Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
BRINCANDO NO TEMPO
OLÁ ESTUDANTE!
FAÇA A LEITURA DO POEMA:
ANTIGAMENTE, AS CRIANÇAS SE DIVERTIAM DE FORMA BEM DIFERENTE. SEM OS BRINQUEDOS ELETRÔNICOS E A TECNOLOGIA DE HOJE, ELAS USAVAM MAIS IMAGINAÇÃO E RECURSOS SIMPLES PARA CRIAR SUAS BRINCADEIRAS.
AMARELINHA, PIÃO, BOLHAS DE SABÃO, ESCONDE-ESCONDE, PULAR CORDA, RODAS, ERAM AS BRINCADEIRAS MAIS COMUNS.
HOJE EM DIA, TEMOS NOVAS MANEIRAS DE BRINCAR, GRAÇAS À TECNOLOGIA E AOS BRINQUEDOS MODERNOS.
AS BRINCADEIRAS ATUAIS MAIS COMUNS SÃO: JOGOS DE TABULEIRO, VIDEOGAMES, BRINCADEIRAS COM TABLETS E CELULARES, BONECOS MODERNOS, BRINCADEIRAS COM FANTASIAS, ESPORTES, BRINCADEIRAS EM PARQUES E BRINQUEDOS INFLÁVEIS.
EMBORA ALGUMAS BRINCADEIRAS TENHAM MUDADO, BRINCAR É SEMPRE DIVERTIDO, SEJA COMO ANTIGAMENTE OU COM AS NOVIDADES DE HOJE.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
FAÇA A LEITURA DO POEMA:
A) COMO O POEMA SUGERE QUE AS BRINCADEIRAS MUDARAM AO LONGO DO TEMPO?
B) COMO O POEMA DESCREVE A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA VIDA DAS CRIANÇAS?
QUESTÃO 2
UMA BRINCADEIRA ATUAL MUITO COMUM É
(A) AMARELINHA.
(B) BRINCADEIRA DE RODA.
(C) BRINQUEDOS INFLÁVEIS.
(D) PIÃO.
QUESTÃO 3
UMA BRINCADEIRA COMUM NO PASSADO É
(A) JOGOS ELETRÔNICOS.
(B) PULAR CORDA.
(C) BRINCADEIRAS COM TABLETS.
(D) BONECAS QUE FALAM.
QUESTÃO 4
QUAL É A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA? ESCREVA COMO SE BRINCA:
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado. (GO-EF02HI05-B) Reconhecer e valorizar seu pertencimento como sujeito, os marcos de memória de sua comunidade, reconhecendo a diversidade etnicorracial, cultural e religiosa, na construção da sua identidade. (GO-EF02HI06) Identificar e organizar,temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante,ao mesmo tempo e depois). (EF02HI06-A) Manusear objetos e documentos da vida cotidiana de forma temporal usando noções relacionadas ao tempo. (GO-EF02HI06-B) Identificar e compreender os fatos da vida cotidiana, rotina diária e semanal, organizando-os temporalmente, usando material concreto, imagens, relacionando-as ao tempo: antes, durante, ao mesmo tempo e depois. (EF02HI07-A) Identificar marcadores do tempo presentes na família, escola e comunidade. (EF02HI07-B) Manipular diferentes marcadores atuais do tempo, existentes e utilizáveis em seu cotidiano. (EF02HI07-C) Utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |