You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Educação Ambiental no Parque Zoológico de Goiânia

Sustentabilidade em Conexão – Educação Ambiental no Parque Zoológico de Goiânia

O Conexão Escola — “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, e visa sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA

No episódio “A Educação Ambiental no Parque Zoológico de Goiânia“, abordamos sobre o trabalho colaborativo entre a Secretaria Municipal de Educação – SME e a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer – AGETUL para promover a conscientização ambiental no Parque Zoológico de Goiânia. Em visita ao Núcleo de Educação Ambiental (NEC), discutimos sobre os programas educativos, atividades interativas e iniciativas de conservação de espécies desenvolvidos pelos seus educadores.

Competência geralCOMPETÊNCIA 7
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
(EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas.
(EF09CI12-A) Definir unidades de conservação, sua origem e localização, destacando as que estão no território goiano
(EJACI0504) Conhecer as iniciativas de conservação do Cerrado com suas comunidades tradicionais

GEOGRAFIA
(EF01GE01-A) Identificar-se e reconhecer-se como um sujeito no seu cotidiano e integrante de um espaço vivenciado.
(EF01GE03-C) Identificar, reconhecer e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público, como praças e parques, para o lazer e para diferentes manifestações.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoGEOGRAFIA
(EF01GE10-A) Conhecer noções básicas de educação ambiental.
(EJACI0506) Analisar as causas de extinção das espécies de fauna e flora e as consequências para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida.