricionais: Prevenção e Conscientização:

Obesidade:

• Doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.
  • Pode causar diversos problemas de saúde.
  • Fatores como alimentação inadequada, sedentarismo e genética podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade.
  • Sintomas: excesso de peso corporal, acúmulo de gordura corporal, dificuldade para respirar, cansaço fácil, dores nas articulações, baixa autoestima.
  • Prevenção: adotar uma alimentação saudável e balanceada, praticar atividade física regularmente, dormir bem, controlar o estresse e consultar um médico ou nutricionista.

Converse com seus familiares sobre a importância da alimentação saudável.

Juntos, planejem cardápios nutritivos e saborosos para o dia a dia.

OBSERVE A IMAGEM PARA RESPONDER AS QUESTÕES

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Os três tipos de alimentos essenciais mencionados no guia para o desenvolvimento físico, mental e social de crianças e jovens são os

(A) alimentos energéticos, alimentos construtores, alimentos protetores.

(B) alimentos energéticos, alimentos funcionais, alimentos protetores.

(C) alimentos construtores, alimentos funcionais, alimentos protetores.

(D) alimentos energéticos, alimentos construtores, alimentos reguladores.

QUESTÃO 2

De acordo com o guia, a quantidade mínima de atividade física recomendada pela OMS para crianças e jovens por dia é de

(A) 30 minutos de intensidade moderada a vigorosa.

(B) 45 minutos de intensidade moderada a vigorosa.

(C) 60 minutos de intensidade moderada a vigorosa.

(D) 90 minutos de intensidade moderada a vigorosa.

QUESTÃO 3

Analise sua rotina:

QUESTÃO 4

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF05CI09-B) Analisar os hábitos alimentares entre crianças e jovens, como tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física e discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (obesidade, desnutrição, subnutrição).

Referência (s):10 planos de aula sobre Hábitos alimentares. Nova Escola, 2024. Disponível em: < https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/ciencias/sequencia/habitos-alimentares/319>. Acesso em: 22, abr. 2024.

Atividades Físicas. Escola Kids UOL, 2024. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/atividades-fisicas.htm#:~:text=Jogar%20bola%2C%20nata%C3%A7%C3%A3o%2C%20jud%C3%B4%2C,intelectual%20e%20gasto%20de%20energia.>. Acesso em: 22, abr. 2024.

BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

GONÇALVES, Danielle Assis Borges. Como sou inÚTIL: como enfrentar a depressão persistente e outros transtornos que afetam a aprendizagem. 1 ed. Goiânia: Editora Kelps, 2022.

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).