You are currently viewing A Curiosidade tá ON –  Os conflitos mundiais no século XXI.

A Curiosidade tá ON –  Os conflitos mundiais no século XXI.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Os conflitos mundiais no século XXI.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Os Conflitos Mundiais no Século XXI”. Disponível em: https://youtu.be/rQJeONz9qzs?si=Y6sTk7c4YJW54ELu

Você sabia?

As três maiores guerras da história da humanidade, em termos de impacto e escala, foram:

Segunda Guerra Mundial que ocorreu entre 1939 e 1945: foi o conflito mais devastador da história, envolvendo a maioria das nações do mundo, divididas em duas alianças principais. Milhões de pessoas perderam suas vidas, cidades foram destruídas e avanços tecnológicos foram feitos, incluindo a utilização de armas nucleares.

Primeira Guerra Mundial que ocorreu entre 1914 e 1918: este conflito foi conhecido como “A Grande Guerra” antes da Segunda Guerra Mundial começar. Foi uma guerra global centrada na Europa, envolvendo muitas das grandes potências do mundo, incluindo as alianças da Tríplice Entente (principalmente França, Reino Unido, Rússia e, mais tarde, os Estados Unidos) e da Tríplice Aliança (principalmente Alemanha, Áustria-Hungria e Itália). A guerra resultou em milhões de mortes e teve um impacto profundo na geopolítica mundial.

Guerra Mongol que ocorreu entre os séculos XIII e XIV: a expansão do Império Mongol sob Genghis Khan e seus sucessores resultou em uma das maiores campanhas militares da história. Os mongóis conquistaram vastos territórios na Ásia, Europa Oriental e Oriente Médio, causando a morte de milhões de pessoas e transformando radicalmente as sociedades e culturas das regiões conquistadas.

Essas guerras não apenas mudaram os mapas geopolíticos, mas também tiveram um impacto duradouro na sociedade, economia e cultura em todo o mundo.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAC4b-wlivI/> Acesso em 23/05/2024.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Hoje faremos uma atividade a partir da análise de conflitos mundiais.

Passo 1- Primeiramente, comece a atividade introduzindo o conceito e estudo de sistemas dinâmicos, como os conflitos mundiais.

Passo 2 – Agora, divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um conflito específico para analisar.

Passo 3 – Os grupos devem investigar as seguintes questões:

• Identifique os principais atores envolvidos no conflito e suas interações.
  • Analise as múltiplas camadas de causas do conflito, incluindo questões históricas, políticas, econômicas, sociais e culturais.
  • Explore os efeitos do conflito em diferentes escalas, desde o nível local até o global, e identifique as questões que perpetuam ou mitigam o conflito.
  • Discuta possíveis abordagens para resolver ou reduzir o conflito, considerando sua complexidade.

Passo 4 – Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, destacando o que foi pedido. Após cada apresentação, promova uma discussão aberta, incentivando os alunos a fazerem conexões entre os diferentes conflitos e a refletirem sobre as complexidades comuns encontradas.

Passo 5 – Peça aos estudantes para refletirem individualmente sobre as apresentações e as discussões em grupo. Eles devem escrever uma reflexão pessoal sobre a temática e sua compreensão dos conflitos mundiais e sua percepção sobre as possíveis maneiras de abordá-los.

Passo 6 – Encerre a atividade reunindo a turma para uma breve discussão final.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras,
tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.

Componente: História

(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes
conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.