You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA: SAMBA DE RODA

EDUCAÇÃO FÍSICA: SAMBA DE RODA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Samba de roda. Maria Eugênia Tita. Disponível em: Samba_de_Roda_do_Recôncavo_-_Bahia_-_3909_021.jpg (5568×3604) (wikimedia.org).

SAMBA DE RODA

O SAMBA DE RODA, UMA DAS MAIS AUTÊNTICAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO BRASIL, POSSUI RAÍZES PROFUNDAS NA REGIÃO DO RECÔNCAVO BAIANO E ENGLOBA TANTO MÚSICA QUANTO DANÇA. ORIGINÁRIO DOS TEMPOS DA ESCRAVIDÃO, O SAMBA DE RODA SURGE COM CARÁTER PROFANO. ELE COMBINA ELEMENTOS COM INFLUÊNCIAS CULTURAIS DOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS E DA CULTURA PORTUGUESA.

EXECUTADO EM RODA, O SAMBA DE RODA É ACOMPANHADO POR UMA VARIEDADE DE INSTRUMENTOS, ENVOLVENDO DANÇA, CANTOS E PALMAS DOS PRESENTES. AS MULHERES FREQUENTEMENTE LIDERAM A DANÇA E OS HOMENS SE DEDICAM À EXECUÇÃO DOS INSTRUMENTOS. A DANÇA, CONHECIDA COMO “MIUDINHO”, É CARACTERIZADA POR UM SAPATEADO QUASE IMPERCEPTÍVEL, COM OS PÉS PRÓXIMOS AO CHÃO. O CONVITE PARA INGRESSAR NA RODA E SAMBAR É GERALMENTE REALIZADO ATRAVÉS DE UM GESTO CHAMADO “UMBIGADA”, EXECUTADO PELA PESSOA QUE ESTÁ DANÇANDO.

EM 2004, O SAMBA DE RODA FOI RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL, SEGUIDO PELO TÍTULO DE OBRA PRIMA DA HUMANIDADE CONCEDIDO PELA UNESCO EM 2005. ALÉM DISSO, FOI TAMBÉM RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DA BAHIA EM 2020.

ALÉM DE SER UMA FORMA DE ENTRETENIMENTO E CELEBRAÇÃO, O SAMBA DE RODA É TAMBÉM UMA EXPRESSÃO DE RESISTÊNCIA E IDENTIDADE CULTURAL DO POVO BRASILEIRO.

QUESTÃO 1

O SAMBA DE RODA É UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA. PARA SUA FORMAÇÃO, ELE RECEBEU INFLUÊNCIAS CULTURAIS

(A) AMERICANA E ESPANHOLA.

(B) ÍNDIGENA E ITALIANA.

(C) PORTUGUESA E AFRICANA.

(D) ASIÁTICA E EUROPEIA.

QUESTÃO 2

ASSOCIE AS COLUNAS DE ACORDO COM O CONHECIMENTO SOBRE SAMBA DE RODA:

1 – UMBIGADA

2 – RECÔNCAVO BAIANO

3 – EM RODA

4 – MIUDINHO.

A) REGIÃO DE GRANDE EXPRESSÃO.

B) FORMA DE APRESENTAR A MANIFESTAÇÃO.

C) GESTO PARA CONVIDAR A DANÇAR.

D) DANÇA CARACTERÍSTICA.

QUESTÃO 3

CELEBRAR E MANTER VIVO O SAMBA DE RODA É UMA FORMA DE FORTALECER O/A

(A) RACISMO E A SEGREGAÇÃO RACIAL.

(B) PRECONCEITO ENRAIZADO NA SOCIEDADE.

(C) HERANÇA CULTURAL NORTE AMERICANA.

(D) IDENTIDADE CULTURAL DO POVO BRASILEIRO.

QUESTÃO 4

IDENTIFIQUE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA A FRASE CORRETAMENTE:

O SAMBA DE RODA DESDE SUA ORIGEM POSSUI UM CARÁTER__________________________.

( ) RELIGIOSO. ( ) PROFANO.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0121) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças do contexto nacional e regional.
(EJAAD0108) Investigar e compreender aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos  presentes em diferentes danças, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, respeitando e partindo da diversidade de corpos e elementos estéticos.
ReferênciasIPHAN, DOSSIÊ. 4: Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Brasília, Brasil, 2006.
SANTOS, Carenina Conceicao dos. Samba de roda: políticas públicas memoria e identidade no Reconcavo baiano. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34240. Acesso em 16 de maio de 2024.