ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O QUE É O RITMO E POR QUE ELE É IMPORTANTE NAS BRINCADEIRAS CANTADAS
OI, PESSOAL! VAMOS FALAR SOBRE O RITMO! O RITMO É COMO O CORAÇÃO DA MÚSICA, QUE BATE E NOS FAZ QUERER DANÇAR E CANTAR. ELE É FORMADO POR UMA SEQUÊNCIA DE SONS E PAUSAS QUE PODEM SER RÁPIDOS, DEVAGAR, CONSTANTES OU MUDAR VÁRIAS VEZES. QUANDO BRINCAMOS DE CANTAR E FAZER MOVIMENTOS JUNTOS, O RITMO NOS AJUDA A MANTER TUDO EM ORDEM E A NOS DIVERTIR AINDA MAIS!
TUDO SE DESENVOLVE A PARTIR DE UM DETERMINADO RITMO, OU SEJA, UMA ESPÉCIE DE CADÊNCIA E SEQUÊNCIA. POR EXEMPLO, OS PERÍODOS DO DIA (MANHÃ, TARDE E NOITE), AS ESTAÇÕES DO ANO, AS FASES DA LUA, AS SEMANAS, MESES E ANOS, ENTRE OUTROS.
QUANDO BRINCAMOS DE “CIRANDA, CIRANDINHA” OU “O CRAVO E A ROSA”, PRECISAMOS SEGUIR UM RITMO CERTO PARA QUE TODOS FAÇAM OS MOVIMENTOS AO MESMO TEMPO. ISSO NÃO SÓ DEIXA A BRINCADEIRA MAIS DIVERTIDA, MAS TAMBÉM NOS AJUDA A MOVER O CORPO DE MANEIRA COORDENADA, COMO UM TIME. ALÉM DISSO, PRESTAR ATENÇÃO AO RITMO NOS AJUDA A MELHORAR A CONCENTRAÇÃO E A MEMÓRIA.
BRINCADEIRAS CANTADAS SÃO ÓTIMAS PARA APRENDER NOVAS PALAVRAS E MELHORAR A FORMA COMO FALAMOS. ELAS TAMBÉM AJUDAM A FORTALECER NOSSO CORPO E A MELHORAR A COORDENAÇÃO. ATIVIDADES COMO BATER PALMAS, PULAR OU MARCHAR NO RITMO DA MÚSICA FAZEM COM QUE NOSSOS MOVIMENTOS FIQUEM MAIS PRECISOS E NOS AJUDAM A CRESCER FORTES E SAUDÁVEIS.
ENTÃO, QUE TAL CANTAR E BRINCAR? O RITMO VAI NOS GUIAR EM UMA JORNADA CHEIA DE APRENDIZADO E DIVERSÃO! VAMOS DEIXAR A MÚSICA NOS ENVOLVER E APROVEITAR TODOS OS BENEFÍCIOS QUE ELA PODE NOS TRAZER!
QUESTÃO 1
QUANDO BRINCAMOS DE CANTAR E FAZER MOVIMENTOS JUNTOS, O RITMO NOS AJUDA A MANTER TUDO EM ORDEM E A NOS DIVERTIR MUITO. EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE É RITMO.
QUESTÃO 2
PENSE EM UMA BRINCADEIRA CANTADA QUE VOCÊ CONHECE E ESCREVA A LETRA DA MÚSICA ABAIXO.
QUESTÃO 3
BRINCADEIRAS CANTADAS COMO “CIRANDA, CIRANDINHA” AJUDAM AS CRIANÇAS A ___________________________________.
(A) CORRER MAIS RÁPIDO.
(B) SEGUIR UM RITMO CERTO.
(C) BRINCAR SOZINHAS.
(D) FICAREM MAIS SILENCIOSAS.
QUESTÃO 4
SEGUIR O RITMO NAS BRINCADEIRAS CANTADAS MELHORA A _______________________ DAS CRIANÇAS.
(A) CAPACIDADE DE LER.
(B) CONCENTRAÇÃO E MEMÓRIA.
(C) HABILIDADE DE COZINHAR.
(D) COMPREENSÃO DA NATUREZA.
Autoria: | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação: | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidades: | (GO-EF02EF11) Vivenciar, identificar e recriar diferentes danças do contexto comunitário e regional, tais como: rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas, respeitando as diferenças individuais. (GO-EF02EF12) Praticar e comparar os elementos constitutivos das danças (fluxo/fluência, livre e controlada, peso, leve e pesado, tempo/ritmo, rápido e lento, espaço, planos/níveis, direções e deslocamentos) do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas. |
Referências: | KISHIMOTO, T.M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes,1993. BNCC – Base Nacional Comum Curricular. DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado. |