Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
Um parágrafo normalmente consiste em um grupo de frases que giram em torno de uma ideia principal conhecida como frase de tópico ou “tópico frasal”. Esta frase atua como âncora do parágrafo, fornecendo uma indicação clara do que o restante das frases irá discutir. Pense no tópico frasal como a luz orientadora que prepara o terreno para as informações que virão.
Nesse sentido, o parágrafo é uma unidade de composição, elaborada por um ou mais de um período em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, que estão relacionadas ao tópico frasal pelo sentido e, logicamente, decorrentes dele.
Essa organização do parágrafo facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois ajustar, convenientemente, as ideias principais de sua escrita, permitindo ao leitor acompanhar o desenvolvimento nos seus diferentes estágios.
Cada parágrafo serve como uma seção distinta do texto, concentrando-se em uma ideia ou tópico específico. Os tipos mais comuns de parágrafo são aqueles organizados com base em: declaração inicial, definição, alusão histórica, interrogação, oposição e comparação, citação, divisão, exemplificação e ilustração.
Para produzir um parágrafo com eficácia, siga estas etapas:
Tópico frasal: comece seu parágrafo com uma frase de tópico que apresente a ideia principal que você discutirá. Esta frase deve ser concisa e direta.
Detalhes de apoio: depois de apresentar a frase do tópico, forneça detalhes de apoio, exemplos ou explicações que expandam e reforcem a ideia principal. Esses detalhes ajudam a esclarecer e fortalecer seu argumento.
Palavras de transição: use palavras e frases de transição para criar um fluxo suave entre as frases do parágrafo. Palavras de transição como “no entanto”, “além” e “por exemplo” ajudam a conectar ideias e manter a coerência.
Frase final: termine seu parágrafo com uma frase final que resuma as informações apresentadas e reforce o ponto principal. Esta frase deve encerrar o parágrafo e fazer uma transição suave para a próxima ideia, se necessário.
Lembre-se de que cada parágrafo do seu ensaio deve focar em uma única ideia ou aspecto principal do seu tópico. Ao organizar seus pensamentos em parágrafos com frases de tópico claras e detalhes de apoio, você pode criar um texto expositivo bem estruturado e coeso.
Leia o texto a seguir para responder às questões 1 a 4.
Os avanços na desmistificação do funk no Brasil
O funk brasileiro, gênero musical nascido nas periferias do Brasil, tem sido alvo de inúmeros estigmas e preconceitos ao longo de sua trajetória. No entanto, é inegável que nos últimos anos têm ocorrido avanços significativos na desmistificação dessa expressão cultural tão importante para a identidade nacional. Neste contexto, é possível afirmar que o processo de desconstrução de estereótipos e a valorização do funk como forma de arte legítima têm se fortalecido, contribuindo para uma compreensão mais ampla e justa desse estilo musical.
Primeiramente, é fundamental destacar o papel das redes sociais e das plataformas digitais na disseminação e legitimação do funk. Através desses meios, artistas e produtores independentes têm encontrado espaço para divulgar seu trabalho e alcançar um público cada vez maior, fugindo dos tradicionais canais de mídia que por muito tempo marginalizaram o gênero. Dessa forma, o acesso facilitado à produção cultural do funk tem permitido que mais pessoas compreendam a complexidade e a diversidade desse estilo musical, que vai muito além das caricaturas estereotipadas.
Além disso, a própria indústria musical tem reconhecido o potencial comercial do funk, o que tem levado a uma maior profissionalização e valorização dos artistas dentro do mercado. O sucesso internacional de nomes como Anitta, Ludmilla e MC Kevinho, por exemplo, tem contribuído para que o funk brasileiro seja reconhecido globalmente como um fenômeno cultural relevante, desafiando as fronteiras linguísticas e culturais. Esse reconhecimento não apenas eleva o status dos artistas, mas também promove uma imagem positiva do funk como uma expressão autêntica da cultura brasileira.
Além disso, é importante ressaltar o papel das iniciativas educacionais e culturais que buscam desmistificar o funk e promover uma reflexão crítica sobre os preconceitos associados a ele. Projetos como oficinas de dança, palestras em escolas e debates acadêmicos têm proporcionado espaços de diálogo e reflexão sobre a importância histórica e social do funk, desconstruindo estigmas e promovendo uma visão mais plural e inclusiva desse gênero musical.
No entanto, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito no processo de desmistificação do funk no Brasil. A persistência de preconceitos e estereótipos, muitas vezes alimentados pela mídia sensacionalista e pela falta de representatividade nos espaços de poder, demonstra que o caminho rumo à plena valorização e reconhecimento do funk como expressão cultural legítima ainda é longo. Por isso, é necessário que a sociedade continue a promover o diálogo e o debate, incentivando uma maior diversidade de vozes e narrativas dentro do cenário musical brasileiro.
Em suma, os avanços na desmistificação do funk no Brasil são inegáveis, refletindo um processo de valorização e reconhecimento crescente desse gênero musical. No entanto, é preciso que essa tendência seja fortalecida através de políticas públicas, iniciativas culturais e um engajamento contínuo da sociedade civil, de modo a construir um ambiente mais inclusivo e respeitoso para com a diversidade cultural do país.
Texto elaborado pela equipe NEC – SME/GO, para fins didáticos.
QUESTÃO 1
A tese central do texto defende que os avanços na desmistificação do funk no Brasil
(A) refletem uma crescente valorização do gênero como expressão cultural legítima, combatendo estereótipos e preconceitos.
(B) são frutos genuínos das redes sociais e das plataformas digitais na disseminação e legitimação do funk.
(C) não acontecem ainda, uma vez que não existem políticas públicas que legitimem o gênero musical no país.
(D) são inegáveis, mas ainda há uma desvalorização e falta de reconhecimento desse gênero.
QUESTÃO 2
O tópico frasal do segundo parágrafo do texto é
(A) “Primeiramente, é fundamental destacar o papel das redes sociais e das plataformas digitais na disseminação e legitimação do funk”.
(B) “Através desses meios, artistas e produtores independentes têm encontrado espaço para divulgar seu trabalho e alcançar um público cada vez maior”.
(C) “fugindo dos tradicionais canais de mídia que por muito tempo marginalizaram o gênero”.
(D) “Dessa forma, o acesso facilitado à produção cultural do funk tem permitido que mais pessoas compreendam a complexidade e a diversidade desse estilo musical, que vai muito além das caricaturas estereotipadas”.
QUESTÃO 3
Releia o terceiro parágrafo do texto e explique como ele está organizado.
QUESTÃO 4
Considerando o tema do texto em estudo, os avanços na desmistificação do funk no Brasil, escreva um parágrafo apresentando uma ideia sua a respeito dele, seguindo as dicas de como produzir um parágrafo com eficácia.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.) |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, mar. 2024 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2024. |