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Educação Física – Saltos ornamentais – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem: Juliana Fonseca – Professora de Saltos Ornamentais / Arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Acesso: 06 de junho de 2024.

CONCEITO

Modalidade esportiva aquática da categoria esporte de marca, em que os atletas realizam saltos acrobáticos em uma piscina, a partir de uma plataforma ou trampolim. 

HISTÓRIA

Embora existam registros de saltos em água na Antiguidade, os saltos ornamentais, como os conhecemos hoje, começaram a se desenvolver de maneira mais estruturada na Europa no século XVIII e XIX.

A Alemanha é frequentemente citada como o berço dos saltos ornamentais modernos. No final do século XVIII, ginastas alemães começaram a praticar saltos em água como parte de seus treinos de ginástica.

A Suécia também teve um papel importante no desenvolvimento dos saltos ornamentais, com a criação de trampolins e plataformas que permitiram saltos mais complexos.

PRIMEIRAS COMPETIÇÕES

O primeiro clube de mergulho foi fundado na Alemanha e as primeiras competições organizadas começaram a ocorrer.

SALTOS ORNAMENTAIS NAS OLIMPÍADAS

Em 1904, os saltos ornamentais foram incluídos nos Jogos Olímpicos de St. Louis na Inglaterra, embora inicialmente apenas para homens.

Naquela época, havia apenas 02 modalidades: salto de plataforma para homens e salto de distância, uma modalidade que foi descontinuada posteriormente.

Em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, foram introduzidas novas modalidades, incluindo o salto do trampolim, solidificando a presença dos saltos ornamentais no programa olímpico.

1912: Inclusão de eventos femininos nos Jogos Olímpicos de Estocolmo.

1928: Saltos de plataforma para mulheres foram adicionados nos Jogos Olímpicos de Amsterdã.

EVOLUÇÃO

Regras e Técnicas: Ao longo do tempo, as regras dos saltos ornamentais foram refinadas, com a introdução de diferentes categorias de saltos, como trampolim de 01 metro, trampolim de 03 metros e plataforma de 10 metros.

Organizações: A FINA (Federação Internacional de Natação) foi fundada em 1908 e se tornou a principal organização reguladora dos saltos ornamentais e de outros esportes aquáticos.

POPULARIDADE

A prática de saltar em água por prazer ou exibição começou a ganhar popularidade na Europa, especialmente na Alemanha e na Suécia.

Influência da Ginástica: A origem dos saltos ornamentais está profundamente ligada à ginástica. Muitos dos primeiros saltadores eram ginastas que transferiram suas habilidades para a água.

Globalização: O esporte ganhou popularidade mundialmente, com países como China, Estados Unidos e Rússia se destacando em competições internacionais.

TÉCNICAS

Início Simples: Nos primeiros anos, os saltos ornamentais eram relativamente simples, com ênfase em saltos básicos e pouca variedade de manobras.

Complexidade Crescente: Com o tempo, os saltadores começaram a incorporar manobras mais complexas, como saltos mortais múltiplos e giros. A técnica refinada, incluindo o controle corporal e a precisão, tornou-se crucial para realizar saltos com alto grau de dificuldade.

Especialização: Os atletas passaram a se especializar em modalidades específicas (trampolim ou plataforma), desenvolvendo técnicas específicas para maximizar o desempenho em cada uma.

PERFORMANCE

Treinamento Intensivo: O treinamento dos saltadores tornou-se mais rigoroso e estruturado, incorporando elementos de ginástica, acrobacia e condicionamento físico avançado. Programas de treinamento especializados e a análise detalhada dos saltos contribuíram para melhorar a performance.

Tecnologia e Equipamentos: O desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, como trampolins mais avançados e plataformas projetadas para maior segurança e eficiência, permitiu que os atletas alcançassem alturas e desempenhos superiores.

Regulamentações: Mudanças nas regulamentações e nos critérios de julgamento pela FINA (Federação Internacional de Natação) influenciaram a forma como os saltos são executados e avaliados. A padronização das competições ajudou a elevar o nível técnico dos saltadores.

Os saltos ornamentais hoje são uma modalidade que combina elementos de arte, atletismo e técnica, e continuam a evoluir com novos talentos e técnicas inovadoras.


QUESTÃO 01

Acredita-se que os saltos ornamentais tiveram origem

(A) nos Estados Unidos.

(B) na Alemanha.

(C) na Suíça.

(D) no Reino Unido.

QUESTÃO 02

O Esporte que inspirou a criação dos saltos ornamentais refere-se

(A) ao remo.

(B) a canoagem.

(C) a ginástica.

(D) ao polo aquático.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Qual foi o papel da ginástica no desenvolvimento dos saltos ornamentais como esporte?

b) Em que ano e em qual edição das Olimpíadas os saltos ornamentais foram introduzidos?

QUESTÃO 04

Responda:

a) Quais foram algumas das principais mudanças nas regras e técnicas dos saltos ornamentais desde sua origem até os dias atuais?

b) Discorra sobre a evolução dos saltos ornamentais, destacando as principais mudanças nas técnicas e na performance dos atletas ao longo dos anos.

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico – culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.