ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Animais em Risco de Extinção no Cerrado
Primeiramente, iremos compreender o que é extinção e Cerrado. Extinção é quando uma espécie de animal ou planta deixa de existir na Terra. Isso pode acontecer por várias razões, muitas delas relacionadas às atividades humanas. E o que é Cerrado? Cerrado é um bioma muito importante do Brasil, cheio de vida e diversidade.
Quais animais do Cerrado que estão em risco de extinção? Alguns são:
- Lobo-guará: maior canídeo da América do Sul. Ele tem pernas longas e uma pelagem alaranjada. A destruição do seu habitat para a agricultura e pecuária é uma grande ameaça.
- Tamanduá-bandeira: possui uma longa língua que usa para pegar formigas e cupins. A caça e a destruição do seu habitat são grandes problemas para a sua sobrevivência.
- Onça-pintada: forte e bela, também sofre com a perda de habitat e a caça.
Por que esses animais estão em risco de extinção?
- Quando cortamos árvores e destruímos as matas para construir fazendas, cidades ou estradas, os animais perdem seu lar. No Cerrado, a agricultura é uma das principais causas da destruição do habitat; Produtos químicos usados nas plantações podem poluir rios e solos, afetando a saúde dos animais e das plantas.
- As mudanças no clima, como aumento da temperatura e alterações nas chuvas, podem tornar o ambiente inadequado para a sobrevivência de muitas espécies.
- Muitos animais são caçados para serem vendidos como pets ou por suas peles e partes do corpo.
O que pode ser feito para cuidar do nosso planeta para proteger esses animais?
- Não jogar lixo no chão, economizar água e energia, e plantar árvores.
- Conhecer mais sobre os animais e suas necessidades e compartilhar esse conhecimento com outras pessoas.
- Visitar e apoiar lugares que protegem os animais e a natureza.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Segundo a autora, uma das principais ameaças ao lobo-guará no Cerrado são os/é a
(A) predadores naturais.
(B) destruição do habitat para a agricultura e pecuária.
(C) falta de alimento.
(D) colecionadores de animais.
QUESTÃO 2
O animal que possui uma longa língua que usa para pegar formigas e cupins é o/a
(A) lobo-guará.
(B) onça-pintada.
(C) tamanduá-bandeira.
(D) arara-azul.
QUESTÃO 3
Descreva uma ação que você e sua família podem tomar para ajudar a preservar o meio ambiente e proteger os animais em risco de extinção.
QUESTÃO 4
Localize no caça-palavras cinco animais do Cerrado em risco de extinção.
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação | Graduação: Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica e Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI06-B) Listar animais em risco de extinção, destacando animais do Cerrado. (EF03CI06-C) Relacionar as causas da extinção de animais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem, ressaltando a fauna e flora do Cerrado. |
Referência (s): | ANIMAIS DO CERRADO. Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/animais-do-cerrado/>. Acesso em: 27, mai. 2024. APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021. ESPÉCIES AMEAÇADAS DO CERRADO. ICMBIO, 2024. Disponível em: < https://www.icmbio.gov.br/cbc/conservacao-da-biodiversidade/especies-ameacadas-cerrado.html>. Acesso em: 27, mai. 2024. LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021. PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |