Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Origem dos Esportes
Os primeiros esportes surgiram na Inglaterra por volta do ano de 1800, devido às transformações sociais, políticas e econômicas provocadas pelas revoluções industrial e francesa.
A revolução industrial mudou o mundo do trabalho e com ela vieram novas ideias e comportamentos, como a linha de produção, as técnicas de produção, lucro e concorrência.
Já a revolução francesa transformou a política europeia com novas ideias e comportamentos, como leis iguais para todos e um sistema de representatividade para elaboração das leis.
Com todas essas mudanças surgiu a necessidade de se ensinar, principalmente aos mais jovens, esses novos valores, ideias e comportamentos, o que impulsionou a criação dos esportes que são práticas corporais modernas, competitivas, com regras oficiais elaboradas por uma federação esportiva, composto por movimentos técnicos e ações táticas.
Observe como as cinco principais características dos esportes refletem as novas características que surgiram com as revoluções industrial e francesa.
1) Práticas competitivas 1) Concorrência
2) Movimentos técnicos e 2) Técnicas
Ações táticas e linha de produção
3) Performance e Alto 3) Lucro
rendimento
4) Regras oficiais 4) Leis iguais para todos
5) Federações esportivas 5) Sistema de representatividade
Dessa forma, podemos concluir que os esportes não foram criação de uma única pessoa, nem tão pouco surgiram por acaso naquele momento histórico. Os esportes surgiram em decorrência de questões políticas, econômicas e sociais de uma época específica, reproduzindo os valores dessa nova época e ajudando a criar um novo modo de vida.
Questão 1
Os primeiros esportes surgiram
(A) no Brasil, antes mesmo de 1500.
(B) na Grécia Antiga, por volta de 2000 a.C.
(C) ninguém sabe quando surgiram os esportes.
(D) na Inglaterra, por volta do ano de 1800.
Questão 2
Os primeiros esportes surgiram na Inglaterra por volta do ano de 1800 e devido
(A) a invenção de um único homem.
(B) ao acaso e sem nenhuma razão específica.
(C) as transformações políticas, econômicas e sociais na Europa.
(D) a imposição dos governos comunistas.
Questão 3
Quais são as cinco (5) principais características dos esportes?
Questão 4
Que valores, características ou comportamentos defendidos nas revoluções industrial e francesa são refletidos na prática esportiva?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0609) Compreender e problematizar as características históricoculturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |