You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Animais em risco de extinção no cerrado

CIÊNCIAS DA NATUREZA – Animais em risco de extinção no cerrado

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Animais em Risco de Extinção no Cerrado

Primeiramente, iremos compreender o que é extinção e Cerrado. Extinção é quando uma espécie de animal ou planta deixa de existir na Terra. Isso pode acontecer por várias razões, muitas delas relacionadas às atividades humanas. E o que é Cerrado? Cerrado é um bioma muito importante do Brasil, cheio de vida e diversidade.

Quais animais do Cerrado que estão em risco de extinção? Alguns são:

• Lobo-guará: maior canídeo da América do Sul. Ele tem pernas longas e uma pelagem alaranjada. A destruição do seu habitat para a agricultura e pecuária é uma grande ameaça.
  • Tamanduá-bandeira: possui uma longa língua que usa para pegar formigas e cupins. A caça e a destruição do seu habitat são grandes problemas para a sua sobrevivência.
  • Onça-pintada: forte e bela, também sofre com a perda de habitat e a caça.

Por que esses animais estão em risco de extinção?

• Quando cortamos árvores e destruímos as matas para construir fazendas, cidades ou estradas, os animais perdem seu lar. No Cerrado, a agricultura é uma das principais causas da destruição do habitat; Produtos químicos usados nas plantações podem poluir rios e solos, afetando a saúde dos animais e das plantas.
  • As mudanças no clima, como aumento da temperatura e alterações nas chuvas, podem tornar o ambiente inadequado para a sobrevivência de muitas espécies.
  • Muitos animais são caçados para serem vendidos como pets ou por suas peles e partes do corpo.

O que pode ser feito para cuidar do nosso planeta para proteger esses animais?

• Não jogar lixo no chão, economizar água e energia, e plantar árvores.
  • Conhecer mais sobre os animais e suas necessidades e compartilhar esse conhecimento com outras pessoas.
  • Visitar e apoiar lugares que protegem os animais e a natureza.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Segundo a autora, uma das principais ameaças ao lobo-guará no Cerrado são os/é a

(A) predadores naturais.

(B) destruição do habitat para a agricultura e pecuária.

(C) falta de alimento.

(D) colecionadores de animais.

QUESTÃO 2

O animal que possui uma longa língua que usa para pegar formigas e cupins é o/a

(A) lobo-guará.

(B) onça-pintada.

(C) tamanduá-bandeira.

(D) arara-azul.

QUESTÃO 3

Descreva uma ação que você e sua família podem tomar para ajudar a preservar o meio ambiente e proteger os animais em risco de extinção.

QUESTÃO 4

Localize no caça-palavras cinco animais do Cerrado em risco de extinção.

Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
FormaçãoGraduação: Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo

Pós-graduação: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica e Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF03CI06-B) Listar animais em risco de extinção, destacando animais do Cerrado.

(EF03CI06-C) Relacionar as causas da extinção de animais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem, ressaltando a fauna e flora do Cerrado.
Referência (s):ANIMAIS DO CERRADO. Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/animais-do-cerrado/>. Acesso em: 27, mai. 2024.

APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021.

ESPÉCIES AMEAÇADAS DO CERRADO. ICMBIO, 2024. Disponível em: < https://www.icmbio.gov.br/cbc/conservacao-da-biodiversidade/especies-ameacadas-cerrado.html>. Acesso em: 27, mai. 2024.

LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021.

PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)