Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Tipos de migração
Os movimentos migratórios ocorrem por diferentes motivos e geram impactos sociais, econômicos e até mesmo de ordem cultural. Ao longo do tempo, os fluxos migratórios foram responsáveis por movimentar o debate de políticas migratórias, limites territoriais e questões humanitárias. Porém, nem todos movimentos migratórios são iguais e por isso podemos classificar a migração de acordo com sua motivação e dinâmica.
Os conceitos relacionados à migração podem ser confusos. Por exemplo, entendemos por migração o deslocamento de pessoas de um local para o outro, já a emigração está relacionada às migrações internacionais e significa sair do seu país de origem em direção a outro país. Imigração ocorre quando alguém chega a um novo país, vindo do seu local de origem.
Parece confuso, mas o conceito de emigrante e imigrante é aplicado à mesma pessoa dentro do movimento migratório. Por exemplo, João é brasileiro nato, morador de Goiânia – GO, e decide se mudar para os Estados Unidos em busca de novas oportunidades profissionais. No Brasil João vai ser classificado como emigrante e nos Estados Unidos como imigrante.
Outro possibilidade de classificar o movimento migratório é por meio da migração pendular que recebe esse nome em decorrência do movimento de pêndulo dos relógios. Esse conceito diz respeito às migrações que ocorrem no mesmo dia, são deslocamentos diários para ir ao trabalho, escola ou atendimento médico. Por exemplo, Maria mora em Senador Canedo – G0, região metropolitana de Goiânia, e todos os dias pela manhã vem a Goiânia – GO para trabalhar, ao fim do expediente de trabalho, no final da tarde, retorna para sua casa em Senador Canedo – GO.
A migração sazonal é o movimento migratório que ocorre em alguma época do ano específica, como as estações do ano. Por exemplo, José é morador da região nordeste do Brasil e trabalha na colheita de cana- de- açúcar no sudeste. Todos os anos, durante três meses, ele deixa a sua família no nordeste e migra para a colheita da cana no sudeste.
QUESTÃO 01
Joaquim, que mora no interior do estado de Goiás, trabalha como Papai Noel em um Shopping de Goiânia- GO, todos os anos, na época do Natal, ele deixa a sua família e vem morar na capital goianiense durante dois meses para alegrar a criançada e fazer uma renda extra. A migração citada no texto é
(A) Pendular
(B) Sazonal
(C) Externa
(D) Internacional
QUESTÃO 2
Descreva o conceito de migração pendular e cite exemplos de deslocamentos populacionais que podem ser classificados como migração pendular.
QUESTÃO 3
João é brasileiro nato, morador de Goiânia – GO, e decide se mudar para os Estados Unidos em busca de novas oportunidades profissionais. No Estados Unidos João vai ser classificado como
(A) Emigrante
(B) Imigrante
(C) Refugiado
(D) Deslocado interno
QUESTÃO 4
Diferencie os conceitos de emigrante e imigrante.
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0504) Compreender os fluxos migratórios e as suas influências socioeconômicas e físico-naturais |
Referências | GALLO, P. M. Ser migrante: implicações territoriais e existenciais da migração. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/rbepop/a/rzmFzZWXRMzVHZhFGWSR6wn/#>. Acesso em: 22, abr. 2024. ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos> . Acesso em: 04, mar. 23. REZENDE, P. C. C. Xenofobia é crime?. Disponível em: <https://paulacarrez.jusbrasil.com.br/artigos/823557813/xenofobia-e-crime>. Acesso em: 04, mar. 23. |