You are currently viewing Matemática – Os Sistemas de Equações e o Método da Substituição

Matemática – Os Sistemas de Equações e o Método da Substituição

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

O objetivo ao resolver um sistema de equações com duas ou mais incógnitas, é determinar os valores das incógnitas que satisfazem todas as equações simultaneamente. Existem alguns métodos para se determinar esses valores e, neste texto, estudaremos o método da substituição.

Imagem: Produzida no canva.com/https://l1nk.dev/GuUxR

Um sistema de equações do 1º grau é um conjunto de duas ou mais equações lineares com duas ou mais variáveis.

OBS. Equações Lineares  são equações de primeiro grau (expoente igual a 1) com uma, duas ou mais variáveis.

Os sistemas de equações podem ser escritos a partir de uma informação.

Por exemplo:

Paula está comprando maçãs e peras. Cada maçã custa R$2,00 e cada pera custa R$3,00. Paula comprou um total de 15 frutas e gastou R$38,00. Podemos criar um sistema de equações para representar essa situação e determinar o número de maçãs e peras que Paula comprou, veja:

Considerando m para representar o número de maçãs e p o número de peras que Paula comprou, teremos:

Passos para a resolução de um sistema utilizando o MS:

Passo 1: Escolher uma equação (a que for mais simples) e isolar uma variável.

Passo 2: Substituir a expressão  obtida na outra equação. Obtendo uma equação com 1 só variável.

Passo 3: Resolver a equação obtida no item 2.

Passo 4: Substituir o valor encontrado no passo 3 na equação obtida no passo 1.

Passo 5: Pronto. Se quiser pode verificar se a solução está correta substituindo os valores encontrados nas equações originais para garantir que eles satisfazem todas as equações do sistema.

A solução do sistema é um par ordenado, as letras em ordem alfabética, escrito na forma: S={(__ , __)}.

Exemplo 1

Passo 1:Isolando y na equação (1): y = 5 – 2x

Passo 2 e 3: Substituindo y na equação 2 e resolvendo:

x – (5 – 2x) = 1

x – 5 + 2x = 1

3x = 1 + 5

3x = 6

x = 2

Passo 4: Substituindo esse valor na equação obtida no passo 1:

y = 5 – 2x

y = 5 – 2.2

y = 1

A solução do sistema: S={(2,1)}

Exemplo 2

Resolvendo o sistema para determinar a quantidade de maçãs e de peras do exemplo acima.

Passo 1: Isolando p na equação (1): p = 15 – m

Passo 2 e 3: Substituindo p na equação 2 e resolvendo:

2m + 3(15 – m) = 38

2m + 45 – 3m = 38

– m = 38 – 45

– m = – 7

m = 7

Passo 4: Substituindo esse valor na equação obtida no passo 1:

p = 15 – m

p = 15 – 7

y = 8

A solução do sistema: S={(7,8)} isso significa que Paula comprou 7 maçãs e 8 peras.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

Usando as letras x e y para representar as incógnitas (números desconhecidos), estabeleça um sistema de duas equações do 1° grau associado a cada uma das seguintes situações:

A) Julia tem 8 cédulas, umas de 10 reais e outras de 5 reais, perfazendo um total de 50 reais.

B) Duas camisetas custam juntas 120 reais e o preço de uma delas é o dobro da outra.

QUESTÃO 02

Considere a seguinte informação:

“ Em um sítio há bois e patos, totalizando 95 animais e 240 pernas”

Considerando que x representa o total de bois e que y representa o total de patos, podemos afirmar que o sistema de equações do 1º grau que melhor representa a informação é

QUESTÃO 03

Estabeleça um sistema de equações do 1° grau para a situação a seguir e, depois, utilizando o método da substituição, resolva o problema.

“A idade de Paula é o dobro da idade de Pedro, os dois juntos somam 102 anos. Determine a idade de Paulo e de Paula”.

QUESTÃO 04

A solução do sistema de equações do 1° grau

é igual a

(A) x = 5 e y = – 7.

(B) x = -5 e y = 7.

(C) x = – 5 e y = – 7.

(D) x = 5 e y = 7.

Assista ao vídeo para aprender um pouco mais sobre Sistemas de Equações do 1º grau.

Canal do Prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática.
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0512) Interpretar e resolver situações-problema que necessitam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas, diferenciando e utilizando os métodos de resolução.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024.