You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Ciclos da Matéria e Energia: Desvendando os Segredos da Vida na Terra

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Ciclos da Matéria e Energia: Desvendando os Segredos da Vida na Terra

Imagine um concerto grandioso onde diferentes instrumentos, a matéria e a energia, se harmonizam em uma sinfonia natural. Cada nota, cada instrumento, representa um elemento importante para a vida na Terra. Os ciclos da matéria e da energia, como essa sinfonia, garantem o ritmo constante da vida em nosso planeta.

A matéria, como a água que flui pelos rios e nutre as plantas, ou o carbono que se transforma nas folhas das árvores e nos ossos dos animais, não se cria nem se destrói. Ela apenas muda de forma em um ciclo contínuo, se movendo entre diferentes compartimentos do meio ambiente. A água, por exemplo, evapora dos oceanos, sobe para a atmosfera, se condensa em nuvens e retorna à Terra como chuva, irrigando o solo e alimentando os rios. O carbono, presente na matéria orgânica, é decomposto por microrganismos e retorna à atmosfera como CO2, reiniciando o ciclo.

A energia, por outro lado, flui em apenas um sentido: do Sol, fonte primária de energia, para os seres vivos e, finalmente, se dissipa no ambiente como calor. Essa correnteza impulsiona a vida na Terra. As plantas, através da fotossíntese, captam a energia solar e a transformam em energia química armazenada em seus tecidos. Essa energia é então transferida para os animais que se alimentam das plantas, e assim por diante, em uma cadeia alimentar complexa.

Os microrganismos, seres vivos minúsculos como bactérias e fungos, desempenham um papel importante nos ciclos da matéria e da energia. Eles garantem que a matéria e a energia continuem fluindo e se transformando. São os principais responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, devolvendo nutrientes ao solo e à água, e pela reciclagem de elementos químicos essenciais para a vida, como carbono, nitrogênio e fósforo.

O equilíbrio dos ciclos da matéria e da energia é fundamental para a vida na Terra. As atividades humanas, como o desmatamento, a agricultura intensiva e o uso excessivo de combustíveis fósseis, podem interferir nesses ciclos, levando a problemas como o aquecimento global, a poluição da água e do ar e a perda de biodiversidade. É como se instrumentos da sinfonia natural estivessem desafinados, ameaçando a harmonia da vida.

É fundamental que adotemos medidas para conservar o meio ambiente e proteger os ciclos da matéria e da energia. Isso inclui reduzir o consumo de recursos naturais, reciclar materiais, utilizar fontes de energia renováveis e proteger a biodiversidade. É como afinar os instrumentos da sinfonia natural, garantindo que a música da vida continue a tocar em perfeita harmonia.

As ações que tomarmos hoje determinarão o futuro dos ciclos da matéria e da energia. Ao agirmos de forma responsável e sustentável, podemos garantir que esses ciclos continuem a funcionar de forma equilibrada, proporcionando a vida na Terra para as próximas gerações. É como compor uma nova melodia para a sinfonia da vida, uma melodia que celebre a harmonia entre o homem e a natureza.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Segundo o texto, o elemento químico que é essencial para a fotossíntese e é absorvido pelas plantas da atmosfera é o

(A) Oxigênio.

(B) Nitrogênio.

(C) Carbono.

(D) Fósforo.

QUESTÃO 2

Podemos encontrar os microrganismos que desempenham um papel crucial na decomposição da matéria orgânica

(A) apenas em ambientes com alta temperatura e pouca oxigenação.

(B) apenas em ambientes com baixa temperatura e alta oxigenação.

(C) tanto em ambientes com alta temperatura e pouca oxigenação quanto em ambientes com baixa temperatura e alta oxigenação.

(D) apenas em ambientes aquáticos.

QUESTÃO 3

Descreva os principais processos do ciclo do nitrogênio e explique como os microrganismos contribuem para esse ciclo.

QUESTÃO 4

Ilustre como as atividades humanas podem interferir no ciclo do carbono e demonstrando as consequências dessas interferências.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.
Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI05-A) Identificar e descrever os ciclos da matéria e da energia, reconhecendo a participação dos microrganismos.
Referência (s):Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

Fluxo de Energia. FIO CRUZ, 2024. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/fluxo-energia.htm>. Acesso em: 04, jun. 2024.

Matéria e Energia, Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/materia-e-energia.htm>. Acesso em: 04, jun. 2024.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)