Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 22/05/2024.
RECADO
Um recado é uma mensagem curta e direta, geralmente transmitida de uma pessoa para outra, com o objetivo de comunicar algo específico de forma clara e rápida.
As características principais de um recado incluem:
- Brevidade: O recado é conciso e não costuma ter muitos detalhes desnecessários.
- Clareza: Deve ser compreensível e transmitir a mensagem de forma direta.
- Objetividade: Geralmente, um recado não inclui informações irrelevantes e vai direto ao ponto.
- Contextualização: Pode ser necessário contextualizar brevemente o assunto do recado para garantir sua compreensão.
O que diferencia um recado de um bilhete?
A forma como é transmitida a mensagem é uma das diferenças, o recado pode ser oral ou escrito, já o bilhete é escrito. Outra diferença é quanto a linguagem, o bilhete tem como linguagem mais usada a linguagem informal, já o recado pode fazer uso de uma linguagem formal ou informal.
A linguagem formal é mais elaborada, com estrutura gramatical completa, uso de termos específicos da área e um tom mais respeitoso e distante.
A linguagem informal é utilizada em conversas cotidianas, com amigos, familiares, colegas de classe e em situações informais, um vocabulário mais simples e coloquial, estrutura gramatical mais flexível, uso de gírias, expressões idiomáticas e um tom mais descontraído e próximo.
Veja alguns exemplo de recados formal e informal:
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGDzkZaM2w/6iREiKIhSIoP5BIZP1mJKQ/edit?utm_content=DAGDzkZaM2w&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 22/05/2024.
Questão 1
O recado ao lado é do tipo
(A) escrito formal.
(B) escrito informal.
(C) oral.
(D) virtual.
Questão 2
É possível encontrarmos recados virtuais em
(A) livros e revistas.
(B) geladeira e na mesa de estudo.
(C) e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas.
(D) lojas e jornais.
Questão 3
Um recado é uma mensagem que
(A) sempre deve ser escrita em um computador.
(B) é destinada a comunicar algo específico de forma clara e rápida.
(C) deve ser lida apenas por crianças.
(D) só pode ser deixada em um quadro de avisos.
Questão 4
Que tipo de informações você acha que um recado deve conter para ser eficaz?
Questão 5
Agora é a sua vez de praticar e escrever um recado. Crie um recado para seu colega de sala, sua professora ou um familiar, pode ser um agradecimento, um convite, uma informação importante ou um pedido. Lembre-se de ser claro e direto. Use a linguagem apropriada (formal ou informal) dependendo de quem vai receber o recado.
Imagem disponível em: https://www.publicdomainpictures.net/en/view-image.php?image=320025&picture=post-it-4 > Acesso em 17 mai. 2024.
Saiba mais
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGDzkZaM2w/6iREiKIhSIoP5BIZP1mJKQ/edit?utm_content=DAGDzkZaM2w&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 22/05/2024.
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes, recados e cartas, entre outros, em meio impresso e/ou digital, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.(Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 3° Ano – 2024/ 2º bimestre) (EF02LP16) Identificar e (re)produzir, em recados, cartas, receitas (modo de fazer), relatos (digitais e impressos), entre outros, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 3° Ano – 2024/ 2º bimestre) (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando as tipologias, a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 3° Ano – 2024/ 2º bimestre) (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais – 3° Ano – 2024/ 2º bimestre) |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 29/04/2024. GOIÁS. Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 2º bimestre. SME- SUPPED, 2024. 17 p. CARPANEDA, Isabella Pessôa de Melo. A conquista (livro eletrônico): língua portuguesa: 2º ano : ensino fundamental: anos iniciais / Isabella Pessôa de Melo Carpaneda. – 1. ed. – São Paulo: FTD. 2021.Pessôa de Melo Carpaneda. – 1. ed. – São Paulo: FTD. 2021. |