Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
ESPETACULARIZAÇÃO DOS ESPORTES
A espetacularização dos esportes é um fenômeno que tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade contemporânea, influenciada pela mídia e pela cultura do entretenimento.
Esse processo transforma eventos esportivos em espetáculos midiáticos, onde o foco muitas vezes se desvia da prática esportiva em si para enfatizar narrativas emocionais, dramas pessoais dos atletas e rivalidades.
FATORES IMPULSIONADORES
Essa espetacularização é impulsionada principalmente pelos avanços tecnológicos, como a transmissão ao vivo pela televisão e a disseminação das mídias sociais.
Os eventos esportivos se tornaram não apenas competições atléticas, mas também shows de entretenimento, onde a busca pela audiência e a maximização dos lucros são prioridades.
CRÍTICAS A ESPETACULARIZAÇÃO
No entanto, a espetacularização dos esportes não está isenta de críticas. Ela pode levar à mercantilização do esporte, onde o valor do espetáculo e do lucro muitas vezes supera o valor intrínseco da competição esportiva.
Além disso, pode contribuir para a criação de uma cultura de vitória a qualquer custo, onde práticas antiéticas, como o doping, são toleradas em nome do sucesso e da audiência.
CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS
Outro aspecto preocupante da espetacularização dos esportes é o impacto que pode ter sobre os próprios atletas.
A pressão por resultados, combinada com a exposição constante na mídia, pode levar a problemas de saúde mental e emocional, como ansiedade, depressão e burnout.
BUSCA POR EQUILÍBRIO E COMPROMISSO COM BEM – ESTAR
Diante desses desafios, é crucial encontrar um equilíbrio entre o entretenimento e os valores esportivos genuínos, como fair play, dedicação e superação.
Isso envolve não apenas repensar a forma como os eventos esportivos são comercializados e transmitidos, mas também garantir o bem-estar dos atletas e promover uma cultura esportiva mais ética e sustentável.
QUESTÃO 01
Leia o texto:
A espetacularização no esporte é o processo de transformar eventos esportivos em espetáculos midiáticos, priorizando narrativas emocionais, dramas pessoais dos atletas e rivalidades, em vez da prática esportiva em si. Isso é impulsionado pela influência da mídia e da cultura do entretenimento, que visam maximizar a audiência e os lucros. O principal objetivo da espetacularização no esporte, conforme descrito no texto, é
(A) valorizar a prática esportiva em si.
(B) destacar os valores éticos e morais dos atletas.
(C) maximizar a audiência e os lucros através de espetáculos midiáticos.
(D) promover uma cultura de fair play, dedicação e superação.
QUESTÃO 02
Uma preocupação adicional gerada pela espetacularização dos esportes é o efeito que isso pode causar nos atletas em si. A exigência por resultados, aliada à constante presença na mídia, pode resultar em questões relacionadas à saúde mental e emocional, tais como
(A) ansiedade, depressão e burnout.
(B) lesões físicas causadas pela prática esportiva.
(C) síndrome do túnel do carpo devido ao uso excessivo de tecnologia.
(D) doenças cardíacas relacionadas ao estresse.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Você acredita que esse fenômeno da espetacularização dos esportes é benéfico ou prejudicial para a prática esportiva em geral? Por quê?
b) Em sua opinião, você acredita que os eventos esportivos podem equilibrar a necessidade de entretenimento e os valores esportivos genuínos, como fair play, dedicação e superação?
QUESTÃO 04
a) Quais medidas você sugeriria para promover uma cultura esportiva mais ética e sustentável?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF08EF23) Analisar e refletir sobre a espetacularização dos esportes e o processo de esportivização das demais práticas corporais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |