Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 3º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Equilíbrio, coordenação e diversão com malabarismo
A ginástica para todos é como brincar de mexer o corpo de várias formas, só que com mais truques! É fazer saltos, giros, rolamentos, rodantes e acrobacias super legais. E o mais legal é que não importa se você é pequenininho ou grandão, todo mundo pode se divertir! Você pode fazer cambalhotas, saltos e usar sua imaginação para criar coreografias. E sabem o que é mais legal? Também temos malabarismo! Vamos brincar e aprender juntos sobre essas coisas legais!
Vamos explorar o malabarismo juntos! Primeiro, gostaria de saber o que você entende por malabarismo. Você já viu alguém manipulando objetos de forma habilidosa? Já tentou praticar malabarismo alguma vez? O que achou dos movimentos, foram fáceis ou difíceis para você?
Sabe aqueles artistas de circo que jogam bolinhas para cima e fazem malabarismos incríveis? Pois é, isso mesmo! No malabarismo, a gente aprende a jogar várias coisas para o alto e pegar de volta, tudo sem deixar cair. É como um jogo de equilíbrio, coordenação e concentração muito divertido!
Existem muitos tipos de malabarismo, sabia? Podemos experimentar com bolinhas, argolas, claves, bastões, lenços, chapéus e muitos outros objetos. Vamos explorar juntos todas essas possibilidades!
Então, se você gosta de brincar, pular e se divertir, a ginástica para todos e o malabarismo são ótimas opções!
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
A principal habilidade desenvolvida no malabarismo é
(A) tocar instrumentos musicais.
(B) lançar e pegar objetos habilmente.
(C) dançar ballet.
(D) fazer acrobacias aéreas.
QUESTÃO 2
Os benefícios da ginástica para todos são muitos, e entre eles estão
(A) exclusividade para adultos.
(B) desenvolvimento de equilíbrio e coordenação.
(C) foco exclusivo em competições de alto nível.
(D) requer equipamento especializado e caro.
QUESTÃO 3
Como você descreveria a sensação ao tentar praticar malabarismo? Você percebeu alguma diferença entre os seus movimentos e dos colegas? Como explicaria essa diferença?
QUESTÃO 4
Quais desafios você enfrentou ao aprender movimentos de malabarismo? Qual foi o objeto de maior dificuldade e o mais fácil de manusear que você utilizou para essa prática?
Autoria: | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação: | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidades: | (GO-EF03EF07) Experimentar e demonstrar, de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. DC-GO – Documento Curricular para Goiás Ampliado. CBG – Confederação Brasileira de Ginástica <https://cbginastica.com.br/> acesso em 07/05/2024. Mariaa Martina Sanchez. Buriti mais: Educação Física. 1º ed. São Paulo:Moderna, 2021. KISHIMOTO, T.M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação.Petrópolis,RJ: Vozes,1993. |