Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Mapas
Os mapas são representações da realidade em tamanho reduzido, ainda que às vezes passam despercebidos, utilizamos os mapas com frequência para realizar atividade cotidianas. Ao longo da história o desenvolvimento da cartografia foi fundamental para expansão marítima europeia, como também para representação do território de diversos povos.
A cartografia é a ciência responsável pela representação gráfica do nosso planeta. Utilizando símbolos, cores e linhas apresenta as características de uma região como relevo, vegetação, população, aspectos econômicos, clima, hidrografia, dentre outros.
Ainda que existam registros milenares dos seres humanos representando territórios em desenhos rupestres, há aproximadamente 20 mil anos a.C, os mapas mais sofisticados surgem com os gregos por volta do século VI a.C. Atualmente os avanços tecnológicos permitiram que os mapas sejam mais acessíveis e sua construção pode ser colaborativa contando com a participação de vários usuários.
Por meio de aplicativos para smartphones ou por sites, manuseamos mapas presentes no Google Maps, Waze, Uber, 99 Pop, Ifood, RMTC – Goiânia, dentre outros. Algumas ferramentas como o Waze e Google Maps, nos permitem adicionar informações aos mapas que vão ser visíveis a todos os usuários. Por exemplo, se você é dono de um comércio, você pode sinalizar o seu comércio nesse mapa e até mesmo adicionar uma pequena descrição da sua atividade, os seus clientes podem avaliar o seu serviço e escrever comentários sobre a experiência que tiveram no seu estabelecimento.
O que diferencia os mapas das imagens, fotos ou figuras são os elementos dos mapas. Esses elementos nos permitem definir se alguma imagem é realmente um mapa, os elementos do mapa são: Título, Legenda, Fonte, Escala, Orientação e Coordenadas Geográficas.
No título do mapa encontramos informações como o tema e o espaço que está sendo representado no mapa. As legendas apresentam o significado das cores e símbolos presentes no mapa, o que auxilia na leitura das informações do mapa.
As escalas representam quantas vezes a realidade foi reduzida para ser representada no mapa, já na fonte identificamos os responsáveis pela elaboração do mapa. A rosa dos ventos aponta o norte do mapa, o que nos auxilia na orientação junto às coordenadas geográficas (latitude e longitude).
QUESTÃO 1
O mapa do Brasil presente na imagem apresenta
(A) a divisão político-administrativa do Brasil.
(B) o relevo brasileiro.
(C) o clima brasileiro.
(D) as características econômicas do Brasil.
QUESTÃO 2
O que são mapas? Cite exemplos de como podemos utilizar os mapas no nosso cotidiano.
QUESTÃO 3
Os mapas são formados por diversos elementos, entre eles a legenda que
(A) apresenta quantas vezes a realidade foi reduzida para ser representada no mapa.
(B) auxilia na leitura do mapa, apresentando o significado das cores e símbolos presentes no mapa.
(c) indica os responsáveis pela elaboração do mapa.
(D) permite a localização exata de um ponto no espaço geográfico representado.
QUESTÃO 4
O que diferencia as imagens dos mapas, são os elementos do mapa. Sabendo disso, escreva quais são os elementos do mapa.
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0413) Utilizar as diferentes formas de representação cartográfica para expressar os elementos do cotidiano |
Referências | ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. FARIAS, P. S. C. A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 28 de maio de 2024. |