You are currently viewing Educação Física – História do Futebol Brasileiro

Educação Física – História do Futebol Brasileiro

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO

O futebol, um esporte coletivo disputado entre duas equipes de 11 jogadores, tem suas raízes históricas atribuídas à Inglaterra do século XIX. No Brasil, a modalidade foi introduzida por Charles Miller em 1894, marcando o início de uma paixão nacional.

Inicialmente, o futebol no Brasil era praticado exclusivamente por homens brancos da elite. Entretanto, ao longo do tempo, a classe operária, composta em grande parte por pessoas negras, começou a praticar e a se destacar nos campos, trazendo uma nova dinâmica para o esporte.

Além das questões raciais, o futebol brasileiro enfrentou desafios em relação à participação das mulheres. Somente na década de 1980 o futebol feminino foi oficialmente estabelecido no país, após anos de resistência e discriminação.

O futebol no Brasil é um reflexo das mudanças sociais e históricas do país, passando de um simples passatempo elitista a um meio de ascensão social e até mesmo uma ferramenta política, tanto para promover a identidade nacional quanto para manipular as massas em períodos autoritários.

Hoje, apesar dos avanços em termos de inclusão racial e de gênero, o futebol brasileiro ainda enfrenta desafios em relação à violência, representatividade e igualdade de oportunidades. A luta contra o preconceito continua sendo uma realidade nos estádios e nos bastidores do esporte, apesar das contribuições significativas de jogadores negros e da seleção brasileira feminina para o sucesso do esporte no país.

QUESTÃO 1

Quando o futebol foi introduzido no Brasil, ele era praticado somente por

(A) homens brancos da classe alta.

(B) todos que desejassem jogar.

(C) homens negros proletariados.

(D) homens brancos e negros.

QUESTÃO 2

Leia o texto:

A diversidade étnica é uma característica notável do Brasil, fruto da interação e miscigenação de distintos grupos étnicos ao longo de sua trajetória. Por muitos anos, a inclusão de jogadores de diversas origens étnicas nos times de futebol brasileiros sustentou a noção de uma suposta democracia racial. Entretanto, por trás desse aparente equilíbrio, persiste um racismo arraigado no âmbito do futebol.

Segundo o texto, a crítica principal em relação à suposta democracia racial no futebol brasileiro é a

(A) falta de representatividade étnica nos times de futebol.

(B) inexistência de racismo no futebol brasileiro.

(C) predominância de um único grupo étnico nos times de futebol.

(D) ideia de igualdade étnica contrária à realidade do racismo no futebol.

QUESTÃO 3

A relação entre política e história do futebol brasileiro é profunda e complexa, refletindo os diferentes contextos sociais, econômicos e políticos ao longo do tempo. De que maneira podemos estabelecer conexões entre o futebol e a política em diferentes contextos históricos?

QUESTÃO 4

Leia:

Fonte: Estudo aponta que, no Brasil, 41,8% dos jogadores de futebol negros já sofreram racismo | Exame

a) Qual é a sua opinião sobre o racismo enfrentado por atletas negros?

b) Qual é a sua opinião sobre as medidas que devem ser implementadas para combater o racismo nos estádios de futebol brasileiros?

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0309) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas.
(EJAGE0303) Compreender as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais brasileiras.
ReferênciasCAPRARO, André Mendes; SANTOS, Natasha; LISE, Riqueldi Straub. O Enredo da Vitoria-Selecao Brasileira de futebol e identidade nacional (1950-1970). Recorde, v. 5, n. 2, p. 1, 2012.
Há 100 anos, jogadores negros eram excluídos da Seleção. Disponível em: <https://observatorioracialfutebol.com.br/ha-100-anos-jogadores-negros-eram-excluidos-da-selecao/>. Acesso em: 11 maio. 2024.
DE OLIVEIRA, Alex Fernandes. Origem do futebol na Inglaterra no Brasil. RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 4, n. 13, 2012.