You are currently viewing Geografia – Conselhos Municipais

Geografia – Conselhos Municipais

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Fonte da imagem: https://img.freepik.com/fotos-gratis/executivo-empresarial-feminino-dando-um-discurso_107420-63798.jpg

Conselhos Municipais em Goiânia

• O que são Conselhos Municipais?

Conselhos Municipais são grupos de pessoas que ajudam a prefeitura a tomar decisões importantes para a cidade. Esses grupos são formados por moradores e por pessoas que trabalham na prefeitura. Eles são criados por leis e têm o objetivo de ouvir a opinião dos moradores para planejar e executar projetos, como melhorar escolas, hospitais, parques e outros serviços.

Os Conselhos Municipais são canais de participação ativa na comunidade, tornando a cidadania algo real e não apenas um direito.

• Funções dos Conselhos Municipais

Conselho Consultivo: Dá sugestões e opiniões sobre o que pode ser feito na cidade.

Conselho Deliberativo: Decide junto com a prefeitura como gastar o dinheiro da cidade e quais projetos serão realizados.

Conselho Fiscalizador: Acompanha os projetos para ver se estão sendo feitos da forma certa e se o dinheiro está sendo bem utilizado.

• Reuniões dos Conselhos

Os conselheiros se reúnem periodicamente para discutir, planejar e decidir sobre questões importantes para a cidade. É nestas reuniões que podemos participar como cidadãos.

• Quem são os conselheiros?
  • Moradores da Cidade
  • Membros de Associações e ONGs
  • Profissionais como médicos, professores e engenheiros
  • Representantes da Sociedade Civil — cidadãos comuns
  • Representantes do Governo Local: Servidores Públicos e Vereadores
  • Outros Grupos Específicos: Empresários, Comerciantes, Estudantes e Jovens

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Conselhos Municipais são grupos formados por moradores da cidade, pessoas que trabalham na prefeitura e outros cidadãos. Os conselhos são criados por leis, e têm como objetivo

(A) Ouvir a opinião dos moradores e garantir que suas ideias e necessidades sejam consideradas na hora de planejar e executar projetos. Eles também podem propor novos serviços para a cidade, como escolas e hospitais.

(B) Controlar todas as atividades comerciais da cidade, decidindo quais empresas podem operar. Eles também são responsáveis pela fiscalização das leis de trânsito.

(C) Realizar a manutenção de áreas públicas, como praças e parques. Eles também organizam eventos culturais e esportivos na cidade.

(D) Monitorar apenas a área de saúde, sem se envolver em outros setores. Eles garantem que todos os hospitais e clínicas sigam as normas de segurança e higiene.

QUESTÃO 02

Uma das funções dos Conselhos Municipais é dar sugestões e opiniões sobre o que pode ser feito na cidade. Essa função é conhecida como

(A) Conselho Consultivo, onde os membros discutem possíveis melhorias e oferecem conselhos à prefeitura. Eles não têm poder de decisão final, mas suas sugestões são valiosas.

(B) Conselho Deliberativo, que toma todas as decisões finais sem consultar a prefeitura. Eles têm total controle sobre o orçamento e a execução de projetos.

(C) Conselho Executivo, que implementa diretamente os projetos decididos pela prefeitura, sem a necessidade de consulta ou sugestões.

(D) Conselho Administrativo, que cuida apenas das questões financeiras e não se envolve em outras áreas da administração pública.

QUESTÃO 03

Imagine que no seu bairro há um terreno vazio que os moradores gostariam de transformar em um parque. O Conselho Municipal de Política Urbana de Goiânia, está organizando uma reunião para ouvir as ideias da comunidade sobre o que fazer com esse terreno. Sua família decide participar da reunião.

Descreva como você e sua família poderiam contribuir nessa reunião do Conselho Municipal de Política Urbana. O que vocês poderiam sugerir para o uso do terreno? Como suas ideias poderiam ajudar a melhorar o bairro?

QUESTÃO 04

Encontre as palavras no caça-palavras e preencha as lacunas com os corretas:

(A) Os Conselhos Municipais são grupos de __________ que ajudam a prefeitura a tomar __________ importantes para a cidade. Esses conselhos são formados por representantes da sociedade civil e por __________ que trabalham na prefeitura.

(B) Os Conselhos Municipais têm diferentes funções, como dar __________ e __________ sobre o que pode ser feito na cidade. Eles também acompanham os projetos para ver se estão sendo feitos da forma __________ e se o __________ está sendo bem utilizado.

(C) Nas reuniões dos Conselhos Municipais, os __________ se reúnem para discutir e planejar __________ relevantes para a cidade. Além dos moradores, os conselhos podem incluir __________ que trazem conhecimentos técnicos para ajudar nas decisões.

Autoria:Prof. Ma. Amarolina Ribeiro.
Formação:Mestrado em Ensino na Educação Básica — UFG
Licenciatura em Geografia e Pedagogia.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF04GE03-C Conhecer os canais de participação social na gestão do Município, como Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, e sua função democrática.
Referência bibliográfica:CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005.

________. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.