ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Ciclos da Matéria e Energia: Desvendando os Segredos da Vida na Terra
Imagine um concerto grandioso onde diferentes instrumentos, a matéria e a energia, se harmonizam em uma sinfonia natural. Cada nota, cada instrumento, representa um elemento importante para a vida na Terra. Os ciclos da matéria e da energia, como essa sinfonia, garantem o ritmo constante da vida em nosso planeta.
A matéria, como a água que flui pelos rios e nutre as plantas, ou o carbono que se transforma nas folhas das árvores e nos ossos dos animais, não se cria nem se destrói. Ela apenas muda de forma em um ciclo contínuo, se movendo entre diferentes compartimentos do meio ambiente. A água, por exemplo, evapora dos oceanos, sobe para a atmosfera, se condensa em nuvens e retorna à Terra como chuva, irrigando o solo e alimentando os rios. O carbono, presente na matéria orgânica, é decomposto por microrganismos e retorna à atmosfera como CO2, reiniciando o ciclo.
A energia, por outro lado, flui em apenas um sentido: do Sol, fonte primária de energia, para os seres vivos e, finalmente, se dissipa no ambiente como calor. Essa correnteza impulsiona a vida na Terra. As plantas, através da fotossíntese, captam a energia solar e a transformam em energia química armazenada em seus tecidos. Essa energia é então transferida para os animais que se alimentam das plantas, e assim por diante, em uma cadeia alimentar complexa.
Os microrganismos, seres vivos minúsculos como bactérias e fungos, desempenham um papel importante nos ciclos da matéria e da energia. Eles garantem que a matéria e a energia continuem fluindo e se transformando. São os principais responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, devolvendo nutrientes ao solo e à água, e pela reciclagem de elementos químicos essenciais para a vida, como carbono, nitrogênio e fósforo.
O equilíbrio dos ciclos da matéria e da energia é fundamental para a vida na Terra. As atividades humanas, como o desmatamento, a agricultura intensiva e o uso excessivo de combustíveis fósseis, podem interferir nesses ciclos, levando a problemas como o aquecimento global, a poluição da água e do ar e a perda de biodiversidade. É como se instrumentos da sinfonia natural estivessem desafinados, ameaçando a harmonia da vida.
É fundamental que adotemos medidas para conservar o meio ambiente e proteger os ciclos da matéria e da energia. Isso inclui reduzir o consumo de recursos naturais, reciclar materiais, utilizar fontes de energia renováveis e proteger a biodiversidade. É como afinar os instrumentos da sinfonia natural, garantindo que a música da vida continue a tocar em perfeita harmonia.
As ações que tomarmos hoje determinarão o futuro dos ciclos da matéria e da energia. Ao agirmos de forma responsável e sustentável, podemos garantir que esses ciclos continuem a funcionar de forma equilibrada, proporcionando a vida na Terra para as próximas gerações. É como compor uma nova melodia para a sinfonia da vida, uma melodia que celebre a harmonia entre o homem e a natureza.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Segundo o texto, o elemento químico que é essencial para a fotossíntese e é absorvido pelas plantas da atmosfera é o
(A) Oxigênio.
(B) Nitrogênio.
(C) Carbono.
(D) Fósforo.
QUESTÃO 2
Podemos encontrar os microrganismos que desempenham um papel crucial na decomposição da matéria orgânica
(A) apenas em ambientes com alta temperatura e pouca oxigenação.
(B) apenas em ambientes com baixa temperatura e alta oxigenação.
(C) tanto em ambientes com alta temperatura e pouca oxigenação quanto em ambientes com baixa temperatura e alta oxigenação.
(D) apenas em ambientes aquáticos.
QUESTÃO 3
Descreva os principais processos do ciclo do nitrogênio e explique como os microrganismos contribuem para esse ciclo.
QUESTÃO 4
Ilustre como as atividades humanas podem interferir no ciclo do carbono e demonstrando as consequências dessas interferências.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduada em: – Pedagogia e graduanda em Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF04CI05-A) Identificar e descrever os ciclos da matéria e da energia, reconhecendo a participação dos microrganismos. |
Referência (s): | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. Fluxo de Energia. FIO CRUZ, 2024. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/fluxo-energia.htm>. Acesso em: 04, jun. 2024. Matéria e Energia, Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/materia-e-energia.htm>. Acesso em: 04, jun. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |