You are currently viewing ARTE/ARTES VISUAIS: Criação Artística

ARTE/ARTES VISUAIS: Criação Artística

Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Criação Artística

A criação artística é a manifestação do imaginário humano, que envolve o processo de criação de uma ideia, passando pela experimentação e desenvolvimento, até a realização da obra final. É um processo no qual cada artista busca criar formas de ver e entender o mundo, influenciado por suas experiências pessoais, seu ambiente cultural, suas influências e suas habilidades técnicas.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/1093956 Acesso em 27, mai. 2024.

Artistas e Seus Processos de Criação

Pablo Picasso

Famoso por sua capacidade de reinventar seu estilo e técnica ao longo de sua carreira. Ele foi um dos pioneiros do cubismo, um movimento que desafiou as convenções tradicionais de representação tridimensional. Picasso trabalhava com uma variedade de meios, incluindo pintura, escultura, cerâmica e colagem, sempre explorando novas maneiras de ver e representar o mundo.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/ewolivera/27041812283 Acesso em 27, mai. 2024.

Jackson Pollock

Um dos principais artistas do expressionismo abstrato, desenvolveu uma técnica de pintura revolucionária conhecida como “drip painting” ou “action painting”. O processo de criação de Pollock envolvia derramar, respingar e gotejar tinta sobre a tela, que geralmente era colocada no chão. Esse método permitia uma interação física e dinâmica com a obra, onde os movimentos do corpo do artista eram diretamente traduzidos em formas e padrões abstratos.

Disponível em https://www.deviantart.com/invadertigerstar/art/Jackson-Pollock-Painting-124704490 Acesso em 27, mai. 2024.

Tarsila do Amaral

Seu processo de criação combinava influências europeias, especialmente do cubismo, com elementos da cultura brasileira, resultando em uma estética que ela chamava de “pau-brasil”. Tarsila frequentemente utilizava cores vibrantes e formas simplificadas para representar temas relacionados à cultura, paisagem e folclore do Brasil. Seu trabalho refletia um desejo de criar uma arte genuinamente brasileira, explorando a identidade nacional através de uma linguagem visual moderna.

Disponível em   https://www.flickr.com/photos/palaciodoplanalto/5550815465/in/photolist-9svo3V-QVhoU-VEpa3-QVhFY-QVgkS-QVgJJ-QVh2d-VEqDZ-b4L2Z-2iUy5Yu-JAgqo-o6rY8-bo46sX-PuVKg-p7ih63-5q8M1y-JpSmp-4Tvqmi-PN6BN-2iUCrkT-2iUCpr2-2iUy5gx-2iUCpUB-2iUCq9e-2iUANMP-2iUAPz5-9ryu4C-5r6C8d-2mVA6v7-QPz7u-4W2KPX-4W2LoM-rHQomU-2hVJSi9-4W6Zps-4W2JY6-Hu5DFk-Jgdf3w-5r6C2W-F2JVHy-4BLGug-4W2Kz2-2hVGQWD-2hVNtaw-4W2JJT-Q5WA4-4W6ZFW-4W71pN-2hVGR35-2hVJSpg    Acesso em 27, mai. 2024.

Cândido Portinari

Conhecido por suas pinturas que retratam a vida e as dificuldades do povo brasileiro, especialmente os trabalhadores rurais. Portinari frequentemente pesquisava e observava suas fontes de inspiração diretamente no campo, criando esboços e estudos antes de finalizar suas obras.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dead_Child_by_Portinari.jpg Acesso em 27, mai. 2024.

QUESTÃO 1

O processo de criação “drip painting” ou “action painting” desenvolvido por Jackson Pollock envolvia

(A) aplicação de tinta em camadas finas com um pincel.

(B) criação de obras de arte utilizando esculturas de metal.

(C) derramar, respingar e gotejar tinta sobre a tela.

(D) desenhos com elementos da cultura brasileira.

QUESTÃO 2

Cândido Portinari retratava a vida e as dificuldades do povo brasileiro em suas pinturas

(A) inspirado em fotografias de revistas europeias e brasileiras.

(B) criando esboços dos trabalhadores rurais diretamente no campo.

(C) focando exclusivamente em temas urbanos e industriais.

(D) utilizando técnicas de pintura abstrata e não de figuras humanas.

QUESTÃO 3

O que você entende por criação artística?

QUESTÃO 4

O processo de criação do artista é igual para todos ou cada um tem sua especificidade? Cite o exemplo do processo de criação artística de um artista.

QUESTÃO 5

A imagem abaixo é uma obra do artistaJackson Pollock e representa uma pintura abstrata. Veja como foi pintada.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/rocor/5495763680 Acesso em 27, mai. 2024.

Observe a imagem e reflita. O que você percebe na obra? Você gosta desse tipo de pintura? Qual o sentimento que lhe causa? Se você fosse um artista, faria diferente?

Agora é sua vez!

E você, o que você gostaria de representar?

Pense num tema para fazer sua própria criação artística.

Escolha um suporte para pintura como por exemplo: papel, papelão, tecido, caixa, madeira etc. Selecione algumas tintas com cores diferentes e objetos para serem os pincéis (canudo, garfo, régua, esponja, barbante, dentre outros).

Você pode representar na pintura, um momento de seu cotidiano, observar a natureza ou até mesmo, um parque de diversões. Use a sua criatividade e explore as formas e cores, criando a sua própria produção.

Quando finalizar o trabalho, escreva no papel como foi o processo de criação artística e o que achou da experiência e do resultado final.

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF04AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade.
Referências OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística.  Rio de Janeiro:  Campus, 1990.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Fapesp; Annablume, 1998.