You are currently viewing Educação Física – Pirâmide humana

Educação Física – Pirâmide humana

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: < canva.com >. Acesso em 14 de maio. 2024.

Pirâmide humana

A ginástica para todos é um universo repleto de movimento, criatividade e diversão, onde cada participante, independentemente da idade ou habilidade, pode encontrar seu lugar. Entre as várias atividades empolgantes que essa modalidade oferece, a construção de pirâmides humanas se destaca como uma das mais impressionantes e cooperativas.

As pirâmides humanas são formações em que os participantes se organizam em diferentes níveis, criando estruturas com o próprio corpo. Estas formações podem variar desde simples torres de duas pessoas até complexas construções com múltiplos níveis e vários ginastas. A beleza das pirâmides humanas está na harmonia e na colaboração necessárias para formar figuras equilibradas e esteticamente agradáveis.

Benefícios das Pirâmides Humanas

1. Trabalho em Equipe
  2. Desenvolvimento Físico
  3. Confiança e Autoconfiança
  4. Criatividade e Estética

Elementos Essenciais para Construir Pirâmides Humanas

1. Planejamento e Comunicação
  2. Aquecimento e Preparação Física
  3. Segurança
  4. Confiança Mútua

Para começar, as pirâmides mais simples, como as de dois ou três níveis, são ideais. À medida que a equipe ganha confiança e habilidade, podem-se tentar formações mais complexas. Aqui estão as posições para a estrutura de formação:

1- Base

2- Intermediário

3- Topo

As pirâmides humanas são uma demonstração maravilhosa de cooperação, habilidade e criatividade na ginástica para todos. Elas não só impressionam pelo visual, mas também fortalecem os laços entre os participantes e desenvolvem diversas capacidades físicas e mentais. Se você está em busca de uma atividade desafiadora e gratificante, as pirâmides humanas são uma excelente escolha para explorar e se divertir!

QUESTÃO 1

Como a confiança mútua entre os membros da equipe influencia o sucesso das pirâmides humanas?

QUESTÃO 2

Como a prática de pirâmides humanas pode ajudar no desenvolvimento da percepção corporal?

QUESTÃO 3

É essencial para garantir a segurança ao construir pirâmides humanas

(A) usar roupas coloridas.

(B) manter silêncio absoluto durante a atividade.

(C) treinar técnicas de queda segura e usar almofadas ou colchonetes.

(D) realizar a atividade ao ar livre somente.

QUESTÃO 4

É um elemento essencial na construção de pirâmides humanas

(A) usar tênis de corrida.

(B) planejamento e comunicação entre os membros da equipe.

(C) ter um público grande assistindo.

(D) utilizar música clássica durante a atividade.

QUESTÃO 5

Faça um desenho de uma PIRÂMIDE HUMANA com as 3 posições básicas.

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF04EF07) Vivenciar e fruir, de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.
(GO-EF04EF22) Debater, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, a relação da prática dos movimentos gímnicos com a superação das capacidades físicas e emocionais.
ReferênciasBase  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.
DC-GO Ampliado 2018/2019.
Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (3º a 5º anos). P- 40. Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021.