O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
O Teatro na Escola
Você sabia?
A história do teatro remonta aos tempos antigos, onde as primeiras formas de dramatização surgiram em rituais religiosos e celebrações festivas. Nas sociedades primitivas, os seres humanos se reuniam para recriar mitos, honrar seus deuses e explorar os mistérios da existência. Essas representações rudimentares, muitas vezes marcadas por máscaras e danças ritualísticas, constituíram os primeiros passos da arte teatral.
Com o tempo, o teatro evoluiu e se sofisticou, encontrando sua expressão mais marcante na Grécia Antiga. Lá, nasceu o teatro como o conhecemos hoje, com a construção de teatros ao ar livre e o desenvolvimento de formas dramáticas como a tragédia e a comédia.
Na Roma Antiga, as peças de teatro tornaram-se uma forma popular de entretenimento, muitas vezes apresentadas em grandes arenas para audiências ávidas por diversão e emoção. Com o advento do Cristianismo, o teatro assumiu novas formas, adaptando-se para transmitir ensinamentos religiosos e moralidade para as massas.
Durante a Idade Média, o teatro ressurgiu na Europa, desta vez ligado às celebrações religiosas e festividades populares. As paixões de Cristo e as histórias dos santos eram encenadas em igrejas e praças públicas, com atores amadores e profissionais colaborando para entreter e educar o público. Este período também viu o surgimento das primeiras formas de teatro profissional, com trupes de atores viajantes percorrendo vilarejos e cidades para apresentar suas peças.
Nos séculos seguintes, o teatro continuou a evoluir, adaptando-se às mudanças sociais e culturais de cada época. Do teatro experimental do século XX ao teatro político e socialmente engajado, a arte teatral continuou a desafiar convenções e a explorar novas fronteiras da expressão humana.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Na atividade de hoje vamos contar histórias para estimular a criatividade, expressão oral e imaginação. Para isso, vocês precisarão de livros de histórias, papel e lápis, e um lugar confortável.
Passo 1- Escolham uma história: vejam diferentes livros e escolham uma história que gostem.
Passo 2 – Formem grupos: dividam-se em grupos de três ou quatro alunos.
Passo 3 – Leiam e discutam: cada grupo lerá uma história em voz alta e discutirá os principais elementos.
Passo 4 – Adaptem a história: modifiquem a história de forma única, alterando personagens ou criando novos finais.
Passo 5 – Preparem a apresentação: ensaiem a história adaptada com expressão vocal e gestos.
Passo 6 – Apresentem as histórias: apresentem para a turma de forma dramatizada ou expressiva.
Passo 7 – Reflitam: discutam as diferentes versões das histórias e o processo de adaptação.
Passo 8 – Escrevam um breve ensaio: como atividade extra, escrevam sobre o processo de adaptação e as lições aprendidas.
Habilidades: | Componente: Arte – Teatro (GO-EF06AR27-B) Investigar como as práticas teatrais ocorrem na contemporaneidade, observando suas transformações nos contextos históricos e relacionando-as à realidade local. (GO-EF08AR32) Analisar e explorar, por meio de projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas: artes visuais, dança, música, teatro, circo, audiovisual, discutindo as possibilidades da criação em arte. Componente: Língua Portuguesa (EF67LP12) Produzir notícias, cartas do leitor, crônicas, entrevistas, entre outras produções e gêneros próprios das culturas juvenis (fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ ou produções. (EF89LP33-A) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura (seleção, antecipação, inferência e verificação) adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, crônicas visuais, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poemas concretos, entre outros. |