You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Ações humanas nos ecossistemas: o tráfico de animais silvestres

Sustentabilidade em Conexão – Ações humanas nos ecossistemas: o tráfico de animais silvestres

O Conexão Escola — “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, e visa sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

AÇÕES HUMANAS NOS ECOSSISTEMAS: O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

O episódio do quadro Sustentabilidade em Conexão que aborda o tema das ações humanas nos ecossistemas: o tráfico de animais silvestres, expõe a gravidade do tráfico ilegal de animais, destacando seus impactos na biodiversidade e ecossistemas. Apresenta dados alarmantes sobre o comércio ilegal no Brasil, enfatizando a necessidade de ações urgentes. Discute estratégias de combate, como aumento da fiscalização e fortalecimento de Centros de Triagem de Animais Silvestres, os CETAS, e ressalta a importância da conscientização e cooperação internacional. Com imagens e informações relevantes, o episódio busca sensibilizar o público para a proteção da fauna silvestre e a preservação dos ecossistemas. Uma narrativa envolvente e educativa que instiga a reflexão e o engajamento na luta contra o tráfico de animais silvestres.

Competência geralCOMPETÊNCIA 7
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas, etc.).
(EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem.
(EF02CI04-B) Identificar características de diferentes espécies de plantas e de animais do Cerrado.
(EF02CI04-C) Relacionar as características das plantas e dos animais à sua adaptação ao ambiente, destacando espécies do Cerrado.
(EF03CI06-A) Observar e comparar os animais em seu cotidiano, destacando as características externas, como presença de penas, pelos, escamas, bicos, garras, antenas, patas etc.
(EF03CI06-B) Listar animais em risco de extinção, destacando animais do Cerrado.
(EF03CI06-C) Relacionar as causas da extinção de animais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem, ressaltando a fauna e flora do Cerrado.
(EF03CI04-A) Relatar diferenças e semelhanças entre algumas espécies de animais, especialmente domésticos e do Cerrado.
(EF03CI04-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.).

GEOGRAFIA
(EF04GE11-D) Identificar os recursos naturais do estado de Goiás (Bioma Cerrado) e a importância de sua preservação e conservação.
(EF05GE03-B) Compreender a relação entre o crescimento urbano com as mudanças socioambientais e econômicas nele inseridos, destacando a ocupação do cerrado.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EJACI0121) Identificar e descrever as características de diferentes espécies de plantas e animais, enfatizando o bioma Cerrado.
(EJACI0219) Distinguir os seres vivos em risco de extinção, dando enfoque aos animais do Cerrado.
(EJACI0220) Relacionar as causas da extinção de animais e vegetais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem.
(EJACI0221) Relatar diferenças e semelhanças entre algumas espécies de animais do Cerrado.

GEOGRAFIA
(EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive.
(EJAGE0418) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática.
(EJAGE0324) Relacionar as atividades antrópicas com os demais elementos da natureza e reafirmar a importância da preservação ambiental do Cerrado.