Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Paisagem
A Geografia é a ciência que estuda o espaço produzido pela relação do homem com a natureza. A paisagem é uma das categorias de análise da Geografia e auxilia na compreensão do espaço geográfico. A palavra paisagem é polissêmica, ou seja, pode ter variações de acordo de como é empregada ou apropriada por algum campo do conhecimento, precisamos compreender o significado da paisagem para as abordagens geográficas.
Ainda que de senso comum temos o hábito de associar a paisagem ao bucólico ou a alguma fotografia digna de cartão postal, para a Geografia, de acordo com Milton Santos (1998, p.22), a paisagem é “Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem (…). Não apenas formada de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc.”. Sendo assim, a paisagem é tudo o que podemos apreender e nos relacionar pelos nossos sentidos: tato, paladar, olfato, visão e audição.
Nesse sentido, as paisagens são formadas ao longo do tempo e engloba a interação dinâmica entre os elementos físicos, biológicos, culturais e humanos de um determinado espaço geográfico.
Podemos apreender a paisagem pelos sentidos do corpo humano, você pode descrever uma paisagem não apenas pela dimensão do visível, mas por todas as experiências sensoriais vivenciadas na observação da paisagem. A paisagem de um belo prato de arroz com feijão, pode ser descrita pelo cheiro, sabor e textura vivenciadas ao experimentar essa refeição.
As paisagens não são estáticas e estão sendo formadas e alteras a todo tempo, são formadas e modificadas pela atividade humana e pela força da natureza. Os acréscimos e substituições das paisagens ao longo do tempo são determinadas pela lógica de um período e como nos relacionamos com o espaço de acordo com fatores econômicos, culturais e sociais vigentes.
Goiânia, capital do estado de Goiás, surgiu em 1933 em um ousado projeto do urbanista Attilio Corrêa Lima, foi construída no estilo arquitetônico Art Déco. Planejada para apenas 50 mil habitantes, em 1960 já contava com mais de 150 mil pessoas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população goianiense, em 2022, atingiu a marca de 1.437.366 habitantes.
Além do expressivo crescimento populacional, muita coisa mudou na cidade de Goiânia de 1933 até 2022 e ao longo do tempo as paisagens de Goiânia passaram por diversos acréscimos e substituições, com a utilização de novos modelos arquitetônicos e até mesmo o crescimento urbano desordenado em algumas áreas. Ainda assim, na forma das paisagens observamos o processo de formação e as memórias de épocas distintas.
QUESTÃO 1
Observe o bairro ou a cidade em que você mora e aponte as modificações das paisagens possíveis de serem observadas.
QUESTÃO 2
As paisagens são formadas ao longo do tempo, considerando a interação dinâmica entre os elementos físicos, biológicos, culturais e humanos de um determinado espaço geográfico. Podemos apreender e nos relacionar com a paisagem
(A) através dos sentidos do corpo humano
(B) por meio apenas da audição
(C) da observação atenta mediada por equipamentos tecnológicos
(D) apenas pela visão, observando atentamente os elementos da paisagem
QUESTÃO 3
Os seres humanos são agentes modificadores das paisagens? Como as atividades humanas alteram as paisagens?
QUESTÃO 4
Goiânia é a capital do estado de Goiás, foi planejada em 1933 para abrigar 50 mil pessoas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 a população goianiense atingiu a marca de 1.437.366 habitantes. Ao longo dos anos podemos observar que
(A) as paisagens de Goiânia não sofreram alterações
(B) as paisagens de Goiânia passaram por diversos acréscimos e substituições
(C) a população cresceu expressivamente e a cidade continua do mesmo tamanho
(D) o crescimento populacional não altera as paisagens
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0401) Reconhecer as modificações nas paisagens de acordo com as diferentes dinâmicas sociais nos diversos contextos históricos. |
Referências | CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNIO, A. C. (Org.). Práticas e textualizações no cotidiano. 6° ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008, p. 83-134. CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolas e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2012. Goiânia. História de Goiânia. Disponível em:<https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/historia-de-goiania/>. Acesso em: 06, mai. 24. IBGE. Cidades. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/historico>. Acesso em 06, mai. 24. SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998. |