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Ciências da Natureza – Biodiversidade e ações sustentáveis

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. ARAGUAIA, Mariana. Pequizeiro e seriema. Canva. Criado em 15/05/2024.

BIODIVERSIDADE E AÇÕES SUSTENTÁVEIS

A biodiversidade é um dos pilares fundamentais para a sustentabilidade. No Brasil, país com uma das maiores riquezas biológicas do mundo, a proteção da sua variedade de espécies de plantas, animais e micro-organismos e demais seres vivos, desempenhando funções essenciais e inter-relacionadas, é crucial. A biodiversidade consiste em todos os seres vivos que habitam a Terra. Nesse sentido, temos a riqueza, referente às diferentes espécies de uma determinada localidade; e a abundância, que diz respeito à quantidade de indivíduos de uma espécie.

A importância da biodiversidade pode ser percebida em diversos aspectos do nosso cotidiano. Por exemplo, a polinização, realizada por abelhas, pássaros e outros animais, é vital para a produção de alimentos. Culturas agrícolas, como o maracujá e o tomate, garantem boa parte da produção pela ação desses animais. Inclusive, você sabia que os morcegos são os principais polinizadores do pequi, fruto bastante apreciado no Cerrado? Muitas plantas, e também animais, possuem propriedades medicinais, sendo seus princípios ativos utilizados na fabricação de remédios. Um exemplo é a arnica, adotada no tratamento de contusões e inflamações. Todas essas contribuições da natureza para a vida humana são chamadas de serviços ecossistêmicos. 

O avanço da agropecuária e a expansão urbana resultaram na perda de habitats, colocando em risco inúmeras espécies. A perda de indivíduos (ou, mais drasticamente, a sua  extinção), pode afetar a economia, a segurança alimentar, a nossa saúde e o desenvolvimento de pesquisas científicas e demais situações que podem beneficiar a humanidade e a biodiversidade. 

A conservação de áreas naturais e a recuperação das que se encontram degradadas são estratégias essenciais, assim como a proteção das nascentes dos rios, que são fundamentais para a manutenção da biodiversidade e do abastecimento de água. Também não podemos nos esquecer de todos os desafios relacionados à industrialização, como a extração de recursos naturais, emissão de gases tóxicos e descarte de resíduos, que também geram perturbações nos hábitats, impactando a vida. Assim, a responsabilidade pela conservação da biodiversidade é tanto individual quanto coletiva.

Muitas soluções sustentáveis ​​são inspiradas na própria natureza. A agrofloresta, por exemplo, é um sistema de cultivo que integra árvores, arbustos e culturas agrícolas, inspirada na diversidade e complexidade das florestas naturais. No Cerrado, a adoção da agrofloresta tem se mostrado eficaz na recuperação de áreas degradadas, promovendo a conservação da biodiversidade e aumentando a produtividade agrícola. Além disso, esse sistema reduz a necessidade de defensivos agrícolas, contribuindo para a saúde do solo e das comunidades. Iniciativas em escolas e comunidades que promovam o conhecimento sobre as espécies locais e suas funções ecológicas são também de extrema importância para formar cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente.

QUESTÃO 1

Leia a seguir um trecho do artigo científico “Taxocenose de anfíbios anuros no Cerrado do Alto Tocantins, Niquelândia, Estado de Goiás: diversidade, distribuição local e sazonalidade”, de Fabrício Hiroiuki Oda, Rogério Pereira Bastos e Mariana Araguaia de Castro Sá Lima:

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Anfíbios anuros. Canva. Criado em 15/05/2024.

A) A informação “foram registradas 21 espécies” diz respeito a riqueza ou abundância? Explique a sua resposta.

B) A informação de que 56% dos indivíduos – ou seja: pouco mais de 270 indivíduos – eram da espécie Physalaemus cuvieri diz respeito a riqueza ou abundância? Explique a sua resposta.

QUESTÃO 2

Analise os títulos e imagens de duas notícias de Maurício Pestana, do site CNN:

Imagem 3. PESTANA, Mauricio. Diversidade. CNN Brasil. Disponível em <https://www.cnnbrasil.com.br>.  Acesso em 15/05/2024.

Não é raro que haja pessoas utilizando os termos “diversidade” e “biodiversidade” como se fossem sinônimos, mas isso não é verdade! Nesse sentido, explique o que é diversidade e o que é biodiversidade, apresentando suas diferenças fundamentais. Dê exemplos.

QUESTÃO 3

Veja as informações criadas e postadas no @papodecobra, de Claudio Machado, em campanha contra a matança de serpentes:

Imagem 4 e 5. MACHADO, Claudio. Não mate serpentes. Papodecobra. Disponível em https://twitter.com/papodecobra/status/1475953243738062848. Acesso em 16/05/2024.

Sobre as serpentes e animais em geral, é correto afirmar que

(A) há aqueles que são bons e os que são ruins para a natureza.
(B) se não fosse crime, as cobras deveriam ser exterminadas.
(C) os seres humanos podem explorá-los financeiramente.
(D) todos desempenham funções no ambiente em que vivem.

QUESTÃO 4

Sobre os anfíbios e serpentes, podemos afirmar de forma verdadeira que eles

(A) prestam serviços ecossistêmicos, como o controle de pragas.
(B) são venenosos e, por isso, devemos temê-los ou exterminá-los.
(C) se adaptam facilmente a ambientes diferentes de onde vivem.
(D) devem existir para atenderem à espécie mais importante: a humana

QUESTÃO 5

A senhora Rita é proprietária de uma chácara. Ela pretende retirar a vegetação nativa para construir sua casa e cultivar café e tomate – tanto para subsistência quanto para comercialização. Sua filha, Mileide, disse que seria importante a mãe deixar pelo menos 20% da propriedade preservada como Reserva Legal. Além dessa ser uma determinação do Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), por que manter áreas nativas será importante para a alimentação, renda e vida em geral dessa família?


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0611) Conhecer a importância da Biodiversidade e reconhecer a responsabilidade individual e coletiva, em ações sustentáveis.
ReferênciasBRANDÃO, Reuber. Compreendemos de fato o que é biodiversidade? EcoDebate. Disponível em <https://www.ecodebate.com.br/2021/06/11/compreendemos-de-fato-o-que-e-biodiversidade>. Acesso em 15/05/2024.

CARNEVALLE, M. R. Araribá Mais Ciências: 9º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
DIAS, Sidclay Calaça. Planejando estudos de diversidade e riqueza: uma abordagem para estudantes de graduação. Acta Scientiarum. Biological Sciences Maringá, v. 26, no. 4, p. 373-379, 2004. Disponível em <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/download/1511/945>. Acesso em 15/05/2024.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://tinyurl.com/ycypnxuf>. Acesso em 01/04/2024.

HIRANAKA, R. A. B.; HORTENCIO, T. M. de A. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.

ODA, Fabrício Hiroiuki Oda; BASTOS, Rogério Pereira; SÁ-LIMA, Mariana Araguaia de Castro. Taxocenose de anfíbios anuros no Cerrado do Alto Tocantins, Niquelândia, Estado de Goiás: diversidade, distribuição local e sazonalidade. Biota Neotrop. 9 (4) • Dez 2009. Disponível em https://www.scielo.br/j/bn/a/G85gHJKMxtVvMYYbGLyqPSr/abstract/?lang=pt#. Acesso em 15/05/2024.