Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
CLASSIFICAÇÃO DAS LUTAS
As lutas podem ser classificadas de várias maneiras, dependendo de como são praticadas e dos objetivos envolvidos.
LUTAS À DISTÂNCIA E DE TOQUE
Luta de aproximação e de toque é uma categoria de luta que envolve contato físico direto entre os lutadores, embora esse contato não precise ser constante. Essas modalidades se caracterizam por golpes que precisam atingir o oponente, mas sem a necessidade de agarramentos contínuos. Exemplos incluem:
- Capoeira: Uma arte marcial brasileira que combina dança, acrobacias e música. Envolve movimentos rápidos e complexos, incluindo chutes e rasteiras, com contato intermitente.
- Karatê: Uma arte marcial japonesa que utiliza socos, chutes e bloqueios. Os praticantes mantêm distância e atacam com golpes rápidos e precisos.
- Kung Fu: Um termo genérico para diversas artes marciais chinesas. Envolve uma ampla variedade de técnicas de golpes, incluindo socos e chutes, com foco em velocidade e precisão.
- Taekwondo: Arte marcial coreana conhecida por seus chutes altos e rápidos. Os lutadores mantêm distância com técnicas de chute e soco.
- Boxe: Luta onde os lutadores usam apenas os punhos para golpear o oponente. O contato é constante, mas não envolve agarramentos.
- Muay Thai: Arte marcial tailandesa que utiliza socos, chutes, cotoveladas e joelhadas. O contato é frequente, mas não inclui agarramentos contínuos.
- Kickboxing: Combina técnicas de boxe com chutes de artes marciais. Os lutadores utilizam uma combinação de socos e chutes para atacar o oponente.
LUTAS DE APROXIMAÇÃO E AGARRE
Lutas de aproximação e agarre são lutas que envolvem técnicas de agarrar, imobilizar e controlar o oponente. Nessas lutas, o objetivo é dominar o adversário por meio de projeções, chaves e imobilizações, utilizando o contato físico constante e próximo. Exemplos incluem:
- Luta Greco-Romana: Um estilo de wrestling que proíbe ataques abaixo da cintura. Os lutadores usam técnicas de agarramento para derrubar e imobilizar o oponente, focando no controle da parte superior do corpo.
- Wrestling (Luta Livre): Envolve uma ampla gama de técnicas de agarramento, incluindo derrubadas e imobilizações, permitindo o uso das pernas tanto para ataque quanto para defesa.
- Huka-Huka: Uma forma tradicional de luta praticada pelos índios do Alto Xingu no Brasil. Os combatentes se agarram no chão, tentando imobilizar o adversário.
- Luta Marajoara: Uma luta tradicional da ilha de Marajó, no Brasil, que combina técnicas de derrubada e controle corporal.
- Laamb: Uma forma de luta senegalesa que combina técnicas de wrestling e striking. Os lutadores tentam derrubar o oponente, utilizando tanto o agarre quanto golpes.
- Judô: Arte marcial japonesa que enfatiza arremessos, projeções e imobilizações. O objetivo é derrubar o oponente e imobilizá-lo no chão, usando técnicas de grappling.
- Jiu-Jitsu Brasileiro: Focado em técnicas de solo, inclui uma variedade de chaves de braço, estrangulamentos e imobilizações. O objetivo é forçar o adversário a desistir por meio de submissões.
- Sumô: Luta japonesa onde os competidores tentam forçar o oponente para fora de um anel circular ou fazê-lo tocar o chão com qualquer parte do corpo que não seja a sola dos pés.
- Sambo: Arte marcial russa que combina técnicas de judo, wrestling e artes marciais tradicionais russas. Inclui tanto técnicas de projeção quanto de imobilização.
LUTAS COM INSTRUMENTOS
Lutas com instrumentos envolvem o uso de armas como espadas, bastões, facas e outros objetos. Essas modalidades se concentram no manejo de armas e na habilidade de atacar e defender-se usando esses instrumentos. Exemplos incluem
- Aikidô: Embora principalmente conhecido como uma arte marcial de defesa pessoal sem armas, o Aikidô também inclui o treinamento com armas como o bokken (espada de madeira), jo (bastão) e tanto (faca). Os praticantes aprendem a desarmar e controlar oponentes armados.
- Kendo: Uma arte marcial japonesa que significa “Caminho da Espada”. Utiliza espadas de bambu chamadas shinai e os praticantes usam armaduras protetoras. O objetivo é pontuar golpes precisos em áreas específicas do corpo do oponente.
- Esgrima: Um esporte de combate ocidental que utiliza três tipos de espadas: florete, sabre e espada. Os esgrimistas vestem roupas protetoras e visam acertar o oponente em áreas regulamentadas, com regras específicas para cada tipo de espada.
- Kali (ou Arnis/Eskrima): Uma arte marcial filipina que se concentra no combate com armas, especialmente bastões, facas e outras lâminas. Os praticantes também treinam técnicas de desarme e defesa contra várias armas.
QUESTÃO 01
As lutas de aproximação e de toque são caracterizadas por
(A) agarramento contínuo.
(B) golpes que tocam o oponente.
(C) uso de armas em combate.
(D) controle e imobilização.
QUESTÃO 02
As lutas de aproximação e agarre têm como objetivo
(A) dominar o oponente com projeções e imobilizações.
(B) defender-se com golpes e chutes baixos.
(C) contragolpear usando armas e bastões.
(D) controlar com chutes altos e rápidos.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Qual a importância do treinamento em lutas com instrumentos para a prática de artes marciais?
b) Como o manejo de armas pode influenciar as habilidades de um lutador?
c) Quais são os benefícios e os desafios de se praticar lutas com instrumentos em comparação com as lutas desarmadas?
QUESTÃO 04
As lutas podem ser categorizadas de diversas formas, conforme a prática e os objetivos envolvidos. Identifique a categoria correspondente a cada luta. Siga o exemplo.
LUTAS DE DISTÂNCIA E DE TOQUE.
LUTA DE APROXIMAÇÃO E AGARRE.
LUTAS COM INSTRUMENTO.
AIKIDÔ | LUTAS DE DISTÂNCIA E DE TOQUE |
BOXE | |
ESGRIMA | |
JIU JITSU | |
MUAY THAI | |
KENDO | |
KICKBOXING | |
KARATÊ | |
CAPOEIRA | |
ESGRIMA | |
SUMÔ | |
MARAJOARA |
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (GO-EF09EF25) Reconhecer os fundamentos básicos das lutas e artes-caminhos marciais: lutas à distância e de toque (direta ou indireta); lutas de aproximação e agarre (direta ou indireta) e lutas com instrumentos. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. DARIDO, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007. Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor – São Paulo: Moderna,2022. CAMPOS, Luiz Antônio Silva, 1956 – Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea paulista, SP:Fontoura,2014. RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto . Metodologia do ensino de lutas na escola / Luiz Gustavo Bonatto Rufino. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 232 p. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá: Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). |