Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Saúde ou Performance
É comum ouvirmos diferentes profissionais destacando a relação positiva e direta entre esporte e saúde. Mas, na verdade, não é uma relação tão simples assim, pois para ter saúde não basta praticar esportes, já que a saúde possui outros fatores determinantes e condicionantes como infraestrutura, condições de trabalho, moradia e alimentação, entre outros.
Além dos fatores condicionantes e determinantes da qualidade da nossa saúde, existem outras questões que envolvem a relação entre esporte e saúde.
Uma delas é a contradição entre a prática esportiva por mais saúde e a prática esportiva buscando a melhor performance.
Performance é o termo utilizado no contexto esportivo para determinar os melhores resultados. Cada atleta busca a melhor performance, ou seja, o melhor resultado ou classificação ou índice etc.
Acontece que na busca pela melhor performance, muitas vezes, as pessoas ultrapassam os limites do corpo e da própria saúde, configurando-se uma prática excessiva que tem como consequências lesões e até desequilíbrio metabólico e hormonal.
Portanto, nem sempre a prática esportiva é sinônimo de saúde, especialmente no esporte de alto rendimento e com a prática excessiva, ao contrário disso, em muitos casos os atletas põem a própria saúde em jogo para atingir os índices desejados.
Outra questão que distancia a prática esportiva da saúde é a prática inadequada ou incorreta, como por exemplo, quando realizamos a prática sem hidratação, com posturas incorretas, com roupas ou calçados inadequados, em horários inadequados e debaixo do sol forte etc.
Em todas essas situações a prática esportiva pode provocar lesões e outras complicações que podem nos trazer prejuízo à saúde.
Então, a prática esportiva moderada, frequente e bem orientada pode nos trazer muitos benefícios para nossa saúde, assim como a prática esportiva excessiva, sem respeitar os limites do corpo, de forma incorreta e inadequada pode nos trazer vários prejuízos para nossa saúde.
Questão 1
Nossa saúde depende
(A) apenas da prática esportiva.
(B) do uso de diferentes medicamentos.
(C) da ausência de doenças.
(D) de diferentes fatores determinantes e condicionantes.
Questão 2
A prática esportiva
(A) sempre faz bem para nossa saúde, não importa como é realizada.
(B) sempre faz mal para nossa saúde, mesmo que adequada.
(C) excessiva, inadequada e incorreta traz muitos benefícios para a saúde.
(D) moderada, contínua e adequada traz muitos benefícios para a saúde.
Questão 3
”Nem sempre a prática esportiva é sinônimo de saúde“. Quando a prática esportiva pode fazer mal para nossa saúde?
Questão 4
Cite alguns fatores considerados determinantes e condicionantes da nossa saúde?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0409) Compreender, discutir e apropriar-se dos conhecimentos sobre saúde no contexto esportivo. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |