ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OLÁ, CRIANÇA! VOCÊ SABIA QUE JOGAR O LIXO NO LUGAR CERTO AJUDA A DEIXAR NOSSO MUNDO MAIS BONITO E SAUDÁVEL? VAMOS APRENDER JUNTOS COMO FAZER ISSO NA ESCOLA, EM CASA, NO NOSSO BAIRRO E NA NOSSA CIDADE!
1. NA ESCOLA – NA ESCOLA, É IMPORTANTE JOGAR O LIXO NAS LIXEIRAS CORRETAS. SABIA QUE TEMOS LIXEIRAS DE CORES DIFERENTES PARA TIPOS DIFERENTES DE LIXO?
PAPEL: JOGUE NA LIXEIRA AZUL.
PLÁSTICO: JOGUE NA LIXEIRA VERMELHA.
VIDRO: JOGUE NA LIXEIRA VERDE.
METAL: JOGUE NA LIXEIRA AMARELA.
LIXO ORGÂNICO: JOGUE NA LIXEIRA MARROM (RESTOS DE COMIDA, POR EXEMPLO).
DESSA FORMA, AJUDAMOS A RECICLAR E A MANTER A ESCOLA LIMPINHA!
2. EM CASA – EM CASA, PODEMOS SEPARAR O LIXO TAMBÉM. PAPAI E MAMÃE PODEM AJUDAR VOCÊ A COLOCAR O LIXO NO LUGAR CERTO. ALÉM DISSO, PODEMOS:
REUTILIZAR: USAR POTES E SACOLAS VÁRIAS VEZES.
REDUZIR: EVITAR COMPRAR COISAS QUE NÃO PRECISAMOS, PARA NÃO GERAR MUITO LIXO.
3. NO BAIRRO – NO NOSSO BAIRRO, É IMPORTANTE NÃO JOGAR LIXO NAS RUAS. QUANDO VEMOS UMA LIXEIRA, COLOCAMOS O LIXO DENTRO DELA. ASSIM, EVITAMOS QUE O LIXO VÁ PARAR NOS RIOS E PARQUES, MANTENDO NOSSO BAIRRO LIMPINHO E SAUDÁVEL.
4. NA CIDADE – NA NOSSA CIDADE, TEMOS LUGARES ESPECIAIS PARA LEVAR O LIXO, COMO PONTOS DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM. PODEMOS TAMBÉM PARTICIPAR DE CAMPANHAS DE LIMPEZA E AJUDAR A PLANTAR ÁRVORES.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE?
CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE: QUANDO CUIDAMOS DO LIXO, AJUDAMOS A PROTEGER A NATUREZA. AS ÁRVORES, OS ANIMAIS E OS RIOS FICAM MAIS SAUDÁVEIS.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS: JOGAR LIXO NO LUGAR CERTO EVITA A PROLIFERAÇÃO DE MOSQUITOS, RATOS E OUTROS BICHINHOS QUE PODEM CAUSAR DOENÇAS.
VAMOS TODOS JUNTOS CUIDAR DO NOSSO MUNDO, JOGANDO O LIXO NO LUGAR CERTO E SEMPRE PENSANDO NO QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR A NATUREZA!
SUGESTÃO DE LEITURA
BUCHWEITZ, Donaldo. As cores da reciclagem. São Paulo: Ciranda Cultural, 2022.
VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
VAMOS FAZER UMA LISTA DE ATITUDES QUE PODEMOS TER EM CASA PARA SEPARAR O LIXO.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA LIXO?
(A) 2
(B) 4
(C) 3
(D) 1
QUESTÃO 3
VOCÊ SABE DIZER QUAIS VOGAIS USAMOS PARA ESCREVER A PALAVRA REUTILIZAR?
(A) E – U – I – A
(B) O – E – U – I
(C) I – E – O – A
(D) U – E – A -O
QUESTÃO 4
VOCÊ SABE QUAL A LETRA QUE ESTÁ FALTANDO NA PALAVRA NATU____ EZA?
(A) B
(B) R
(C) T
(D) J
QUESTÃO 5
MARQUE A COR DA LIXEIRA QUE DEVEMOS JOGAR O PAPEL.
(A) AMARELA
(B) VERMELHA
(C) AZUL
(D) VERDE
QUESTÃO 6
O LIXO ORGÂNICO É?
(A) RESTOS DE ALIMENTOS
(B) PLÁSTICO
(C) METAL
(D) VIDRO
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
HABILIDADES: | (EF01CI06) SELECIONAR EXEMPLOS DE COMO A SUCESSÃO DE DIAS E NOITES ORIENTA O RITMO DE ATIVIDADES DIÁRIAS DE SERES HUMANOS E DE OUTROS SERES VIVOS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA BUCHWEITZ, Donaldo. As cores da reciclagem. São Paulo: Ciranda Cultural, 2022. |