Será que micróbios são só os seres que causam prejuízo a saúde humana? O que você acha? E microrganismos, você sabe o que são eles? Veja o vídeo e entenda mais sobre esses seres vivos.
(“OMS: Cinco chaves para uma alimentação mais segura”, World Health Organization (WHO) – Youtube)
Então, agora consegue responder a pergunta por que uma pessoa passa mal quando ingere um alimento contaminado?
No vídeo você aprendeu que existem microrganismos patológicos e outros que não alteram a qualidade do alimento.
Para verificar essa afirmação que presente no vídeo, faça duas experiências e aprenda mais sobre microrganismos.
Faça no seu caderno uma tabela igual a que está desenhada abaixo e anote suas observações.
Para fazer as experiências você vai precisar de: leite, 2 vidros com tampa, papel, caneta, pão e saco plástico.
Experiência 1:
- Coloque um pouco do leite e distribua em dois vidros;
- Coloque o vidro 1 na geladeira, com tampa e identificação;
- Coloque o vidro 2 em cima de algum móvel da cozinha, com tampa e identificado;
- Observe durante sete dias as transformações que vão acontecendo nos dois vidros e registre na tabela: mudanças na cor, cheiro, consistência.
A modificação do leite que esteve fora da geladeira ocorreu devido a presença das bactérias, que se alimentaram dos nutrientes do leite, em temperatura ideal para sua proliferação e produziu ácido lático, quebrando as moléculas do leite e alterando sua constituição.
Já o leite guardado na geladeira não propiciou a atividade das bactérias, devido à baixa temperatura que causa baixa atividade desses microrganismos.
Esse tipo de alteração do leite é um exemplo da ação de bactérias que modificam o alimento, mas não são patogênicos. Esse é o tipo de processo que se utiliza na produção de queijos e laticínios.
Experiência 2:
- Coloque um pedaço de pão em um saco plástico;
- Observe durante sete dias e registre na tabela as transformações ocorridas;
A modificação do pão se deu pela presença de outro tipo de microrganismos, os fungos. Com a temperatura ideal para sua atividade e em contato com os nutrientes do pão, os fungos proliferaram alterando o aspecto do pão. Assista ao vídeo a seguir e entenda melhor a existência dos fungos.
(“Pão bolorento, CHCnaTV, Youtube).
Essa experiência demonstra como os fungos modificam o alimento e o torna inadequado ao consumo.
Agora você já sabe que existem microrganismos que são importantes para nossa vida e existem aqueles que são responsáveis por várias doenças.
Leia os quadrinhos abaixo e aprenda outras formas de evitar doenças.
(“Turma da Mônica- Alimentos Saudáveis”- Maurício de Souza- e-book)
Você imaginava ser preciso tantos cuidados com os alimentos e que sua saúde e de sua família pode estar ameaçada ao não adotarem hábitos de higiene e cuidados com os alimentos?
Agora, escreva em seu caderno uma carta argumentativa. Siga as orientações abaixo.
- Estude as informações dadas a seguir sobre a estrutura e os elementos do gênero textual carta antes de escrever a sua. Acesse o link abaixo, leia o texto do link e verifique a estrutura de uma carta .https://www.gramatica.net.br/tipos-de-texto/carta/
- Faça em ser caderno uma síntese (resumo) explicando cada um dos elementos que compõem uma carta.
- Encontre no texto o item “Elementos da carta”, leia as características do tipo de escrita utilizada em uma carta. Continue suas anotações em seu caderno e também faça uma síntese acerca das características próprias da escrita de uma carta.
- Leia o item “Carta argumentativa” e entenda as característas que tornarão sua carta um texto argumentativo.
- Destinatário: sua professora ou professor (guarde bem essa carta para entrega-la no retorno das aulas presenciais);
- Assunto: informar os hábitos de higiene e cuidados com os alimentos que você e sua família adotaram após aprender os conhecimentos dessa atividade. Se vocês já tinha os hábitos e cuidados apresentados nessa atividade conte o que você aprendeu que justifica essa forma cuidar dos alimentos e dos hábitos de higiene da sua família.
Planeje bem o seu texto, não esqueça que ele deve ter pelo menos três parágrafos, depois leia o texto e verifique se as palavras estão escritas corretamente. Se não estiver, corrija com ajuda do dicionário.
Para finalizar a atividade de hoje, aproveite para aprofundar seus conhecimentos na revista abaixo outras informações sobre diferentes seres vivos.
https://capes.cienciahoje.org.br/viewer/?file=/revistas/pdf/chc_165.pdf
(“Lombrigas e companhia”- Revista Ciência Hoje para Crianças, nº 165, páginas 2 e 3, ano 19).
HABILIDADES | (EF03GE04-A) explicar como os processos naturais e antrópicos atuam na produção e nas mudanças das paisagens.(EF03GE04-B) perceber como a ação antrópica interfere na dinâmica da paisagem do seu município.(EF03GE04-C) conceituar paisagens naturais e antrópicas e identificá-las em seu município. (EF15LP10-C) desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.(EF02LP12) ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade |