O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
Os indicadores socioeconômicos do Brasil.
Você sabia?
Vocês sabiam que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma instituição federal brasileira responsável por produzir e disseminar informações estatísticas, geográficas e cartográficas sobre o território nacional e sua população?
O IBGE foi fundado em 1934 e tem como missão fornecer dados confiáveis e precisos que auxiliem na compreensão e no desenvolvimento do Brasil.
Suas principais atribuições incluem realizar censos demográficos, econômicos e agropecuários, a produção de indicadores sociais, econômicos e ambientais, a elaboração de mapas e informações geográficas, além de estudos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento.
O IBGE desempenha um papel fundamental na formulação de políticas públicas, no planejamento estratégico, no acompanhamento de tendências socioeconômicas e na tomada de decisões tanto no âmbito governamental quanto no setor privado. Seus dados são amplamente utilizados por pesquisadores, empresas, organizações da sociedade civil e pela população em geral para análises, estudos acadêmicos, elaboração de projetos e tomada de decisões em diferentes áreas.
Por meio de suas atividades, o IBGE contribui para o desenvolvimento sustentável do Brasil, promovendo o conhecimento e a compreensão da realidade do país, suas diversidades regionais e suas potencialidades.
Imagem disponível em: https://www.ibge.gov.br/ > Acesso em 17/05/2024.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Hoje vamos explorar o censo brasileiro de forma divertida e educativa.
Passo 1- Vamos começar entendendo o que é um censo e por que ele é importante para o país.
Passo 2 – Em grupos, vocês vão explorar o site do IBGE em busca de informações sobre o último censo realizado no Brasil. Sugiro que acessem o seguinte endereço: https://educa.ibge.gov.br/
Passo 3 – Depois, vamos discutir juntos o que vocês descobriram e como esses dados afetam a vida cotidiana e as políticas do nosso país.
Passo 4 – Como desafio, cada grupo vai criar um projeto usando os dados do censo para resolver um problema real da sociedade brasileira. Como exemplo posso citar a diferença de habitantes por Estado, sendo que São Paulo é um Estado pequeno com maior número populacional, enquanto Estados grandes como Amazonas, Tocantins e Mato Grosso do Sul tem um número populacional menor. Como resolver a questão de melhor distribuição populacional?
Passo 5 – Apresentem suas propostas para os outros grupos e vamos trocar ideias para encontrar soluções criativas.
Habilidades: | Componente: Geografia (EF07GE04-A) Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e de idade nas regiões brasileiras. (EF08GE03-A) Analisar e relacionar os indicadores socioeconômicos brasileiros, como perfil etário, gênero, crescimento vegetativo e mobilidade espacial, com a dinâmica demográfica atual. Componente: Ciências da Natureza (EF07CI09-A) Identificar e interpretar as condições de saúde da comunidade local com base na análise e na comparação de indicadores de saúde, como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras, bem como nos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida. |