You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – O QUE SÃO DÍGRAFOS

LÍNGUA PORTUGUESA – O QUE SÃO DÍGRAFOS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM CIÊNCIAS, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO (3 º SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

DÍGRAFOS SÃO COMBINAÇÕES DE DUAS LETRAS QUE REPRESENTAM UM ÚNICO FONEMA (SOM) NA LÍNGUA PORTUGUESA. ELES PODEM OCORRER EM DIVERSAS SITUAÇÕES, COMO A COMBINAÇÃO “LH” EM “ALHO”, “CH” EM “CHAVE”, “NH” EM “SONHO”, ENTRE OUTROS.

ESSAS COMBINAÇÕES SÃO IMPORTANTES PORQUE AJUDAM A REPRESENTAR SONS ESPECÍFICOS QUE NÃO PODEM SER REPRESENTADOS POR UMA ÚNICA LETRA. ALÉM DISSO, A PRESENÇA DOS DÍGRAFOS NA ESCRITA AJUDA A PRESERVAR A ETIMOLOGIA DAS PALAVRAS, OU SEJA, A SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO AO LONGO DO TEMPO.

A COMPREENSÃO DOS DÍGRAFOS É ESSENCIAL PARA UMA CORRETA PRONÚNCIA E ESCRITA DAS PALAVRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA, CONTRIBUINDO PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ E CLARA.

ATENÇÃO: GU E QU SÓ SÃO DÍGRAFOS SE SEGUIDOS DE E OU I. QUANDO A LETRA U TIVER SEU SOM PRONUNCIADO, DEIXA DE SER DÍGRAFO. COMO NAS PALAVRAS: QUADRO, GUANABARA, AGUENTAR, LINGUIÇA E GUARANÁ.

QUESTÃO 1

OBSERVANDO A TABELA, ELABORE UMA HIPÓTESE DE RESPOSTA PARA A SEGUINTE QUESTÃO: O QUE SÃO DÍGRAFOS VOCÁLICOS?

NÃO DEIXE DE DISCUTIR E CONFERIR A RESPOSTA COM OS COLEGAS E PROFESSOR(A)

QUESTÃO 2

OBSERVANDO A TABELA, ELABORE UMA HIPÓTESE DE RESPOSTA PARA A SEGUINTE QUESTÃO: O QUE SÃO DÍGRAFOS CONSONANTAIS?

NÃO DEIXE DE DISCUTIR E CONFERIR A RESPOSTA COM OS COLEGAS E PROFESSOR(A)

QUESTÃO 3

CIRCULE OU SUBLINHE OS DÍGRAFOS QUE ENCONTRAR NO TEXTO ABAIXO. DEPOIS FAÇA UMA LISTA COM AS PALAVRAS ENCONTRADAS.

QUESTÃO 4

SÃO PALAVRAS QUE CONTÊM DÍGRAFOS

(A) GUARANÁ, FREIO, RUIM.

(B) QUADRO, GUANABARA, AGUENTAR.

(C) ARCO-ÍRIS, QUADRO, CÉU, ANZOL.

(D) CHOCALHO, CHIQUEIRO, OSSO.

QUESTÃO 5

DÍGRAFOS SÃO COMBINAÇÕES DE

(A) DUAS CONSOANTES QUE REPRESENTAM DOIS FONEMAS.

(B) DUAS LETRAS QUE REPRESENTAM UM ÚNICO FONEMA.

(C) DUAS PALAVRAS, PARA FORMAR UMA FRASE.

(D) TRÊS LETRAS OU MAIS PARA FORMAR UMA PALAVRA.


AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa
Objetos de conhecimento:
Verificação de hipóteses

Morfologia e construção do sistema alfabético e da ortografia: * Dígrafos

Reciclagem: * Coleta de lixo * Destino dos resíduos sólidos
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJALP0206) Formular e verificar hipóteses sobre os textos lidos

(EJALP0259) Ler e escrever palavras com os dígrafos (lh, nh, ch) e reconhecer palavras com h inicial.

(EJACI0212) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria prima.
Referencial:GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023.

UOL. Mundo da Educação – Dígrafos. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/digrafo.htm. Acesso: 20/05/2024.

UOL. Brasil escola. O que é dígrafo?. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-digrafo.htm. Acesso: 20/05/2024.

Oxford Languages and Google. Dígrafos. Disponível em: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt. Acesso: 20/05/2024.